Ainda que fizeste os teus negociantes mais numerosos do que as estrelas do céu, o gafanhoto devorador invade e sai voando. (Naum 3:16).
Sim eu sei. Alguém já esta preocupado com o que vou dizer. E quem sabe alguns já estão nervosos só de ver esse título. Pois quando o assunto é dinheiro, os avarentos ficam loucos.
Vivemos dias de tanta avareza que não se pode falar de finanças e ofertas. A ultima vez que dei um estudo bíblico sobre Joel que apenas mencionou o gafanhoto devorador, e nem entramos no mérito de ofertas, mesmo assim um cidadão veio me xingar. (1Tm 6:10).
Por isso aviso, eu pregador Manassés, não estou te pedindo oferta nenhuma 😀 Mas quero falar de finanças aos que gostam de estudar a bíblia.
O profeta Naum traz juízo contra a cidade de Nínive. E durante seu curto livro, vemos como Deus irá destruir completamente essa cidade. Por exemplo;
- O Senhor reconhece que os Ninivitas não andam mais com Deus, (Na 1:7), isto porque 150 anos atrás Jonas converteu toda essa cidade.
- O Senhor deixa claro que não é acaso nem coincidência, mas que Ele mesmo, o Senhor dos Exércitos, é que esta se levantando contra Nínive. (Na 1:8,9. 2:13. 3:5).
- O Senhor dá a sentença eterna contra eles. Nunca mais essa cidade se levantará, e a Assíria nunca mais se erguerá. (Na 1:10-12, 14-15).
- O Senhor diz que a destruição de Nínive é uma boa notícia para as nações. (Na 1:15. Is 52:7).
- O Senhor dá detalhes de como será todo esse juízo, ele irá enviar um exército inimigo. (Na 2:1-13).
Nós sabemos que a Babilônia estava se levantando para conquistar a Assíria. E é através deles que Deus irá julgar a capital da Assíria, que é Nínive. E se você vivesse naquele tempo, iria perguntar:
Mas pregador Manassés, a cidade de Nínive é poderosa em tudo, ao extremo, é impossível vencê-los! Pois ainda que o inimigo consiga ser maior, eles têm recursos e parcerias, e podem contratar exércitos de mercenários.
E é por isso, que Deus irá cortar os seus recursos financeiros, levando-os a falência para que suas parcerias sejam enfraquecidas e não haja possiblidade de contratar ninguém para ajuda-los. Veja o texto:
Ainda que fizeste os teus negociantes mais numerosos do que as estrelas do céu, o gafanhoto devorador invade e sai voando. (Naum 3:16).
Negociantes numerosos. Esse é o segredo de Nínive para ter poder financeiro na cidade. Porém, Deus já avisa que enviou o gafanhoto devorador, que é capaz de levar a falência financeira uma cidade inteira.
E não pense que isso é difícil, pois se você acompanha a politica do nosso Brasil, então sabe que atualmente temos cidades e estados falidos financeiramente, sem recursos para agir, esperando que o presidente faça um ‘milagre’.
Estamos vendo agir de forma estratégica para julgar a cidade de Nínive. Cortando os recursos financeiros, eles ficam se ação, pois na vida do ímpio, o dinheiro é que move tudo! Tira-lhes o dinheiro e eles são facilmente destruídos.
Mas não é assim na vida do justo, que mesmo quando acaba tudo, ele ainda tem Deus, e se você tem Deus, então não perdeu nada, pois o Senhor é dono do ouro e da prata. (Ag 2:8). E então ele pode louvar como Habacuque:
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, Todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. (Hb 3:17,18).
Porém, aprendemos com Naum, que quando Deus quer agir para julgar ou apenas disciplinar alguém ou uma cidade inteira, ele pode cortar os recursos financeiros. E ainda diz como o gafanhoto devorador trabalha. Veja o texto:
Os teus príncipes são como os gafanhotos, e os teus chefes, como os gafanhotos grandes… (Na 3:17a).
Os líderes de Nínive estavam esbanjando dinheiro, enquanto o povo se matava de trabalhar nos montes (Na 3:18).
O gafanhoto devorador, espiritualmente falando, atua de forma a fazer com que você gaste o seu dinheiro naquilo que não tem valor nem importância. (Is 55:2).
Que em nome de Jesus, toda avareza caia por terra. Que em nome de Jesus, você tenha sabedoria para administrar o seu dinheiro e fazê-lo render mais e mais, para glória de Deus.
Não sirva a mamom, faça seu dinheiro servir a Deus ajudando sempre a igreja onde você congrega, para que mais e mais pessoas possam ouvir a palavra do Senhor naquele lugar.
Deixe um comentário