Quando Deus é Seu Amigo, Podes Usar o Nome Dele
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (1 Samuel 17:45)
Você tem o nome do Senhor marcado em sua vida? Este foi o segredo de Davi para derrubar Golias. E também deve ser o seu segredo se quiser vencer os gigantes.
Perceba que Davi observou as armas do inimigo. Espada, lança, escudo… A bíblia diz que Golias tinha também um escudeiro, que é um soldado acompanhante com a função de carregar várias armas, deixando Golias bem a vontade para lutar escolhendo quais e quantas armas desejar. (1Sm 17:41).
Nós também por vezes, podemos ver a força do inimigo, quão poderoso ele pode ser com todos os seus recursos.
E para a maioria dos crentes, isto é, o exército de Israel, olhar essa quantidade de armas é suficiente para ficar com medo. Para além disso, Davi e todo o Israel perceberam o tamanho de Golias, sua estatura era de 6 côvados (1Sl 17:4), isto é aproximadamente 3 metros. E era este o principal fator que coloca medo na maioria dos crentes. Por isso, t odo o exército de Israel, incluindo o rei Saul, recuou. (1Sm 17:24).
- Qual a diferença entre Davi e o exército de Israel? Ora, é a mesma diferença entre os crentes veteranos e um crente que começou a pouco tempo!
- O exército tinha experiência em batalhas. Davi não tinha. (1Sm 17:33).
- O exército tinha habilidade com espada, lança e escudo. Davi não tinha.
O exército estava acostumado a lutar com armadura. Davi mal podia andar. (1Sm 17:38,39).
Então como que alguém tão inexperiente, tão despreparado, tão inocente na guerra, poderia lutar e vencer o gigante, ao qual todos os experientes guerreiros temiam? Como isso é possível?
A resposta é simples. Todo o exército junto com Saul tinha esfriado na fé. Mas Davi estava no auge do primeiro amor com Deus. Davi estava se deliciando a cada dia, ao conhecer quão forte e poderoso é o seu Deus.
E viveu esse primeiro amor por toda sua vida, porquanto foi ele quem disse:
Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha. (Salmos 18:29).
Em outras palavras, o primeiro amor nos faz se sentir assim: Sem Deus, não sou nada! Com Deus, posso tudo! Penso que Davi esta dizendo ao gigante: Você tem um monte de armas, porém nada disso adianta porque eu tenho o nome do Senhor dos Exércitos!
- Não tenho experiência, mas tenho Deus!
- Não tenho espada, mas tenho Deus!
- Não tenho lança, mas tenho Deus!
- Não tenho escudo, mas tenho Deus!
E é no nome desse Deus todo poderoso que vou enfrentar você e derrotar, para que todos saibam que há Deus em Israel. Porque o Senhor é meu amigo, minha vida pertence a Deus, e é por isso que tudo que faço, é no nome Dele!
Volte ao primeiro amor, àquela época em que você não tinha nada, mas tinha Deus! Lembra? Quando você não tinha experiência, não tinha armas mas somente a fé em Deus?
O problema dos experientes é que acabam confiando demais nas suas armas e habilidades, e é por isso que correram do gigante, porque sabiam que suas armas e habilidades não venceriam, ao passo que esqueceram que seu Deus é varão de guerra.
Voltemos todos a confiar somente em Deus; A tal ponto que usemos o seu nome para assinar nossas lutas, sem precisar perguntar a Ele, porque sabemos que esta conosco.