Dia 04 – Parábola da Dracma Perdida
Quanto Vale a Sua Dracma?
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? (Lucas 15:8)
A parábola da dracma perdida nos dá uma lição de perdas. É interessante que Jesus contou essa parábola junto com outras três que também se referem a perdas.
Na parábola da ovelha perdida, fala de 1%. Na parábola da dracma perdida, fala de 10%. Na parábola do filho pródigo, fala de 50%. Na história do rico e do Lázaro fala de 100%.
As moedas eram valiosas naquela tempo, devido serem pouco utilizadas. Por isso, ganhar uma moeda não é fácil, já que muitas coisas eram negociadas com base em troca.
Porém, é possível aumentar o valor dessa dracma ainda mais. Pois na cultura antiga, era costume do noivo juntar dracmas e formar uma pulseira ou um colar de dracmas para entregar a sua noiva.
Veja que essa mulher é sozinha, ela comemora com as amigas. Isso dá base para conjeturar que estivesse comprometida com alguém, sendo noiva, e que essas 10 dracmas fazem parte de um colar ou pulseira que ganhou do noivo.
Então o noivo sai a trabalhar muito, com objetivo de garantir o futuro casamento. E aquele colar de dracmas representa o compromisso da noiva em esperá-lo.
Por isso ela não podia perder nenhuma dracma. Caso contrário, estaria colocando em risco seu relacionamento e seu futuro. Isto é conjectura, mas serve para nos ensinar algo.
Que a dracma perdida é a quebra de um relacionamento. Pode ser o seu relacionamento com a família, marido, esposa, filhos, ou pode ser com Deus.
Perder a dracma representa um problema no relacionamento, e a melhor forma de solucioná-lo é recuperar novamente a dracma.
A pergunta é: Como concertar o relacionamento com Deus? Ou como concertar o relacionamento com o marido, ou a esposa?
A resposta esta no texto. A primeira coisa a fazer é: Ascender a candeia.
A candeia é uma lâmpada que ilumina a casa para que se possa procurar a dracma. E esta lâmpada diz respeito ao Espírito Santo de Deus nas nossas vidas. (Ex 25:6. Ap 4:5).
É o Espírito Santo que afastará as trevas, isto é, a incredulidade, o desanimo, o medo e o pessimismo.
- Pois por causa da escuridão você não crê que vai achar a dracma.
- Por causa da escuridão você desanima e não reage, não procura!
- Por causa da escuridão você tem medo do que vai acontecer agora que perdeu a dracma.
- Por causa da escuridão você fica pessimista dizendo que não vai dar certo, que não adiantar procurar.
Mas eis a candeia do Espírito de Deus, acenda e deixe que o Santo Espírito Ilumine removendo a escuridão e te fazendo:
- Crer que agora é possível encontrar.
- Ter atitude e disposição para pegar a vassoura e agir.
- Ter esperança de que o seu relacionamento será restaurado!
- Ser otimista sabendo que o melhor de Deus esta por vir.
Uma vez a candeia acesa, é necessário atitude e disposição para pegar a vassoura. Que representa aqui, a palavra de Deus te mostrando o caminho da santidade para que você faça uma limpeza geral em sua vida.
O único motivo para alguém não procurar a dracma, é que seu relacionamento não vale tanto assim.
Os que não valorizam relacionamentos, com Deus, com cônjugue, com a igreja, com amigos e parentes… Estes não irão procurar a dracma.
Quanto vale a sua dracma?
Pois o Espírito Santo de Deus esta mais do que disposto a te ajudar consertar tudo em sua vida.
Amém.
Essa mensagem faz parte da campanha JANEIRO PARA DEUS. Saiba mais aqui.