Ícone do site Pregador Manasses

Pastor, Bispo, Apóstolo e etc. Quem é quem?

Há muitos anos existem cargos eclesiásticos dentro das igrejas e comunidades evangélicas. Nos tempos bíblicos, não existiam tantos quanto hoje. E também não se dava tanta importância a isso.

Um exemplo claro é o de Estevão, que sendo apenas um diácono pregou o antigo testamento por completo e ao adormecer sendo apedrejado viu os céus abertos. Atos cap 7.

Em nossos dias existem tantas nomenclaturas dentro da igreja que fica até difícil saber quem é quem!

Se você estiver a frente de um trabalho na igreja durante o culto; Chegando um bispo, um apóstolo, um pastor, um missionário, um reverendo, um ancião e um presidente.. Qual deles deve receber maior honra? Ou qual deles deve ser apresentado primeiro?

Ou seja, aprendemos desde pequenos que quando estamos na direção do trabalho, ao chegar alguém superior, passamos a direção a esse superior!

Exemplo: O diácono esta dirigindo o culto, chega o presbítero! Logo o diácono deve passar a direção do trabalho para o presbítero em sinal de reverência! É assim que era feito nas igrejas alguns poucos anos atrás (porque eu não sou tão velho assim).

E hoje, com todas essas nomenclaturas de “autoridades eclesiásticas”, como fica a escada da hierarquia entre eles?

Nesse artigo quero abordar esse assunto mas com meu olhar crítico! Não me leve a mal, ou pense que sou rebelde ou ignorante! Mas pela bíblia que eu li! A coisa era pra ser bem diferente. Continue lendo…

Qual o cargo de maior honra dentro da Igreja nos dias de hoje!

Em toda hierarquia deve haver um maioral. Um poder supremo, alguém que esteja acima de tudo e de todos. Mas nas igrejas e comunidades de hoje em dia não temos algo definido.

Pois o cargo maior vai conforme a doutrina, o costume, os métodos ou as frescuras que a placa ou o nome da igreja ou comunidade determina!

Detalhe: Toda hora eu tenho que citar “igreja e comunidade” pois alguns querendo se diferenciar de igreja, mudaram o nome para comunidade ou qualquer outra coisa parecida, ora bolas, por dentro é tudo a mesma coisa!

Na verdade não existe cargo maior. Pois afinal, o que um bispo faz? Ora, ele dirige a igreja! Mas espere, isso é a mesma coisa que um Pastor faz! E também é a mesma coisa que um apóstolo faz. Logo são nomes diferentes para as mesmas funções.

Um dos motivos para tantos nomes diferentes com funções iguais é a briga pelo poder e a concorrência pela autoridade maior. Quando o cargo ou função de Pastor deixou de ser interessante, logo surgiram apóstolos! E quando esses foram questionados, apareceram então os Bispos.

Quer dizer, os cargos de diferentes nomes vão aparecendo conforme a necessidade do mercado (o povo, a igreja).

O que a Bíblia diz com relação a Cargos e Funções?

A Bíblia não se preocupa muito com isso. No livro de Atos dos Apóstolos não vemos nenhuma preocupação por parte dos seguidores de Cristo em relação a cargos e funções. Na verdade todos estavam voltados a pregação do evangelho.

>>Recomendo a leitura: O que é Dom da Palavra?

Mas houve uma vez em que os apóstolos se preocuparam com cargos e funções. Isso aconteceu quando deveriam decidir quem tomaria o lugar de Judas Iscariotes para se tornar o 12° apóstolo e completar o grupo.

No capítulo 1:23 podemos conferir o episódio. Eram 2 candidatos; José e Matias que estavam competindo para ficar no lugar de Judas. E por sorte Matias se tornou o décimo segundo apóstolo completando o grupo!

Porém, é incrível como Matias não realizou nenhum milagre, aliás, não se fala mais nele em todo o resto da história! Ou seja, o único que deu valor a cargo, ou pelo menos lhe atribuíram esse valor, não viveu conforme o nome que recebeu “Apóstolo”!.

Acredito que isso aconteceu por que Matias foi levantado pelos homens para ser Apóstolo, porém não tinha o chamado ou a vocação da parte de Deus para ser.

>> Recomendo a leitura: Como sei que fui chamado por Deus?

Hoje em dia, muitos estão iguais a Matias, o apóstolo que só tinha nome. Mas o livro de Atos também deixa outra lição muito importante com relação a cargos e funções. É o exemplo de Paulo.

O Apóstolo Paulo é quem de fato deveria ter sido escolhido em lugar de Judas. Porém, não foi assim pelo fato do homem não saber esperar. Veja com que pressa levantaram alguém para o lugar de Judas, sendo que nem Jesus se preocupou com isso após ter ressuscitado.

E mesmo que esperassem, eles jamais escolheriam a Paulo! Pois fechariam seus olhos espirituais para enxergar somente com os carnais e olhar que Paulo era, digamos, “novo convertido” ou melhor.. “Perseguidor da Igreja” ou ainda o primeiro a ser perseguido pela própria igreja; Realmente ele não estava a altura na visão humana para exercer tal função.

Por outro lado, Deus já o tinha escolhido sem pedir autorização dos demais apóstolos. Pois o chamado vem da parte de Deus! Os nomes para definir cargos e funções vem dos homens.

Pedro é Apóstolo e Presbítero e Jesus é Pastor e Bispo!!!

No título eu estou afirmando mesmo isso. Pois é verdade, é o próprio Pedro que declara em suas cartas os nomes com os quais podemos atribuir a ele conforme o seu trabalho.

Em 1 Pedro capítulo 1 e verso 1. Vemos Ele se declarar Apóstolo. E sabemos que de fato ele é, pois foi escolhido pelo próprio Cristo. E eu acredito que apóstolo mesmo, somente os que receberam orientação direta de Jesus! E se você perguntar de Paulo, faço lembrar que Paulo subiu ao 3° Céu e viu e ouviu ‘coisas’.

Na mesma carta, capítulo 2 e verso 25, vemos Pedro afirmar claramente que Jesus é Pastor e Bispo! E ainda no capítulo 5, Pedro afirma ser presbítero também.

Não quero causar debates meus irmãos, mas percebam como esses nomes não tem tanta diferença entre si! O pastor, o apóstolo, o bispo e até o presbítero são a mesma coisa. Aliás algumas traduções bíblicas utilizam a palavra ancião em lugar de presbítero.

Então, esta na hora de parar com as frescuras, pois já vi e ouvi líderes religiosos dizerem: Me respeite pastor pois eu sou bispo! Grande coisa isso meus amados, pois a luz da bíblia não há diferença no nome do cargo ou função.

Na bíblia a única diferença são os frutos. Como disse nosso Mestre: “Pelos seus frutos os conhecereis”.

Deus abençoe sua vida, família e ministério.