Ícone do site Pregador Manasses

O Agir de Deus na nossa Família

O Agir de Deus na nossa Família

O Agir de Deus na nossa Família

(Sl 127:1) SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Este cântico de Salomão, começa falando de casa e termina falando de filhos. Ele mostra o agir de Deus em uma família.

Se o Senhor não edificar a casa… Edificar significa “estabelecer, fazer continuar”. Logo, é Deus quem faz uma casa ficar firme, é Deus que faz a casa permanecer e continuar em pé, existindo.

Deus faz a nossa casa física ficar em pé, como faz a nossa família permanecer unida, como faz a nossa descendência continuar existindo sobre a Terra.

Porém, a casa esta em uma cidade. E para que a casa continue em pé, existindo, não basta apenas cuidar da casa em si, é preciso também cuidar da cidade onde essa casa esta, pois é na cidade que a família irá viver, se relacionar, negociar, trabalhar e crescer. Por isso Deus disse ao seu povo: 📖 ‘Se a terra onde vocês estão tiver paz, vós tereis paz.’ (Jr 29:7).

Porquanto diz:  Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Logo, Deus faz a casa permanecer, mas para isso, ele precisa cuidar de tudo ao redor que esta relacionado a essa casa e família.

Por isso, Deus cuida da sua família, mas não somente isso, Deus cuida de tudo ao redor da sua família, para que ela possa permanecer, continuar ficar firme. O Senhor é bom.

Mas para a casa e a cidade a qual Deus não cuida, porque eles não buscam ao Senhor, não temem ao Senhor, e não o adoram. Pra eles, será inútil trabalhar, repousar e se alimentar. Porém, para os seus filhos amados, o Senhor dá o sustento mesmo quando estão dormindo. (verso 2).

E na casa que o Senhor cuida, os filhos são herança. A palavra “filho” aparece no plural porque no original fala de filhos e netos. A nossa herança não é dinheiro e posses, a nossa herança é ver a continuação da nossa família feliz e forte.

E poder chegar em boa velhice, tendo toda sua família á roda da mesa, seus filhos casados, seus netos correndo para lá e para cá. Isso é herança. Essa é a nossa recompensa.

O mundo prega uma imagem infeliz, como se fosse coisa boa, um velho sentado em uma cadeira de luxo, com um copo de uísque na mão, sozinho e abandonado olhando pela janela do prédio da sua empresa, bilionário, rico, porém totalmente sozinho. Não há quem o ame, não há quem dependa dele. Não há descendentes. E isso não é só o final da vida dele, isso é toda a vida dele. Sempre sozinho, acompanhado de bebidas e promiscuidade. A morte vai chegar e seu dinheiro e posses ficarão para os urubus.

Morrer sozinho e sem amor não é de Deus. Deus tem como herança filhos e netos para os seus servos.  Família, feliz e alegre. Pois os pais entesouram para os filhos, e os filhos cuidam de seus pais na velhice.

Os filhos são como flechas. Eles sempre irão mais longe do que os pais. E isso é maravilhoso. Irão mais longe nos estudos, mais longe nos negócios, mais longe na vida, morando em lugares cada vez melhores. A família que entender isso, em poucas gerações, poderá dominar um país inteiro.

A função do pai é amar e guiar o filho.  A função do filho é obedecer seus pais e correr atrás de seus sonhos.  A função dos avós é abrir caminho aos filhos e netos, dando-lhe toda ajuda em conselhos e recursos, para que eles possam prosperar.