Ícone do site Pregador Manasses

O que é Fogo Estranho e o que é Fogo de Deus?

O que é fogo estranho? Como saber se na vida de alguém tem fogo estranho ou fogo de Deus? É o que vamos entender nessa mensagem. Lembrando, que ela faz parte de uma série, você pode acompanhar nossa série de pregações e estudos de várias formas.

Aqui pelo site, também pelo canal no Telegram. E ainda pode ver as mensagens todas em sequência no canal Youtube, segue a lista. Veja as mensagens anteriores, que fazem parte desta:

O que é Fogo Estranho e o que é Fogo de Deus?

O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. (Levítico 6:13)

Existem vários motivos pelos quais o altar deveria estar sempre aceso. A questão de manter o fogo aceso, é tão importante para Deus, que ele repetiu por duas vezes a ordem de manter o fogo aceso, nos versículos 12 e 13.

O fogo deveria ficar sempre aceso, porque foi ateado por Deus, logo o sacerdote deve manter o fogo de Deus, pois Deus não aceita fogo estranho (Nm 26:61)!

 Caso houvesse fogo estranho no altar, a consequência era a morte! Lv 10:1,2. Quantos já estão mortos hoje, achando ou fingindo que estão vivos usando fogo estranho para enganar o povo?

O fogo deveria ficar sempre aceso, porque sendo fogo de Deus, entendemos que, quando o sacrifício é posto sobre o altar, Deus o recebe, consumindo-o com seu próprio fogo, fogo santo de Deus e não de homens!

O altar é para Deus, o sacrifício é para Deus, mas o fogo vem de Deus! Porque o altar é o canal através do qual o sacrifício sai da terra, para subir até a presença do Senhor, o sacrifício é posto sobre o altar, vem de nós e vai para Deus, e o fogo vem de Deus para nós, a receber o sacrifício e faz subir a fumaça diante do Senhor!

Holocausto no português significa totalmente queimado. Mas no hebraico (olah ou ôlâ), quer dizer “fazer subir em fumaça”. Não é apenas fazer fumaça, mas é fazer SUBIR EM fumaça! A pergunta é: O que está subindo em fumaça? O nosso sacrifício.

Fogo estranho é um fogo que vem de qualquer lugar menos de Deus, e o motivo de Deus não aceitar, é porque não sobe nada ao Senhor! Fogo estranho pode até fazer fumaça, mas não está subindo nada diante do Senhor.

Como saber se é fogo estranho ou de Deus?

Muito simples, o fogo de Deus vem para consumir o sacrifício, basta olhar para o altar e verificar se tem sacrifício.

Que tipo de sacrifício? Do tipo que Paulo fala em Rm 12:1. E ainda do tipo que o autor aos hebreus fala em Hb 13:15,16. Ou ainda, sacrifícios como os que Pedro fala em 1Pe 2:5 e no contexto explica o tipo de sacrifício em 1Pe 2:11,12. O próprio Cristo já havia alertado: Pelos seus frutos os conhecereis. Mt 7:20.

Somente o fogo de Deus pode fazer subir em fumaça ao Senhor, o sacrifício! Porque o fogo que vem de Deus, faz uma ligação entre Deus e o altar!

Assim como nós somos o altar (Hb 13:10), e assim como o fogo é símbolo do Espírito Santo (At 2:3,4), também nós estamos ligados a Deus, pelo fogo do Espírito!

Dessa forma, o fogo estranho é uma mera imitação barata do fogo de Deus, que jamais atinge o propósito de nos conectar com Deus, diferente do Espírito Santo (1Co 6:17).

Consegue perceber agora o quão grave é deixar o fogo se apagar? É deixar esfriar a conexão que você tem com Deus. Há quem diga que é impossível perder o Espírito Santo, ou mesmo deixa-lo se apagar de nossas vidas!

Mas a bíblia nos mostra o contrário, porque Davi temeu perde-lo (Sl 51:11). Sansão de fato o perdeu, (Jz 16:20). E Paulo exortou: Não entristeçais o Espírito Santo, (Ef 4:30) e ainda disse mais: Não apagueis o Espírito, (1Ts 5:19). Se fosse impossível apagar o Espírito, não haveria necessidade de exortar os irmãos e pedir para que tomem cuidado com isso.

Se você sentiu temor durante essa palavra, e percebeu que precisa ser mais crente, isso é Deus ascendendo o fogo do seu altar! Não deixe que se apague.