O Segredo de Elias
Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. (Tiago 5:17)
Todos conhecem o profeta Elias. E já ouvi muitos dizendo que podemos seguir o exemplo de Elias e profetizar segundo a nossa própria palavra. (1Re 17:1).
Mas a verdade é que Elias não profetizou segundo a sua própria palavra. Ele profetizou segundo a vontade de Deus. O mesmo Deus que fechou os céus, é o Deus que deu a chuva novamente, veja 1Reis 18:1.
E o detalhe mais importante. Elias já sabia que Deus iria fechar os céus. E como sabia?
- Ora, ele sabia através da lei de Moisés (Dt 11:16,17).
- E ele sabia por causa das suas próprias orações. (Tg 5:17).
Como todo profeta, Elias também preza por santidade e não suporta ver os que se dizem “povo do Senhor” pecando contra o seu Senhor e ficar quieto.
E ao ser chamado por Deus para profetizar, Elias fez a lição de casa. Orou ao Senhor, e pediu a Deus que fizesse valer a sua palavra na boca dele.
Ou seja, ele pegou a lei de Moisés e apresentou para Deus dizendo algo mais ou menos assim:
“O Senhor deve fechar os céus, pois é a tua palavra quem diz!” (Dt 11:16,17. Dt 28:15,24).
Esse tipo de oração, onde você usa a bíblia como defesa do seu pedido é comum e é muito poderosa. Por exemplo;
A oração do rei Josafá é uma das mais lindas, e ele fez igual Elias, usou a palavra de Deus na oração, para fortalecer o seu pedido. (2Cr 20:6-12).
Tiago é quem nos revela o segredo de Elias, dizendo que este incrível profeta, por mais cheio da unção que fosse, também teve que orar muito para que Deus atendesse o seu pedido de fechar os céus.
E o que nós interpretamos facilmente pela lógica, é que depois de muita oração e tendo certeza de que Deus lhe atenderia, é que Elias finalmente se apresentou a Acabe dizendo: “Só vai chover quando eu disser” (1Re 17:1).
Então primeiro Elias se garantiu pela oração. E depois é que ele aparece diante do rei Acabe e profetiza que não vai chover. Por isso ele disse: “…Vive o Senhor, perante cuja face estou…”
Não pense você que é só profetizar e pronto, vai acontecer. É necessária muita oração nos bastidores antes do “show”. E a bíblia interpreta a si mesma e concorda nisso dizendo:
E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. (1 João 5:14).
Veja, devemos pedir segundo a vontade de Deus. E como sabemos qual é a vontade de Deus? Ora, conhecendo a sua palavra, e então poderemos fazer como Elias e Josafá, e orar dizendo:
“Deus, estou pedindo isso, mas é a tua palavra quem diz!”
O próprio Tiago diz que primeiro Elias orou bastante para não chover. Porém, quando é para fazer chover, Tiago não usa a mesma expressão, mas apenas diz:
Depois, orou de novo, e então o céu deu chuva, e a terra produziu os seus frutos. (Tg 5:18)
A bíblia não mostra Elias orando muito para fechar os céus. Porém, mostra Elias orando muito para fazer chover. (1Re 18:42-45).
Logo fica claro uma coisa. Que orar por algumas horas no monte, enquanto o moço subia e descia para ver se já havia sinal de chuva, é considerado pouco tempo de oração por parte de Tiago;
E não somente isto, mas também fica claro pelas palavras de Tiago, que Elias orou muito mais para fechar os céus do que para abrir. E por quê?
Ora, porque fechar os céus é juízo de Deus, e o justo sofrerá junto. Mas abrir os céus é bênção! Ou seja, é mais fácil orar para chover, do que para não chover. E o que isso tem a ver conosco?
Ora, esta nos ensinando que Deus abre portas muito mais rápido do que fecha. Entendeu crente?
Se essa palavra é pra você, receba, e continue orando até se abrirem os céus, e você saberá que a porta abriu quando aparecer o sinal da grande chuva de bênçãos que o Senhor irá enviar.