Ícone do site Pregador Manasses

O Chamado da Palavra 5º Parte

As três fases que todo escolhido para ministrar deve passar.

Orientação, preparação e Convocação. 

Essas são as três fases na sua vida.

Como escolhido de Deus você esta passando por uma delas nesse momento mesmo sem saber. Por exemplo, se você não tem certeza do seu chamado e restam muitas dúvidas, é porque você esta na fase da orientação. se você tem plena convicção de que foi chamado por Deus, então você esta na fase da preparação. E a fase da convocação é o inicio do ministério. Pretendo descrever aqui alguns detalhes da fase da ORIENTAÇÃO.

Orientação: Qual é o meu caminho?

Isaías 43:16
“Assim diz o SENHOR, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda;”

 Quando se tem um chamado da parte de Deus, não tem para onde correr. A sua vida gira em torno de quando você vai aceitar o chamado e tudo que acontece aparentemente contribui para que você encare esse destino. E ao mesmo tempo no fundo da sua alma você deseja entrar nessa aventura e descobrir o que Deus te reservou, porem são muitas as circunstâncias que atrasam sua decisão lhe trazendo dúvidas e incertezas. Mas você não deve olhar para os lados, se Deus garante vai enfrente! sonhe, encare desafios, cresça, prossiga, acredite!
A orientação é a fase onde Deus fala ou pelo menos tenta falar com você! Samuel foi chamado três vezes até entender que Deus falava com ele. Jonas fugiu de Deus até a “morte” mas mesmo assim não teve escolha, teve que pregar a palavra conforme Deus o tinha chamado. Davi não fugiu da presença do Senhor porque tinha plena convicção do seu chamado, tanto que escreveu: Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face.

Na fase da orientação você vai entender que, se Deus te chamou não tem outro caminho e nem outra alternativa. você nasceu para executar a vontade de Deus nessa Terra.

Talvez você ainda não saiba pregar mas saberá;
Talvez você ainda não tenha conhecimento mas terá;
Talvez você ainda não convence a ninguém mas convencerá;
Talvez você não tem cara de pregador mas terá;
Talvez ninguém diga que você serve para esse ofício mas servirá!

Deus vai te usar até o seu limite;
Nos dias em que estiveres em casa sentirás falta do púlpito;
Chorará por um convite para pregar;
Seu passa-tempo será falar de Jesus para as pessoas ao seu redor;
A bíblia substituirá seu fígado e seu coração;
Quando almas não se converterem você se verá inconformado.

Todos que tem um chamado da parte de Deus logo irão sentir o coração queimar e o sangue ferver de expectativa para ser usado por Deus. Enquanto uns cantam no banheiro, você vai ensaiar mensagens no espelho. Normalmente Deus fala no coração do escolhido, porém se ele ficar achando que a voz de Deus é coisa da sua cabeça! Deus vai passar a falar em voz audível, usando um profeta aqui, outro ali, confirmando as promessas e transformando sua vida através da unção do Espírito de Deus.

Deus tem várias maneiras de preparar seus escolhidos para o ministério, a única certeza que temos é que vamos enfrentar o “deserto”. O deserto é o lugar onde Deus leva todos os escolhidos; Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Elias, João Baptista e porque não citar o próprio filho Jesus.
O deserto serve para aprendermos a depender de Deus, muitas vezes para nos livrar de vícios e hábitos que dão mal testemunho, alguns precisam se desprender dos familiares e amigos, outros precisam aprender a colocar Deus em primeiro lugar, alguns necessitam baixar o nível do orgulho, outros tem que aprender a se virar sozinhos e etc. É certo que você enfrentará algum deserto na sua vida, mas não precisa se preparar para o deserto, pois é o deserto que vai preparar você. É importante você ter sempre a convicção de que isto que você esta passando é apenas uma permissão de Deus para te ensinar algo que será extremamente importante no seu ministério.