O Cântico da Vitória Que Chegará!
Sl 118:1 Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre.
O Salmo 118 e o Salmo 136 são candidatos á canção que os levitas, junto com todo o exército de Josafá cantaram, no dia em que o Senhor deu vitória sobre os seus inimigos. (2Cr 20:21).
Gosto de pensar que eles cantaram o Salmo 118, por ser de Davi, e porque na sua letra, possui uma descrição muito viva do que aconteceu naquele dia.
Afinal, uma grande multidão dalém do mar vinha contra Josafá, e ele reuniu todo o Judá, para clamarem ao Senhor. E o Senhor respondeu, e eles creram na resposta divina da parte de Jaaziel. Creram tanto, que começaram a cantar no caminho da guerra.
Obviamente, que cantar não foi o segredo como alguns pensam. Pois o segredo foi a convocação geral de todo o povo para orar e jejuar, e foi lá que Deus garantiu a vitória por profecia, após receber a linda oração de Josafá que termina dizendo: Os nossos olhos estão postos em ti! (2Cr 20:12).
Então, eles cantaram de alegria, (Tg 5:13) e não de tristeza. Eles cantaram porque tinham convicção da vitória, e não para obter a vitória.
Eles cantaram por gratidão pela vitória, sabendo que esta, estava garantida, porquanto Deus dissera: “Neste peleja não tereis que pelejar, parai, estai em pé, e vede o livramento do Senhor para convosco!”
Leia todo o salmo 118 agora, e medita em cada palavra, imaginando o exército de Josafá indo para a peleja. E pelo Espírito Santo, sinta o que eles sentiram naquele dia.
Pois eles estavam muito agradecidos a Deus, que teve misericórdia deles. E agradecidos porque Deus ainda faz proezas, mesmo depois que tantos anos se passaram, desde a entrega da Lei, e desde os dias de Davi. Por isso diziam:
Agradeçam ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre!
Agradeça Israel, porque a sua misericórdia dura para sempre.
Agradeça toda casa de Arão, agradeça todos que temem ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre! (Sl 118:1-4).
E foi maravilhosa a forma como o Senhor mesmo é quem destruiu o exército inimigo. E fico me perguntando: Como Deus fez isso? Como Ele destruiu o exército inimigo?
Pois a bíblia apenas diz que o “Senhor (nome usado para Jesus) pôs emboscadas contra os inimigos” (2Cr 20:22). Então conjecturo, que aconteceu como diz no salmo 118:15,16,22-24).
A Destra do Senhor faz proezas (Jesus é quem entrou nessa batalha)!
A Destra do SEnhor se exalta!
Pois a pedra que os construtores rejeitaram, veio a ser a principal pedra, angular, de esquina! E sim, ESTE É O DIA QUE FEZ O SENHOR, alegremo-nos e regozijemo-nos nele.
O Salmo 118 é para aqueles que pela fé, tem certeza de que a vitória esta chegando. E por isso, só resta louvar e agradecer, agradecer e louvar ao Senhor.
Deixe um comentário