Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. (Ageu 1:9).
Você é Casa de Deus, Por Dentro e Por Fora
Já aconteceu com você, de orar bastante, buscar muito a Deus, porém ter pouco ou nenhum resultado? Vamos entender isso hoje através de Ageu.
O profeta Ageu é usado por Deus para nos ensinar que existe um equilíbrio entre o povo e o templo do Senhor.
Ageu é levantado por Deus para dizer, que a forma como o povo cuida do templo do Senhor, é também a forma que o Senhor cuida do povo. (Ag 1:9). Quando diz:
Esperastes o muito, é porque eles plantaram muito. O texto original hebraico sugere que eles espalharam muitas sementes e trabalharam pra valer. Mas diz palavra:
mas eis que veio a ser pouco; ou seja, o trabalho não vingou, a colheita foi inferior ao plantio. E Deus esta dizendo que isto aconteceu, porque eles não cuidam da casa de Deus, não se importam em construir o templo.
E como se trabalhar muito e colher pouco não fosse suficiente, Deus ainda diz mais:
e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro.
Trabalhar muito e colher pouco são dificuldades, porém, quando esse pouco é assoprado por Deus, é provação! E qual o motivo dessa provação? Deus diz:
Por que causa? Disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. (Ageu 1:9).
Qual a lição aqui? É simples.
O Templo do Senhor é uma referência a sua santa e gloriosa igreja. (1Co 3:16).
E não somente isto, pois construir o templo, a casa de Deus, possui um significado. Que é o bom testemunho cristão.
Trata-se do crente amadurecer o suficiente construindo assim o templo do Senhor, que é sua vida, para que todos vejam que Deus habita nesta casa, que é você. (Mt 5:14-16).
Mas o povo só se preocupava com a sua própria casa. (Ag 1:2-11). E casa é também o mesmo significado, nós somos a casa de Deus. De maneira que:
O templo fala da igreja por fora, enquanto que a casa do povo é a igreja por dentro.
- Por dentro, eles cuidavam somente da sua própria casa.
- Por dentro, cuidavam apenas dos seus interesses e sonhos.
É quando no seu coração você só se importa com você mesmo. E faz tudo só por você. Corre pelos seus sonhos e objetivos esquecendo totalmente de Deus, mas equivocado pensa que esta fazendo isso para Deus, ou que é isso que Deus quer.
E até quando vai na igreja, só vai por você, só ora por você, só busca por você mesmo. Ou seja, só cuida da casa dentro, e esquece-se do templo por fora.
- O templo por fora é o testemunho da igreja. O seu testemunho.
- O templo por fora é marca da igreja, a diferença que ela faz no mundo.
E é assim que muitos crentes estão hoje no Brasil, cuidam somente de sua própria casa, enquanto que não se preocupam com o testemunho cristão, que é o templo por fora.
Sendo mais direto, escandalizam o evangelho e fingem que esta tudo bem. Dão péssimo testemunho aos de olham sua vida, e depois vão a igreja buscar vitória para si.
Por isso quando diz:
Esperastes o muito, quer dizer, vocês trabalhou bastante, frequentou culto, campanha, vigília, subiu monte e orou demais. Porém;
Mas eis que veio a ser pouco, quer dizer, como você não se importa em dar o bom testemunho cristão, só se importa consigo mesmo, a colheita de tanta busca, de tanta oração, foi pequena.
E não somente isto, mas diz mais:
Esse pouco que você buscou, “quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro.” (Ag 1:9).
E assim, você sente que não buscou nada, sente que suas orações e tudo que faz em busca de Deus, não esta adiantando de nada. Não há crescimento. É trabalhar em vão.
E por que Deus faz isto?
Ora, é porque não adianta nada você cuidar somente dos interesses do seu coração, e buscar de Deus as suas vitórias e respostas ás suas orações, quando lá fora os que olham para você:
- Seus parentes que não são crentes;
- Seus colegas de escola e de trabalho;
- Seus vizinhos;
Estão todos sendo escandalizados pelo seu testemunho cristão!
- Precisamos honrar ao Senhor, diante desse mundo tenebroso.
- Precisamos ser realmente luz em meio as trevas.
- Precisamos cuidar do templo por fora, pois é este que o mundo esta olhando.
Sejamos parecidos com Cristo, aos olhos de todos que nos rodeiam, e não somente aos nossos próprios olhos.