Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos Exércitos; e levantarei a tua saia sobre a tua face, e às nações mostrarei a tua nudez, e aos reinos a tua vergonha. (Naum 3:5)
Sabia que existe um tipo de pecado que esgota rapidamente a paciência de Deus?
Pois é o que acontece no livro do profeta Naum. Deus esta se vingando de Nínive, em favor do seu povo Judá. (Na 1:13-15).
E não somente isso, o profeta deixa claro que Nínive será destruída por Deus, por causa dos seus muitos pecados. O livro tem apenas 3 capítulos e são fáceis de entender:
- Naum capítulo 1 – O Profeta Apresenta Deus, o todo poderoso. Fala dos seus atributos, da sua ira e também da misericórdia do Senhor.
- Naum capítulo 2 – O profeta conta com muitos detalhes como será a destruição de Nínive, ela será cercada e depois tomada.
- Naum capítulo 3 – O profeta narra alguns dos pecados dessa cidade, justificando o juízo de Deus, mostrando que eles merecem todo mal que virá sobre eles.
A aproximadamente cerca de 150 anos antes, o profeta Jonas converteu toda essa cidade. Porém, agora, apenas 1 geração depois, a cidade esta novamente corrompida e mergulhada no pecado e na maldade.
Os cananeus com seus gravíssimos pecados tiveram 4 gerações de tempo para se arrepender antes de chegar o juízo de Deus com Josué e o exército de Israel. (Gn 15:16). Mas o pecado de Nínive foi tão grande, que em apenas 1 geração, veio sobre eles o Juízo de Deus.
E chegaram a um ponto onde não há mais volta. Nos tempos de Jonas ainda existia volta, perdão e reconciliação, por isso Deus os poupou. Porém, agora no tempo do profeta Naum, já acabou o tempo do perdão.
O profeta Isaías sabia disso, que o tempo do perdão pode acabar, e ele viu que logo acabaria para Israel e Judá, como de fato aconteceu, eles foram levados para o cativeiro. Mas ao ver que o perdão acaba Isaías disse:
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaías 55:6).
O Senhor perdoa pecados, mas costuma vingar transgressões. Qual a diferença entre pecado e transgressão?
Pecado é errar o alvo. Ou seja, você não conseguiu fazer o que é certo, o que deveria fazer.
Transgressão é romper os limites. É quando você faz coisas erradas, sabendo que são erradas, porém ignora sua consciência e pratica o mal mesmo assim.
O profeta Amós falou contra as nações que transgrediram. (Am 1:3-14).
Se você faz coisas erradas sabendo que são erradas, o Senhor irá cobrar isso de ti! E não há desculpas, pois tal qual a cidade de Nínive conheceu a verdade pelo profeta Jonas e se converteu ao Senhor.
Assim também você, transgressor da graça de Deus, você conhece a verdade e mesmo assim pratica o mal.
- Sabe que não deve mentir, mas mente para ter vantagem.
- Sabe que não deve roubar o que é dos outros, mas rouba!
E pensa que porque Deus é amor, já estás perdoado? Esse tipo de comportamento, Deus pune publicamente. Como foi com Davi. (2Sm 12:11,12. E 2Sm 16:22).
E o juízo de Deus é tão certo, que manda a Nínive que se fortaleça (Na 2:1) já sabendo que não irá adiantar.
Pecado Deus perdoa, mas a transgressão só é perdoada dentro do tempo de perdão, o tempo da paciência de Deus. Mas terminando esse tempo, a vingança do Senhor é certa. (Ez 25:17).
Vigiemos, e que nossas vidas sejam marcadas por essa advertência: Santidade ao Senhor!