Carta de Paulo a Filemom – Estudo Bíblico
E, se ele causou algum dano a você ou lhe deve alguma coisa, ponha tudo na minha conta. (Filemom 1:18).
A carta de Paulo a Filemom é lembrada como carta de amor entre irmãos em Cristo. Mas é também uma carta de amizade, de confiança, perdão, restituição, ela é um manual de relacionamento cristão.
É incrível como uma carta tão pequena, possa ser tão profunda no amor e na graça de Deus entre os irmãos em Cristo.
Paulo estava preso quando escreveu esta carta (Fm 1). A maioria dos estudiosos concordam que ele estava preso em Roma, prisão domiciliar que durou 2 anos. (At 28:16,30).
Mas há alguns que discordam e preferem deixar o local da prisão em aberto, já que Paulo foi preso muitas vezes. (2Co 11:23). Porém, como Paulo cita o nome de Timóteo, é bem possível que esteja na prisão em Roma. (Fm 1).
Outro detalhe, é que Demas ainda esta convertido e ajudando Paulo (Fm 24. Cl 4:14). O mesmo que depois se desviou dos caminhos do Senhor (2Tm 4:10).
Sabemos que Epafras foi quem levou o evangelho até a cidade de Colossos, onde Filemom mora, e que Epafras foi pastor em Colossos por algum tempo (Cl 1:7). Mas agora Epafras esta preso junto com Paulo. (Fm 23).
Então por essa carta, sabemos que tinha uma igreja que se reunia na casa de Filemom, onde certamente Filemom é o pastor (Fm 2). Isto porque Epafras esta preso.
Paulo direciona a carta a Filemom, a irmã Áfia e ao irmão Árquipo também. (Fm 1). Entendemos que Áfia é esposa de Filemom e Arquipo é o filho deles. Uma família inteira comprometida com a obra de Deus.
Filemom é um homem rico, provavelmente um comerciante. E ele possui muitos escravos ao seu serviço.
A carta deixa claro que Onésimo, escravo de Filemom, fugiu (Fm 12), encontrou Paulo e se converteu a Cristo, e agora Paulo o envia de volta (como diz a lei romana), com a carta fazendo uma indicação de Onésimo, assumindo o prejuízo (Fm 19) e sugerindo que Onésimo seja libertado e enviado para ajudar Paulo na pregação do evangelho (Fm 13,14).
Paulo lembra que tem todo direito de usar sua autoridade apostólica para exigir que Filemom faça o que Ele pede (Fm 8). Mas prefere usar a lei do amor, ou seja, nossa amizade me força a apenas pedir, não exigir.
Quando o pastor é próximo do seus obreiros, não precisa exigir nada, basta pedir. E Paulo também lembra que salvou a vida de Filemom (19), é uma sugestão para salvar a vida de Onésimo da escravidão, o que ele repete no verso 21.
Acreditamos que Filemom recebeu Onésimo como um irmão em Cristo, mas não sabemos se ele atendeu o pedido de Paulo de libertar Onésimo e enviá-lo para ajudar na pregação do evangelho.
Paulo esta preso, mas esta esperançoso de sair, tanto que esta fazendo planos para o futuro. Ele pede a Filemom que prepare um quarto para ele ficar, seus planos são de passar um tempo em Colossos (Fm 22).
Que possamos demonstrar um amor sincero uns aos outros, como Paulo a Filemom.