Como aproveitar o máximo do Tempo ao Dirigir um Culto

By | December 1, 2012

Hoje em dia nas igrejas, o horário tem sido um pequeno problema. Mas é como pedra no sapato para membros e líderes. É pequeno mas incomoda!

Geralmente se tem um horário para começar e pra terminar. Toda denominação que queira transformar visitantes em futuros membros precisa mostrar organização e compromisso. E quando falamos do horário, logo muitos se preocupam.

A sua igreja termina tarde? Ou consegue terminar no horário?

Quero abordar essa questão levando em consideração as principais consequências que o não respeitar horário pode causar em uma igreja.
Sabemos que algumas igrejas terminam tarde e outras terminam cedo. Porém deve analisar os dois lados. Pois terminar cedo não é sinal de organização se por acaso o tempo para a pregação da palavra é prejudicado. Ao mesmo tempo, terminar tarde pode não ser incomodo para a maioria dependendo do dia e do evento que estiver ocorrendo.

O problema é que muitos líderes já não se preocupam em respeitar o horário. Alguns até associam que ultrapassar o horário é sinal de que o culto ou a palavra foi boa. Outros até se preocupam mas não conseguem evitar. Existem até líderes e pastores justiceiros que dizem que se o culto começar meia hora mais tarde também deve terminar meia hora mais tarde. Todas essas coisas só denigrem a imagem das igrejas em geral.

Quais as Consequências de Terminar o Culto Tarde

Quando o culto passa do horário temos consequências diferentes conforme o dia. Mas vamos ver as consequências dos dias principais de culto.

Se é em um dia de sábado a noite:
Os irmãos que pretendem vir a escola dominical são prejudicados. O próprio trabalho de escola dominical é prejudicado.
Os irmãos que pretendem subir ao monte para orar e precisam dar uma passadinha em casa para jantar e trocar de roupa, também são prejudicados. Principalmente se vão de carona com alguém.
E ainda há aqueles que trabalham o sábado todo e fazem um esforço para estar na igreja, porém o culto acabando tarde esses também são prejudicados tendo que ir descansar mais tarde do que o normal.

Se o culto for no domingo a noite:
No domingo a noite os primeiros prejudicados são aqueles que acordam muito cedo para trabalhar na segunda-feira.
Ainda os casais que tem filhos pequenos também são prejudicados, pois eu sei como é difícil colocar as crianças para dormir. Sendo assim, quanto mais cedo melhor. Mas o culto terminando tarde em casos extremos o casal pode até mudar de igreja.
Outros prejudicados são os líderes de departamento que precisam tratar assuntos com o pastor, depois do culto, sobre os trabalhos na igreja. E a coisa piora se a igreja tem o costume de ainda pedir oração depois do culto. E formam aquelas filas na frente do pastor onde cada um quer uma oração individual e  não só isso, o pastor precisa profetizar também senão o membro sai da igreja desapontado! Concluindo… Coitado do pastor e coitado de quem precisa falar com ele e ainda vai trabalhar no outro dia..

Toda liderança de igreja precisa entender que os irmãos que prestam serviços  na igreja o fazem de bom grado e voluntário. Não pode explorar os irmãos, pois é assim que pastores perdem bons obreiros e colaboradores.

Como dirigir um trabalho e economizar tempo

Ao dirigir um trabalho na igreja deve-se planejar o tempo das atividades. É preciso definir o horário para louvores de grupos, o horário para oportunidades individuais e o horário da pregação da palavra de Deus.

Algumas igrejas possuem muitos grupos como: Grupo de crianças, adolescentes, mocidade, irmãs, varões e ainda o grupo de louvor. Com todos esses grupos fica difícil, em apenas 2 horas, ter espaço para saudações e louvores individuais. Nesses casos, a melhor forma de resolver o problema é fazer escala de oportunidades por culto. Isso implica que nem todo domingo o seu grupo vai louvar.
Mas os cultos de domingo precisam ser o mais diversificado possível. Precisa ter louvor individual, saudação individual, oração, testemunho e a mensagem. E dentro desse enredo é que deve-se inserir o louvor de 2 ou três grupos no máximo!

A pessoa que esta dirigindo deve ter pulso firme para dizer não aqueles que ficam pedindo oportunidade fora de hora! Fazendo surpresas ao dirigente, atrapalhando o planejamento do culto e contribuindo para que o culto termine fora do horário.
Por isso é importante planejar o horário de cada atividade. Por exemplo:
Nos 20 primeiros minutos oração com toda a igreja;
15 Minutos para louvores da harpa Cristã;
05 Minutos para leitura da palavra inicial;
20 Minutos para uma ou duas oportunidades individuais;
40 Minutos para louvores de grupos (considere 4 grupos onde cada um terá até 10 minutos);
20 Minutos para testemunhos;

Percebeu que esta faltando alguma coisa?
A pregação da palavra de Deus. Que é o mais importante! Por isso o planejamento é essencial para que você possa administrar o tempo no papel primeiro pois, assim poderá corrigir. Querer administrar o tempo no momento do culto ao vivo, as chances de dar errado são de 90%. Vamos repetir o processo do planejamento e dessa vez precisamos diminuir o tempo em algum lugar para deixar espaço a pregação. E considerando que em um culto precisamos ter leitura bíblica, oração, louvor, testemunho, oportunidade individual e pregação.
Sendo assim nosso novo planejamento segue em outra sequência!

20 Minutos de Oração inicial com a Igreja;
10 Minutos para louvores da harpa cristã;
05 Minutos para leitura da palavra;
30 Minutos para louvores de grupo;
10 Minutos para testemunho;
10 Minutos para uma oportunidade individual  (que seja um louvor para já recolher as ofertas);
Temos então sobrando 35 minutos para a palavra. Caso a oportunidade individual seja uma saudação, então devemos usar 5 minutos para recolher as ofertas e de preferência sem ninguém louvar durante já para não exceder o tempo.

Após planejar quanto tempo se dará a cada atividade no culto deve fazer o máximo de esforço possível para cumprir e terminar no horário certo.

Quando o culto termina no horário certo todos saem beneficiados e os visitantes veem isso como ponto positivo na igreja, seja ela qual for.

E você?
Sua igreja termina tarde? O que você acha que poderia ser feito? Comente!
Que Deus abençoe a sua vida em nome de Jesus.








New Graphic

Pegue Agora o e-book Pregação Pura e Simples!

Coloque seu nome e E-mail abaixo que te envio agora mesmo! 

Comments

Leave a Reply