Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (Efésios 5:25).
Os homens gostam muito de falar que a mulher deve ser sujeita. Mas precisam aprender que a mesma bíblia que manda a mulher ser sujeita, manda o marido amá-la a ponto de morrer pela felicidade dela.
É muito difícil a mulher ser submissa a um homem que não demonstra amor por ela. Assim como é difícil amar uma mulher que não é submissa.
Sei que essa história de submissão confunde a muitos! Vamos entender de uma vez por todas. A submissão da mulher quer dizer:
Apoio a missão! Não tem nada a ver com inferioridade ou obediência cega. Se fosse, a bíblia entraria em contradição quando diz:
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. (1 Coríntios 11:11).
E ainda pior, se submissão fosse obediência cega, ou inferioridade, seria difícil entender Provérbios 31:10-31 quando fala da mulher virtuosa e suas incríveis habilidades de liderança, organização, negociação, administração e paz de espírito. E detalhe: A mulher virtuosa é bem casada. (Pv 31:23,28).
E quando a bíblia diz que o homem é o cabeça da mulher, não quer dizer domínio sobre ela. Porque a mesma bíblia também diz que Deus é o cabeça de Cristo, e sabemos que isso seria heresia, dizer que Cristo é inferior a Deus, quando temos certeza de que Cristo é Deus.
Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (1 Coríntios 11:3).
O nosso relacionamento com Deus não é baseado em domínio, pois não somos possuídos por Deus. Pelo contrário, queremos ser Dele, estar com Ele, pelo elo do amor. E assim também deve ser o casamento.
Devemos lembrar que o homem é sim autoridade na família. Mas que essa autoridade não tem nada a ver com dar ordens. Pois dentro de casa, quem dá as ordens é a mulher. A bíblia diz:
A mulher sábia, edifica a sua casa… (Pv 14:1a).
Ora, não é da natureza do homem querer cuidar de tudo em casa. Isso é natural da mulher. E isso é tanto verdade, que toda casa que tem mulher, é decorada conforme o gosto da mulher e não do homem.
Já viu uma casa onde o homem escolheu as cores dos móveis, da cortina, dos objetos decorativos e etc? Claro que exceções existem, mas o que vale é a regra geral. E no geral é a mulher quem decora, arruma e deixa tudo conforme seu gosto na casa.
Comece pela cama do casal. Geralmente tem lençóis bem femininos. Preferência da mulher, ainda que o marido seja muito macho durante o dia, a noite se deita em lençóis floridos.
E onde entra a autoridade do marido?
Ora, autoridade na bíblia sagrada não é mandar ou dar ordens. Por acaso Cristo, que é nosso líder em tudo, fica dando ordens todo dia, toda semana, todo mês, todo ano para você e eu? Ou para sua igreja? Claro que não.
Portanto, autoridade conforme a bíblia não é dar ordens. Autoridade conforme a bíblia é sustentar, preencher as necessidades e resolver os problemas.
Veja que Cristo é Autoridade Máxima. E durante seu ministério Ele Protege, Ampara, Cuida, Abençoa, Ajuda, Cura, Salva, dá Conselhos a quem pede e faz o bem a muitos.
Isso que Cristo faz parece como dar ordens pra você? Nós vamos a Cristo não por causa das suas ordens, mas por causa do seu amor que nos abençoa. (Hb 11:6).
- Para quem você corre quando precisa de sustento? Para Deus.
- Para quem você corre quando tem necessidades espirituais, emocionais e afins? Para Deus.
- Para quem você apela quando esta cheio de problemas? Para Deus.
Isso porque você reconhece que Deus é autoridade. E o marido precisa entender isso e imitar. (Ef 5:1. 1Co 11:1).
- Ser homem é ser aquele que resolve os problemas que surgem na família e ao redor dela. (Gn 25:21).
- Ser homem é ser aquele que supre as necessidades da esposa e dos filhos. (Lc 11:11,12).
- Ser homem é ser o protetor do lar. (Hb 11:7. Lc 12:39).
E a maior necessidade que toda esposa tem é o amor. A mulher nasceu para ser amada, porquanto o homem já existia, Deus a criou para que o homem pudesse amar, de maneira que a mulher foi feita já com a necessidade de receber amor. (Ef 5:25).
Assim como o homem nasceu para viver de propósitos. Isto é, o homem sem objetivo na vida, perde a razão da sua existência. Ter um propósito e seguir após ele é liderança, de maneira que a mulher deve apoiar essa missão.
O homem que busca um propósito, deve busca-lo no Senhor. (Sl 1:2. Js 1:7-9. 2Cr 26:5).
Quem leu esse artigo também leu:
Uma resposta para “O Cristão no Casamento – Discipulado | Ef 5.25”
-
Muito bom esse estudo, entendia submissão diferente e aprendendo assim faz sentido o que Jesus ensinou com Seu testemunho.
Deixe um comentário