“Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’. (Mateus 22:13)
Como Será a Vida no Inferno?
Como cristão, nossa maior curiosidade é saber como será o céu, pois certamente estamos ansiosos para subir e ver o Senhor.
Porém, estudar sobre o inferno é muito edificante, pois nos deixa cada vez mais sóbrios, lúcidos, vigilantes e até fervorosos! E isso ainda nos ajuda a evangelizar. Vejamos uma descrição do inferno:
Jesus é quem mais fala sobre o inferno, então ficaremos com suas palavras. No texto lido, Ele diz: Lancem-no para fora, nas trevas! E trevas quer dizer um lugar tão escuro que não se pode ver nada.
E se o inferno é escuridão total, significa que não será possível ver outras pessoas por lá. Será a sensação de estar sozinho!
E o contexto do mesmo versículo confirma esse pensamento de que não será possível ver outras pessoas. Porque diz: Haverá choro e ranger de dentes! Tanto choro, como dentes rangendo, são coisas para se ouvir. Isso explica porque o rico (Lc 16:23) parecia estar sozinho ali nas chamas.
Então a vida no inferno é solitária, não pense que você irá encontrar os amigos no inferno. Pois isso lhe daria algum momento de prazer, e prazer nenhum haverá lá. O inferno esta cheio de pessoas, porém, ninguém consegue ver nada, apenas ouvir vozes de gritos, choros, lamentações etc.
E sendo o inferno escuridão total, significa que o fogo de lá não é igual o fogo daqui da terra. E nem poderia, pois o fogo da terra precisa dos elementos daqui para se manter.
O inferno não fica na terra, portanto o fogo do inferno certamente é diferente, começando pelo fato de que: O fogo da terra ilumina, serve de luz, mas o fogo do inferno não ilumina nada, apenas queima e arde.
Jesus também disse o seguinte: “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaque e Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, mas vocês excluídos. (Lc 13:28)
- Como é possível do inferno ver o céu?
- E por qual motivo as pessoas no inferno iriam ver o céu?
E o próprio Jesus afirma novamente que do inferno é possível ver o céu, quando fala do Rico e Lázaro. (Lc 16:23). O rico olhou para cima e viu Abraão e viu também a Lázaro no seu seio.
Mas o texto não diz que Lázaro viu o rico, porque a vida de Lázaro agora é só alegria, não lhe é permitido nada que possa causar algum sofrimento, mesmo que seja sentimento de pena do rico. (Ap 21:4).
É possível ver o céu estando no inferno, para que não aja dúvidas de que existia outra opção! Pois ao passar a eternidade no inferno, você poderá pensar que o inferno é a única coisa que existe, e pensar que todos sem exceção vão para o inferno, e dessa forma, você iria se consolar com esse pensamento achando que todos estão passando o mesmo sofrimento que você.
Por isso, é importante que você veja o céu, para que não aja possibilidade de pensar que todos estão no inferno, para que não aja chance alguma de você se consolar com essa ideia, para que seu sofrimento seja evidenciado pelo fato de que: O céu existe! E você não esta lá!
Por isso Jesus diz: Quando virdes Abraão, Isaque e Jacó e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora! (Lc 13:28).
E certamente que Jesus esta falando do céu e do inferno nesse versículo, pois ele começa dizendo: Ali haverá choro e ranger de dentes. E essa expressão é usada somente para o inferno. (Mt 8:12. 13:42,50. 24:51).