Ícone do site Pregador Manasses

Parábola dos Lavradores Maus – Explicação

parabola dos lavradores maus

Dia 14 – A Parábola dos Lavradores Maus

Parábola dos Lavradores Maus – Explicação

Ouvi, ainda, outra parábola: Houve um homem, pai de família, que plantou uma vinha, e circundou-a de um valado, e construiu nela um lagar, e edificou uma torre, e arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se para longe. (Mateus 21:33)

Eis uma parábola profética, que se cumpriu, e continua se cumprindo em nossos dias.

Um homem pai de família aponta para Deus, pai de toda criação.

Plantou uma vinha, isto é, o reino de Deus na nação de Israel. Pois a vinha é uma plantação de uvas, atividade comum na palestina, a qual as escrituras usam como referência a Israel. (Is 5:1,2. 27:2. Jr 2:21. Jl 1:7).

A vinha é plantada com Abraão, Isaque e Jacó, e começa a germinar com os filhos de Jacó, as tribos de Israel.

Cercou de uma sebe ou valado, é proteção contra ladrões e animais selvagens. Deus protegeu o seu povo em toda a história, enquanto muitas nações afundaram e caíram no esquecimento, o povo de Deus esta de pé até hoje.

Essa proteção ficou evidente em todo o mundo antigo, quando Deus tirou o seu povo do Egito, destruindo totalmente a nação mais poderosa daquele tempo.

Edificou uma torre, que serve para vigiar, para guardar mantimentos e também como alojamento para os agricultores. Isto é uma referência para a segurança e garantia que temos em Deus. (Pv 18:10. Sl 61:3).

Esta torre pode apontar para a lei de Deus, entregue a Moisés, que faz promessas e dá garantias ao povo. Na lei do Senhor, eles podem descansar. (Sl 111:7).

Construiu um lagar. O lagar é feito com 2 tanques, um maior e outro menor, eles são ligados entre si por uma espécie de cano. As uvas são pisadas no tanque maior e o suco escorre para o menor.

O lagar fala de resultado das nossas obras. Como na parábola de Isaías da qual Jesus tirou a base para esta parábola, (Is 5:2) o resultado foi ruim, porque a vinha deu uvas bravas, que não tem suco.

A reflexão aqui é: Qual tem sido o resultado do nosso trabalho no reino de Deus? Nossos lagares estão cheios ou vazios? Pois o lagar vazio é resultado de frieza espiritual, pecado e rebeldia contra Deus. (Os 9:1,2).

Mas o lagar cheio é sinal de prosperidade espiritual, de quem esta gozando de um relacionamento pleno com Deus. (Pv 3:10. Jl 2:24).

O lagar não pode ficar vazio, ele precisa ser cheio de um jeito ou de outro. A bíblia deixa claro que quando os lavradores não pisam no lagar, o próprio Deus os pisará para que o lagar se encha com o sangue deles, isto é juízo de Deus. (Is 63:2,3. Ap 14:19. 19:15).

Há um tipo literal dessa justiça do Senhor na bíblia sagrada, como foi o juízo contra o príncipe dos midianitas, Zeebe que significa Lobo, inimigo número um das ovelhas. Ele foi morto no lagar, que foi cheio com o sangue dele. (Jz 7:25).

Arrendou-a a uns lavradores, isto é um aluguel. Deus comandava sua vinha, até que o povo o rejeitou (1Sm 8:7). Então ele alugou aos reis, começando com Saul.

Passando os anos, chegou o tempo da colheita, Deus requer os frutos! E envia seus servos, isto é, os profetas.

E os lavradores, apoderando-se dos servos, feriram um, mataram outro, e apedrejaram outro. (Mateus 21:35)

Uma clara referência de como os profetas foram recebidos, principalmente pelos reis. (Mt 22:6. 23:31,35,37. Lc 13:37. 1Rs 18:4; 19:10; 22:24; 2Cr 24:21,37. Ne 9:26. Jr 2:30; 20:1-2. 26:20-21. 37:15. 38:6).

Enviou seu filho, isto significa autoridade máximo, é o mesmo que o dono vir em pessoa. Isto é uma clara referência a Jesus Cristo, filho de Deus. (Hb 1:1-2. Jo 3:16-17. 1Jo 4:9).

Matar o filho, é uma profecia de que Jesus seria morto. Como revela João a intenção deles em matar Jesus (Jo 11:47-53). Eles o arrastaram para fora e mataram. (Mt 21:39). Disto fala o autor aos Hebreus. (Hb 13:12).

Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? (Mt 21:40).

Essa pergunta foi feita aos fariseus, de maneira que eles responderam condenando a si mesmos (Mt 21:41). Como diz a palavra do Senhor:

Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. (Mateus 12:37).

A pedra de esquina é usada para alinhar todas as outras em uma construção, como também é a base de todo o projeto.

Jesus é a pedra, que na sua ressurreição será a principal pedra de esquina. (At 4:11. Rm 9:33. 1Pe 2:4. Ef 2:30, 1Co 3:11). Até aqui a parábola já se cumpriu. Em seguida, ela continua se cumprindo quando diz:

Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. (Mateus 21:43).

Nós somos a nação que recebeu a vinha, isto é, recebemos o reino de Deus, e o objetivo é dar frutos. E estes frutos precisam ser bons e dar suco, e encher o lagar, para alegria do nosso Senhor!

Aí de mim e você, se quando o Senhor voltar, o lagar estiver vazio.