Ícone do site Pregador Manasses

III Epístola de João – Estudo Bíblico

estudo biblico na 3 carta de joão

III Epístola de João – Estudo Bíblico

Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. (3 João 1:2).

A terceira epístola de João, assim como a carta de Judas e segunda João, possui apenas versículos, 15 no total.

A carta é enviada ao irmão chamado Gaio (v. 1). A data da escrita é incerta, a maioria dos estudiosos concordam que foi escrita no final do primeiro século, entre 80 a 100 d.C.

O autor da carta é o apóstolo João, que dispensa apresentações, todos o conhecem, ele não precisa se identificar em nenhuma de suas cartas. Existem vários presbíteros, mas O presbítero é somente o apóstolo João.

É possível que João estivesse na cidade de Éfeso quando escreveu a terceira carta de João, onde viveu até o fim de seus dias.

O assunto da carta é a hospitalidade. João esta tratando com Gaio sobre um problema que estava acontecendo na igreja. E esta igreja não sabemos qual é. Mas parece que João fundou ou ajudou a fundar essa igreja (v. 4).

João elogia a Gaio, denuncia a Diótrefes e recomenda a Demétrio. Sabemos que nas igrejas da época, tinham vários pastores, uma equipe de presbíteros (1Tm 5:17). Ao que tudo indica, Gaio, Diótrefes e Demétrio eram os presbíteros naquela igreja.

Dos versos 1 a 4, temos a saudação de João, elogiando a Gaio. A bíblia se refere à Gaio como companheiro de Paulo (At 19:29). E depois se refere à Gaio pelo lugar de origem, chamando-o Gaio de Derbe (At 20:4).

Mas Paulo fala também de Gaio como alguém que ele batizou e mora e congrega na igreja de Corinto (1Co 1:14). Por isso, é possível que sejam dois irmãos chamados Gaio, ou que seja o mesmo Gaio original de Derbe, mas que morou em Corinto algum tempo.

Dos versos 5 a 8, entendemos que Gaio hospedava os irmãos que o apóstolo João enviava até a igreja. Inclusive, Paulo cita Gaio como alguém que hospedou a Ele e a igreja de Deus. (Rm 16:23).

O pastor Augustus Nicodemus afirma em seu estudo sobre esta epístola, que João enviava os missionários, Gaio os recebia e os encaminhava a pregar em outras igrejas pela região. (V. 6).

No verso 5 vemos que João enviava tanto pessoas conhecidas de Gaio, como desconhecidos, a palavra “estrangeiros” pode também indicar gentios. E percebemos que os missionários ao voltarem para João, davam testemunho de como foram bem recebidos por Gaio. (V. 6).

Dos versos 9 a 12, vemos que João já havia escrito uma carta para a igreja. Porém o pastor Diótrefes era contra hospedar os irmãos que João enviava. E não somente isto, ele rejeitou hospedar até o próprio apóstolo João (v.9).

A expressão “gosta de exercer a primazia” significa que Diótrefes gostava de mandar, de mostrar que era o primeiro entre os demais presbíteros, se passando como pastor principal daquela igreja.

E não somente isto, mas Diótrefes ainda proferiu “palavras maliciosas” contra o apóstolo João. (v. 10). E João diz que irá até lá, para enfrenta-lo, denunciar suas obras más.

Diótrefes é um pastor que nem faz, nem deixa os outros fazerem, como se a igreja fosse dele. O verso 10 diz que ele:

O verso 12 indica que os irmãos daquela igreja foram até o apóstolo João para reclamar do pastor Diótrefes e falar bem do pastor Demétrio, recomendando-o.

Aqui aprendemos que a igreja decide quem será o seu pastor. Muitos não sabem disso, mas se os membros se levantarem em protesto contra as ações de um pastor, ele não terá escolha e terá que deixar a função.

Por causa disso, é que muitas novas placas de igrejas surgem. Pois geralmente a igreja se levanta contra o pastor, por causa do seu mau comportamento, e o pastor não quer sair, porque toda documentação da igreja esta no nome dele.

Assim, os irmãos são obrigados a baixar a placa e levantar outra para que seja possível disciplinar aquele pastor removendo-o de entre os membros.

Que a palavra de Deus se cumpra uma vez mais em nossa geração, quando diz:

— Darei a vocês pastores segundo o meu coração, que os apascentem com conhecimento e com inteligência. (Jr 3:15).