Todo Profeta Aponta para Cristo!
Qual profeta não falou de Jesus? Afinal, aqueles que não falaram com palavras, apontaram para Cristo com ações, como foi com Jonas. (Mt 12:39-41).
De um jeito ou de outro, todos os profetas apontam a Cristo. E esta é mais uma marca dos profetas verdadeiros.
Miquéias significa “Quem é Como Jeová?”. Foi um humilde profeta que vem de uma cidadezinha no interior de Judá. Enquanto Isaías profetizava em palácios, Miquéias profetizava nas ruas.
Dele vem uma revelação incrível, que o messias irá nascer em Belém. Será humilde como ele mesmo foi. Mas não somente isto, ele revela que este guia, rei, governante, não é mais uma pessoa comum, mas sim, o Emanuel ‘Deus conosco’.
Quando diz: “cujas saídas são desde os tempos antigos”. Quer dizer: Ele vai nascer ainda, porém Ele vive, ele existe antes de tudo!
Como disse João: Após mim vem um, que já existia antes de mim. (Jo 1:30).
É só mais uma forma de dizer, que Deus vai descer na terra, vai andar entre nós! (Lv 26:12). Nas palavras de João: E o verbo (que estava com Deus, que era Deus) se fez carne e habitou entre nós… (Jo 1:14).
Assim também nós devemos sempre apontar para Cristo e falar de Cristo, pregar a Cristo, lembrar de Cristo e exaltar a Cristo!
Quanto tempo faz que você não ouve uma mensagem focada em Cristo? O profeta Miquéias fala de Cristo glorificado na eternidade (Jo 17:5), e o que isso quer dizer pregador Manassés?
Ora, quer dizer, que Cristo é um assunto tão abrangente, que temos várias opções para falar Dele.
- Pregue a Cristo crucificado, mas também pregue o Cristo glorificado,
- Pregue o Cristo que faz milagres, mas também o Cristo que perdoa pecados,
- Pregue o Cristo que andou sobre as águas, mas também o Cristo que foi traído,
- Pregue o Cristo que andou na terra, mas também o Cristo que vive e reina desde os céus!
- Pregue o Cristo da coroa de espinhos, mas também o Cristo do trono de glória!
Quando Miquéias diz: ele é desde os “dias da eternidade”. Esta revelando que Cristo é eterno, pois a eternidade não é eterna, ela passou a existir, foi criada por Deus através de Cristo, e Isaías confirma isso chamando-o de: Pai da Eternidade. (Is 9:6).
E desde quando a eternidade tem dias? Ora, desde que foi criada, por isso no Gênesis 1, não fala de noite, mas repete sempre dizendo: foi a tarde e a manhã e o próximo dia… Essa contagem é na eternidade, onde não existe noite, mas tem manhã e tarde.
E onde Cristo estava na eternidade pregador Manassés? Ele estava no seio do pai, e foi revelado a nós. (Jo 1:18). Foi o Senhor quem fez isso, e é maravilhoso aos nossos olhos.
Seu amor é tão grande, que Ele desceu aqui para passar um tempo conosco, e não somente isto, mas veio para avisar que lá no céu tem lugar para nós.
Que Deus levante no Brasil mais e mais profetas como Miquéias, que foi chamado a exortar e pregar juízo, mas ainda assim, não deixa de falar de Jesus Cristo.