Como fazer a introdução? Qual a lógica da introdução em uma pregação? Nessa lição, você irá aprender o fundamento da introdução, para que em toda e qualquer mensagem, você consiga criar uma introdução sem nenhum problema.
Como Fazer a Introdução na Pregação
O que é introdução?
A introdução é o que serve de abertura em um livro, mas na pregação é diferente.
A forma tradicional com a qual muitos pregadores, ainda hoje fazem a introdução, é comentar sobre o livro, o personagem, o texto, falar da época, citar números…
Ou seja, eles pesquisam um monte de coisas para colocar na introdução, apenas para preencher um espaço. Isso não é muito correto e não faz muito sentido na visão do Clube de Pregadores.
No Clube de Pregadores, aprendemos que a introdução é: Aquilo que faz a ligação social e pessoal entre os ouvintes e a mensagem.
É através da introdução que os ouvintes saberão que aquela mensagem é para eles! Porque nem começou e já tem tudo a ver com eles.
Imagine que você esta na tribuna, com o microfone na mão. E esta pronunciando suas primeiras palavras. Enquanto você começa a falar, alguém na igreja pergunta:
Por que nós precisamos ouvir isso? Por que nós precisamos ouvir sua pregação? O que você tem a dizer, é realmente importante para nós, ou é só um monte de pesquisas, informações vazias, frases soltas e citações?
A introdução deve conectar o ouvinte com a pregação. Não é fazer marketing da pregação antes da pregação, mas é mostrar a urgência da mensagem!
Toda mensagem que vem de Deus é urgente, significa que a igreja precisa ouvir hoje sem falta!
Se a sua pregação é algo que pode ficar para a semana que vem, então ela não é urgente, e se não é urgente, não é pregação, é estudo bíblico ou apenas informações organizadas.
Se você não conseguir perceber nenhum motivo para a igreja ouvir sua mensagem ainda hoje, sem poder esperar nem mais 1 minuto, então tem chances do que você esta pregando algo que não veio direto de Deus. Esta na bíblia, mas não veio de Deus para aquele dia, aquele público, aquelas pessoas.
A maior prova que uma mensagem veio de Deus, é que ela é tão urgente, que mesmo depois de anos, continua falando com quem a ouve. Ou seja, a palavra que vem de Deus, mesmo em forma de pregação, não cai por terra.
Vamos ver o maior exemplo dos pregadores, Jesus Cristo!
Ele mandou uma mensagem para cada uma das 7 igrejas da Ásia. Todas elas eram urgentes, nenhuma delas podia esperar para amanhã, todas elas continuam falando com a igreja até hoje.
As 7 igrejas representam toda a igreja de Deus pelo mundo, em lugares e tempos diferentes.
São 7 igrejas, e 7 mensagens diferentes, o que significa que:
Para cada igreja, em cada Lugar, uma mensagem original
Para cada igreja, em cada Tempo, uma mensagem original
Significa que o Deus tem a dizer para os irmãos humildes lá no nordeste do Brasil, onde a igreja é feita de madeira, é bem diferente do que aquilo que ele vai dizer para a igreja no centro de São Paulo.
E é por isso, que se o pregador não consagrar a sua vida, para ter comunhão com Deus, ainda que seja muito estudado, não vai conseguir fazer nem a introdução da mensagem.
Porque para fazer a introdução, precisa de uma mensagem urgente, que veio de Deus para essa igreja, aqui e agora!
Você quer pregar a palavra de Deus? Ou quer só fazer show? Quer pregar, ou quer só mostrar conhecimento?
Os verdadeiros pregadores de Deus, são na verdade profetas, que falam verdades aos crentes pecadores, que consolam aos que são fiéis, que denunciam o pecado, seja de quem for, não importa onde ele esta! E é por isso, que a mensagem que vem de Deus é URGENTE!
A diferença, é que o pregador de hoje, tem sua mensagem pautada na bíblia. Pregador que não entende de bíblia, não é pregador. Pois o verdadeiro pregador tem amor a Deus e por isso, medita na sua palavra em todo tempo!
A introdução da pregação de Pedro em Atos 2:14, foi dizer explicar o que estava acontecendo naquele momento! Para então dar a mensagem, que é: Jesus a quem vocês mataram, é na verdade o Cristo, o Messias! (At 2:36).
A introdução da pregação de Paulo em Atos 17:22,23 foi explicar o que estava acontecendo naquele momento, para depois entregar a mensagem que é: Deus anuncia agora a todos os homens que se arrependam. (At 17:30).
Porque a introdução de ambos foi dizer o que estava acontecendo NAQUELE DIA E MOMENTO?
É porque a mensagem de Deus era urgente, tanto, que foi preciso explicar o que esta acontecendo agora, para se entender a mensagem de hoje!
Ao explicar o que acontece agora, eles fazem a ligação do ouvinte com a mensagem. E ao ouvir a introdução, os ouvintes percebem que a mensagem é para eles, faz parte deles, e que realmente precisam ouvi-la.
Por Pregador Manasses
Quer aprender mais?
Faça o curso completo, acesse: https://clubedepregadores.com.br/
Como Fazer a Introdução na Pregação – Vídeo
Veja todas as aulas desta série:
-
Como Fazer a Introdução na Pregação
-
Como Fazer a Conclusão na Pregação
-
Como Escolher o Tema da Pregação?
-
O que é Aplicação?
-
Como Dividir a Mensagem em Tópicos?
-
Como Pregar a Palavra de Deus Começando do Zero
Aprenda a Pregar a Palavra de Deus de uma vez por todas. Entre para o Clube de Pregadores.