O Chamado de Daniel
Se você não teve nenhuma experiência de chamado profético, fique em paz, Daniel também não.
O que é mais incrível em Daniel, é que não vemos ele sendo chamado por Deus. Não existe uma experiência de chamado no livro de Daniel, nada de trono e serafins, nada de rodas e querubins, nada de revelação desde o ventre de sua mãe…
Porém, percebemos que ele é dedicado ao Senhor, fiel ao Senhor acima de tudo! Pense um pouco:
Daniel foi levado de Jerusalém para a Babilônia durante sua adolescência, tirado de seus pais, removido da terra santa que ele tanto amava (Dn 6:10), introduzido em terra estranha, e não somente isto.
Ele teria que servir e trabalhar para o mesmo rei que destruiu Jerusalém, que provavelmente matou seus pais, um homem sanguinário e idólatra. E não somente isto, ele foi feito eunuco, o que matou o maior sonho de todo judeu, que é ter uma família.
Como sei que Daniel era eunuco? Porque seu chefe era chefe dos eunucos (Dn 1:3) Por que para servir no palácio real, tinha que ser eunuco, caso contrário, seria uma ameaça para as mulheres da família real e para as concubinas do rei.
Porque ao ser lançado na cova, ele foi sozinho. E o costume da época era condenar toda a família, mas Daniel não tinha família. Porém, quando Deus reverteu a história, seus inimigos foram lançados na cova, estes sim foram com toda sua família (Dn 6:24).
E talvez a pior parte, o que mais fere o orgulho de um judeu que ama ao seu Deus. A troca do nome! De Daniel, que significa Deus é meu juiz, para Beltessazar, que significa Bel (baal) protege o rei!
Por ventura, Daniel não tinha motivos para murmurar? Será que isto não é motivo bastante para abandonar este Deus e morrer? Ou no mínimo viver cheio de mágoas e rancor pelo resto da vida?
Por isso digo que Daniel é: Dedicado ao Senhor, Fiel ao Senhor acima de tudo. Como alguém que acredita 110% que Deus é seu Juiz. Ele esta vendo toda essa injustiça desde os altos céus e julgará minha causa.
Vivemos dias, onde muitos precisam de bênçãos para serem fiéis a Deus. Passam qualquer dificuldade mínima, e por isso já querem desistir de tudo e voltar para o mundo.
Qual foi o chamado de Daniel? Nenhum, mas um homem fiel e dedicado, o Senhor não rejeitará! Alguém que mesmo na dor e no sofrimento permanece fiel ao Senhor, é certamente muito valioso no reino de Deus.
Talvez você não seja louvado aqui, nem reconhecido na terra, mas se é fiel ao Senhor apesar de tudo, então saiba que com certeza lá no céu teu nome é comentado. Tipo assim:
E me disse: Daniel, “homem muito amado ” (Dn 10:11a).
Não deixe o sofrimento cegar os olhos do teu entendimento, pois você pode ser injustiçado em tudo na vida, mas certamente Deus é teu Juiz e diante Dele tu és: Homem muito amado!
Qual foi a recompensa que Daniel recebeu por permanecer fiel a Deus, ainda que na Babilônia?
O privilégio de andar com Deus, conhecer os seus planos para o futuro, de ter um Espírito Excelente (Dn 6:3), de receber anjos em sua casa, e viver suficiente para ver a queda da Babilônia, a mesma que destruiu Jerusalém, Daniel pode ver o juízo de Deus sobre eles. E não somente isto!
Deus concedeu a Daniel a honra de anunciar a queda deles, interpretando o que a mão misteriosa escreveu na parede (Dn 5:18-28).
Não importa quanto sofrimento você irá enfrentar nessa terra, mas sim, que Deus é seu Juiz E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. (Sl 37:6).