Ícone do site Pregador Manasses

O Chamado de Estevão – Pregação e Estudo Bíblico

o chamado de Estevão

pregação sobre Estevão Atos 8

o chamado de Estevão

O Chamado de Estevão

Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. (Atos 6:8).

Estevão é um homem ímpar no novo testamento, um dos melhores imitadores do Senhor Jesus no modo de viver e na forma como morreu.

Seu chamado se torna publico quando surge a necessidade de levantarem diáconos. O apóstolo Pedro havia fechado as portas para o apostolado, por isso, eles não iriam reconhecer mais nenhum apóstolo além de Matias que entrou no lugar de Judas.

E como Pedro fechou essa porta? Ora, colocando regras (At 1:21,22). Porém, mais adiante, percebemos pelo ensino de Paulo que a porta do apostolado esta aberta (Ef 4:11)…

E que sim, Jesus pode levantar novos apóstolos em sua igreja. (At 14:14). Dentre esses novos apóstolos além dos 12 de Cristo, Paulo é um dos primeiros. (1Co 9:2). Sendo assim, ao olhar com mais atenção para Estevão, percebemos que ele esta mui distante de ser um diácono, porque o testemunho de sua vida é de um verdadeiro apóstolo de Cristo. Vejamos:

Ele foi chamado para ser diácono por 3 motivos. Vemos no capítulo 6 de Atos que ele era:

Esses são os critérios que o apóstolo Pedro designou para se levantar um diácono, logo percebemos que ser diácono não é pra qualquer um. Afinal, quanto maior o nível do líder do ministério, maiores serão as exigências para trabalhar junto a Ele.

E um pastor do nível do apóstolo Pedro, certamente vai exigir diáconos incrivelmente preparados. Agora o contrário também é verdadeiro. Quanto menor o nível do líder, menores são as exigências para trabalhar junto a ele.

Aqui cabe uma aplicação. Qual o nível do seu pastor? Quais foram as exigências para você trabalhar ao lado dele? Ou se você é líder, quais as exigências para trabalhar contigo?

Porque em todo lugar vemos obreiros, diáconos e até pastores, que iguais a Estevão estão cheios, mas não de sabedoria, nem de reputação e muito menos do Espírito Santo. Eles estão:

Foram chamados? Mas onde esta a honra a esse chamado? Por que não valorizam o seu chamado?

Porém, Estevão (que acredito eu, era um dos quase 120 que receberam o Espírito Santo no dia de pentecostes), estava além dessas qualidades.

Porque Estevão também era:

As pessoas gostam de separar a graça do conhecimento bíblico. Mas não percebem que não existe uma só pessoa em toda a bíblia sagrada que tinha isso separado. Pesquise, estude, procure saber e perceberás que:

Todos os profetas, todos os líderes, todos os pregadores, apóstolos, doutores e mestres que nós os consideramos como crentes, tementes a Deus e portanto bons exemplos para nós, todos eles, são cheios de sabedoria, conhecimento da palavra e cheios da graça de Deus.

Você pode citar o exemplo dos saduceus e dos fariseus, cheios de conhecimento mas sem a graça de Deus. E ao fazer isso, o Senhor Jesus vai te corrigir, porque na verdade, os fariseus e saduceus não tem conhecimento bíblico, eles só parecem ter. Porquanto Jesus disse a eles:

Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. (Mateus 22:29).

E essas palavras de Jesus se aplicam a muitos outros. E se Jesus disse que eles não conhecem as escrituras, quem é que vai contrariar Deus? Ora, devemos entender que conhecimento bíblico só é possível com a graça de Deus, porque o intérprete da bíblia é o Espírito Santo.

Portanto, conhecimento sem graça, não é conhecimento útil e proveitoso para ninguém. E graça sem conhecimento bíblico, não é graça, porque a fonte da graça é justamente o relacionamento com Deus através das escrituras.

Então se Estevão é cheio da graça, só pode ser porque também é cheio do conhecimento. Ou então, se Estevão é cheio do conhecimento, só pode ser porque também é cheio da graça.

E se perguntarem: O que vale mais, graça ou conhecimento? Pergunto: Qual asa é mais importante ao pássaro, esquerda ou direita?

Quando é que essa geração vai entender que:

E que qualquer ritual, liturgia, costume, seita, reunião, comportamento ou qualquer outra coisa que exclui a bíblia sagrada, certamente não tem graça nenhuma. Se não tem palavra de Deus, não tem graça meu filho.

Como foi que viram a graça na vida de Estevão? Ora, não é dele a pregação de Atos 7? Foi ouvindo Estevão pregar que viram seu rosto brilhando, e foi pregando que a graça se manifestou na vida dele e os céus se abriram.

Porque a graça se manifesta quando o pregador derrama conhecimento bíblico na igreja. Conhecimento que foi adquirido a maior parte, quando ele estava a sós com Deus meditando em sua palavra.

E perguntas: Qual a importância da teologia então? Ora, te ajudar a ter momentos cada vez melhores e mais íntimos com Deus através da palavra. A teologia prepara a comida para quem tem fome de Deus poder encher o seu prato e sentar-se a mesa com o Senhor, para desfrutar da comunhão com Ele. (Sl 42:1,2).

Se você tem fome de Deus, então você tem um chamado!

Mas Estevão ainda é cheio de outra coisa. Acusação. Porque ser cheio de conhecimento e de graça lá do alto, desperta a inveja dos outros, e a mesma pregação que alegra o crente também enfurece o descrente.

Foi designado para ser diácono, mas o seu chamado era maior que isto, por isso além de atuar como diácono, ele também foi pregador, evangelista, ganhador de almas, testemunha fiel de Cristo e digno de morrer pregando a palavra de Deus.

A mais alta dignidade de um servo de Cristo, é morrer por causa de Cristo. Tanto que os céus se abrem e Jesus se levanta no trono para receber o seu servo. (At 7:56).

Se você, igual a Estevão, tem um impulso para fazer muito mais do que foi designado. Por exemplo, colocado pra ser obreiro, mas você aspira ser pregador, colocado pra ficar na porta mas seu desejo é guardar o altar, colocado para lavar banheiro mas seu desejo é limpar o inferno… Então meu irmão, minha irmã, certamente há um chamado na tua vida. Se prepare!