O Cristão e a Tecnologia
Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; (Provérbios 24:3).
Já viu crentes que ficam bravos quando falamos de dízimos? Pois é, isso já ficou no passado.
Estamos vivendo um tempo onde muitos ficam bravos quando falamos para largar o celular. Este é um tempo, onde pessoas diminuem a comida na mesa, a roupa do corpo, o sapato dos pés e deixam dívidas atrasarem, só para poder pagar uma prestação do celular de ultima geração.
Óbvio que a tecnologia esta ao nosso redor em todo lugar, quase onipresente. E como o cristão deve lidar com a tecnologia?
A bíblia diz: Com a sabedoria se edifica a casa, isto é, a família. E é com entendimento que a família chega á estabilidade. (Pv 24:3).
Isso indica que a corrida da família não é para crescer tecnologicamente, mas sim para chegar a estabilidade. Mas qual? Ora, todas elas. Estabilidade no relacionamento entre si. Estabilidade financeira. Estabilidade emocional, profissional, intelectual e espiritual.
A bíblia diz: Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz (Isaías 55:2a)
Ora, isso não significa que devemos gastar só com comida. Mas é um chamado a refletir que nem sempre usamos nosso dinheiro naquilo que é útil. Portanto, devemos ter sabedoria na hora de gastar o nosso suor.
O cristão precisa ter olhos sábios e ver que a tecnologia é um produto de altíssimo consumo, e isto significa que as empresas irão fazer tudo que puderem para o mercado tecnológico girar mais rápido para o consumidor comprar cada vez mais.
Você sabia que tem gente que compra um celular novo todo ano e sempre parcela entre 6 a 12x entrando em um ciclo vicioso onde nunca para de gastar com parcela de celular? Você sabia que tem gente que é tão viciada em joguinhos de celular que gastam altos valores com esses joguinhos viciantes?
Você sabia que tem gente que nunca lembra de dar um presente pra esposa, mas se a Tv quebrar hoje, ele manda arrumar no mesmo dia? Sabia que tem gente vive doente, todo dia esta sentindo dor em algum lugar, e não tem coragem de pagar 200 reais em um convênio médico, mas gasta 500 com assinatura de tv, créditos no celular, netflix, internet, e energia elétrica que mantém ligados vários aparelhos pela casa toda? Como dizem os provedores. A internet é a droga mais viciante de todas. E é totalmente
permitida.
Qual o dever do cristão? Cuidado para não viciar em tecnologia. Muito menos no que ela oferece através da internet.
Por exemplo, o vício de pornografia em níveis tão altos só é possível porque existe a internet. Antes da internet, o número de viciados era bem menor.
Agora, depois do avanço da internet, o número de pessoas que procuram profissionais terapeutas e psicólogos, por causa desse tipo de vício, aumenta a cada dia. O cristão precisa manter o equilíbrio em tudo, tendo domínio próprio. (Gl 5:22).
Você não pode deixar a tecnologia te viciar em compras.