Ícone do site Pregador Manasses

O que Fazer Quando o Seu Inimigo se Fortalece | Josué 11.4

josue 11
Saíram pois estes, e todos os seus exércitos com eles, muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar; e muitíssimos cavalos e carros. (Josué 11:4)

O que Fazer Quando o Seu Inimigo se Fortalece

Quando o seu inimigo se fortalece? Quando os desafios da vida ficam maiores que o normal? Quando chegam novos problemas, nunca antes enfrentados, o quê fazer?

Josué ao entrar na palestina com o povo de Israel, começou enfrentando um inimigo por vez. Primeiro Jericó, depois a cidade de Ai. E estava tudo bem até então.

Talvez pensassem que seria sempre assim. Uma cidade de cada vez. Mas a bíblia mostra que os inimigos começaram a se juntar contra Israel, vários reis e povos uniram seus exércitos para derrotar Israel.

E nós sabemos que o exército de Israel, não é tão grande assim. Pois o próprio Deus falou que nessa terra tem pelo menos 7 nações mais numerosas e mais poderosas do que eles. (Dt 7:1). Sem contar os gigantes da terra.

Ou seja, se 1 inimigo já é mais poderoso, imagine quando vários inimigos se juntam contra você?

E por quê isso acontece? Por que os inimigos unem forças contra nós? É simples.

É porque você foi exaltado por Deus. Foi escolhido pelo Senhor, dentre todas as nações, para ser povo do Senhor (Dt 7:6).

Resumindo, se você tem um chamado, então Deus vai te engrandecer tanto, que os inimigos terão que juntar forças para te encarar. Veja como eles agiram:

Sucedeu depois disto que, ouvindo-o Jabim, rei de Hazor, enviou mensageiros a Jobabe, rei de Madom, e ao rei de Sinrom, e ao rei de Acsafe;
E aos reis, que estavam ao norte, nas montanhas, e na campina para o sul de Quinerete, e nas planícies, e nas elevações de Dor, do lado do mar;
Ao cananeu do oriente e do ocidente; e ao amorreu, e ao heteu, e ao perizeu, e ao jebuseu nas montanhas; e ao heveu ao pé de Hermom, na terra de Mizpá. (Josué 11:1-3)

Todos estes se uniram contra o povo do Senhor. Eles são maiores em número, seu exército é poderoso. Eles tem carros e cavalos. E assim estão prontos a derrotar Israel.

Assim como também na sua vida, os inimigos por vezes se unem para te derrotar. Eles combinam entre eles, fofocas e calúnias, e pensam: Se juntarmos forças, venceremos ele.

E você só terá que fazer a mesma coisa que sempre fez para chegar até aqui. (Js 11:6).

Pois a estratégia do inimigo é mostrar força, mostrar número, mostrar superioridade diante de ti. Para te colocar medo e te fazer recuar, quando na verdade, teu Deus te chamou para marchar.

Desde a travessia do mar vermelho Deus disse: Diga ao povo que marche. (Ex 14:15). E até aqui no rio Jordão a ordem não mudou: marchem. (Js 3:3,16).

O inimigo quer te fazer parar de marchar. Quer te fazer abandonar a luta sem lutar. Pois o próprio inimigo sabe que se você lutar, Deus lutará com você!

E é por isso que ele não tem estratégia melhor do que colocar medo em você, para que você não marche e nem lute.

Então, o que fazer quando o inimigo se fortalece para ser maior do que tu?

Marche, lute. Marche, lute. Avance, não pare, prossiga, siga em frente, ataque! Porque Deus esta contigo dizendo:

E disse o Senhor a Josué: Não temas diante deles; porque amanhã, a esta mesma hora, eu os darei todos feridos diante dos filhos de Israel; os seus cavalos jarretarás, e os seus carros queimarás a fogo. (Josué 11:6)

E agora, o que você tem que fazer é isto:

E Josué, e todos os homens de guerra com ele, veio apressadamente sobre eles às águas de Merom, e atacou-os de repente. (Josué 11:7)

Seguindo a ordem do Senhor Josué atacou um exército muito maior do que o dele. E os feriu, e os venceu, porque quem luta por nós é Deus, é Deus quem vence, é Deus quem dá vitória não importa o tamanho do inimigo.

Se você foi chamado para marchar, não se intimide com o poder do inimigo, pois mais poderoso é teu Deus que vai contigo nesta peleja.

Marche! Lute! Ataque! Siga o seu chamado.