Ícone do site Pregador Manasses

A importância das Ofertas

a importancia das ofertas
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. (Gênesis 4:3)

A importância das Ofertas

Para quê servem as ofertas? Há quem pense que oferta é para manutenção da casa de Deus.

Porém, a bíblia mostra Caim, filho de Adão e Eva que foi o primeiro casal no mundo, e este Caim esta trazendo uma oferta ao Senhor.

A pergunta é: A oferta de Caim era para manutenção de alguma coisa? Certamente não.

Não existia templo, nem igreja, nem congregação, nem tenda santa, nem nada que precisasse ser “mantido com ofertas”. Mesmo assim Caim trouxe uma oferta ao Senhor.

Logo, fica claro que ofertar ao Senhor, é para o Senhor somente! E se Caim não esta sustentando nada com sua oferta, porque ele a traz?

A única conclusão inicial óbvia é: Deus gosta de receber ofertas, Deus tem prazer em receber ofertas. De fato A oferta é adoração ao Senhor! (Gn 22:5. Mt 2:2,11. Sl 96:8).

Certo dia Deus pediu uma oferta a Abraão, seu próprio filho. E o próprio Abraão disse: “Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.”  (Gn 22:5)

Abraão disse: Havendo adorado… Ou seja, levar uma oferta ao Senhor é adoração ao Senhor.

E você achando que cantar por 5 minutos era suficiente? Sendo que Deus tem anjos muito mais afinados que você que o louvam sem cessar pela eternidade (Is 6:3).

Até estrangeiros já sabiam disso, que oferta é adoração. Os reis magos souberam pelas estrelas que um grande Rei iria nascer. E disseram:

Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. (Mt 2:2).

Eles vieram apenas para adorar ao rei dos judeus. Ou seja, após a adoração eles vão embora. Mas a pergunta é: Como eles adoraram o menino Jesus? O que fizeram que marcou sua adoração?

E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. (Mt 2:11).

A oferta é adoração, por isso, ela faz parte do culto. Pois é no culto que levamos nossa adoração ao Senhor. E é por isso que:

Começamos o culto em oração, ajoelhando diante Dele. E depois o elogiamos com nosso louvor e por fim, lhe entregamos nossa oferta. E depois aguardamos para ouvir a sua voz pela pregação da palavra de Deus.

Caim e Abel trouxeram uma oferta do fruto do seu trabalho. Portanto, eram frutos da terra, trabalho de Caim, e um cordeiro, trabalho de Abel. (Gn 4:4). De maneira que: Desde o Gênesis as ofertas estão relacionadas com nosso trabalho.

Por isso, o ferreiro traz obras de ferro, o ourives traz ouro, o pastor traz ovelhas, o vinhateiro traz vinho, o lavrador traz azeite.

Cada um traz o fruto do seu trabalho. Por isso Deus pediu uma oferta a Israel, que envolvia ouro, prata, bronze entre várias outras coisas. (Ex 25:1-8).

Então, é por isso que hoje, nossa oferta é dinheiro. Pois este é o fruto do nosso trabalho. Pois os homens entenderam que isto é mais fácil como pagamento.

Imagine você hoje, trabalhar e receber tudo em ovelhas? Ou receber em vacas? Ou receber tudo em litros de leite, de azeite, de vinho e etc?

Ou seja, a moeda é a evolução dos pagamentos que agilizam e facilitam a vida, uma vez que já nem todos trabalham no campo, pois construímos grandes cidades.

Quando você traz o fruto do seu trabalho ao Senhor, você esta entregando algo da parte mais importante da sua vida. Que é, seu tempo, seu esforço, sua dedicação, seu talento e habilidades…

Em outras palavras, quando você traz uma oferta do fruto do seu trabalho, esta se ofertando a Deus. Porque Cristo se ofertou por nós, e agora nós fazemos o mesmo em adoração a Ele.

Mesmo o sacrifício de Cristo foi uma oferta agradável em cheiro suave a Deus. (Ef 5:2). E nós somos seus discípulos, aprendemos com suas ações, seguimos seus passos.

Enfim, a oferta é utilizada na igreja para suprir várias necessidades. Deus a recebe como sendo Dele, porém ele mesmo a disponibiliza para sua obra na terra.

Porque a oferta é uma devolução do que Deus nos dá. Pois tudo vem Dele. (Sl 24:1. 104:27). Por isso disse Davi:

Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. (1 Crônicas 29:14).

Ser ofertante, é ser um verdadeiro adorador, que não diz da boca pra fora “A Ele a Honra” mas sim, que o honra verdadeiramente com ações. Como diz em Provérbios 3:9.