Casal Nota 10 – Salomão e a Sulamita
Beije-me com os beijos de sua boca! Porque o seu amor é melhor do que o vinho. (Cânticos 1:2).
O livro Cântico dos cânticos revela o amor entre marido e mulher. É a forma como a bíblia ensina que os casais se amem um ao outro. É a experiência de Salomão quando se apaixonou e depois se casou com a Sulamita traduzida para nós em forma de poesia, com flores e rosas, com perfumes e aromas, como todo casamento deve ser.
Eu pergunto a você: Onde estão as flores e rosas do seu casamento? Onde estão os perfumes e aromas da sua relação?
A esposa diz que “o beijo do seu marido é melhor do que o vinho.” O vinho naquela época, era sinônimo de alegria, e neste caso, representa a alegria que o mundo pode proporcionar. Porém, a mulher de Deus, casada, não se alegra com as iguarias do mundo, ela se alegra com as carícias do seu marido.
Pois quando Deus formou a mulher, já tinha dado ao homem trabalho e responsabilidades, e agora, deu á ele também a mulher, para que ele a pudesse amar. Pois não é possível amar o trabalho e as responsabilidades, mas é incrível amar uma mulher.
Todo homem que de verdade ama a sua esposa, vai concordar comigo. Nós sofremos por elas. Nós padecemos e fazemos sacrifícios. E eu penso que essa é a forma que Deus encontrou, de nos ensinar um pouquinho do amor que Cristo tem por nós.
Pois Ele, Cristo, também sofre por nós. Também se sacrifica por nós. Também padece por nós. E assim como não suportamos ver a esposa triste, Cristo não suporta nos ver chorar. A mulher foi feita para isso mesmo, para ser amada.
E é por isso, que toda mulher possui um encanto indescritível aos olhos dos homens. E aqui esta a afronta de satanás. Que tenta corromper o amor dos homens, para que não amem as mulheres como Deus quer, e sim as tratem como objetos e troféus.
A afronta de satanás tenta corromper a necessidade da mulher. Pois ela necessita somente de ser amada. Porém, o diabo as engana fazendo-as confundir amor com bens materiais e presentes caros. Mas a mulher de Deus, bem casada, se contenta apenas com o amor de seu marido, sabendo no seu coração, que é melhor do que o vinho, é melhor do que qualquer alegria que o mundo possa dar.
A esposa sábia entende que Deus lhe deu um homem bom. E que é natural que as ‘donzelas’, virgens, solteiras, o admirem também. Pois ela diz:
Suave é o aroma dos seus perfumes; como perfume derramado é o seu nome. Por isso, as donzelas o amam. (Cânticos 1:3).
Mas eis o segredo do casamento, a confiança. E enquanto a esposa receber muito amor do seu marido, ela não terá preocupações.
A esposa sábia e fiel, é cuidadosa nos lugares por onde passa. Ela evita qualquer lugar ou situação que possa trazer constrangimento para seu marido. Se ela sabe que em tal lugar, irá ser cortejada, ou no popular, irá levar cantadas, assobios e buzinas, então ela evita esse lugar. Como esta escrito:
Diga-me, ó amado de minha alma: Onde você apascenta o seu rebanho? Onde você o faz repousar ao meio-dia? Diga, para que eu não ande vagando junto ao rebanho dos seus companheiros. (Cânticos 1:7).
Sabemos que há mulheres que gostam de chamar atenção com suas maquiagens, joias e roupas curtas que valorizam as curvas do corpo.
Elas gostam de ver os homens buzinando, assobiando, e chegando á elas com conversas, elogios e cantadas (Pv 7:7-18). Eu não sei explicar esse comportamento, só posso pensar que estão sob influência maligna, pois só o diabo é capaz de desrespeitar e destruir o ser humano tanto assim. (Mc 5:5).
E certamente essas, serão péssimas esposas. Nenhum homem de respeito quer uma mulher assim.
A Sulamita não quer vagar por outros rebanhos, pois nesse tempo, isso é comportamento de prostituta, ficar andando sozinha por aí em lugares que só tem homens. (Gn 38:14,15). E hoje aquelas que pegam carona no carro de algum irmão, não sendo parente e nem nada, andam por aí só ele e ela no carro. Vigia irmã. Andar sozinha no carro de um homem desconhecido, nem mesmo de Uber é prudente.
Agora, se tens uma esposa cautelosa, me diga: Como não amar uma mulher tão respeitosa e cuidadosa assim?
Há homens nesse mundo tão cheios de trevas, que não tem amor nenhum para dar, a única coisa que eles tem é egoísmo, por isso preferem as meretrizes, pois não tem obrigação de serem amáveis ou carinhosos e nem compromissados. Por isso preferem aquelas que não tem família forte e unida para defende-la depois. Preferem as coitadas que infelizmente, estão sozinhas nessa vida, sem pai, sem mãe, sem irmãos que a possam defender.
Um conselho pastoral: Mulher, nunca fique sozinha. Tenha sempre pai, tios, irmãos, filhos, marido. Nem que seja pai espiritual, irmão na fé, tio pela graça. Pois há muitos nesse mundo que gostam de tirar vantagem das mulheres sozinhas e indefesas. Tenha sempre um homem, alguém que te trate como família e possa lhe defender quando preciso. Não caia naquela conversa fiada das feministas falando de “mulher independente” porque na prática, isso não funciona. A mulher precisa sim de um homem para responder por ela, para a defender das injustiças dos outros e das malícias de homens maus e perversos.
Muitas mulheres jamais iriam apanhar de seus maridos perversos, se tivessem irmãos presentes. Ou um pai presente. Ainda que irmãos espirituais na fé, varões de respeito na casa de Deus. Ter pessoas ao seu redor que te amem e te defendam, já afasta os homens maus, pois eles são covardes e desistirão de mexer com você, sabendo que tem homens valentes em sua defesa.
Muitas jovens se livraram de meninos maliciosos e maus, porque disseram a eles: Para namorar comigo, tem que falar com meu pai e com meu pastor. E eles fugiram como diabo foge da cruz. Faça isso, deixe todos saberem que você não é sozinha. Diga pra eles: Para namorar comigo, precisa falar com meu pastor (e caso não tenha pai) precisa falar com meu irmão também (caso não tenha, pode ser aquele varão de respeito da igreja que tem sabedoria de Deus para aconselhar).
Este é meu conselho á todas as mulheres, sejam solteiras ou casadas, nunca fique sozinha. Por isso a Sulamita diz:
Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar. (Cânticos 2:3).
Ela fica segura nos braços do seu marido. Protegida, amparada, amada. Feliz.
Pois o homem de Deus, de valor e respeito. Tem tanto amor para dar, que o valoriza. E sabe que não pode derramar esse amor em vão, por isso, ele o guarda para a mulher certa, aquela cuidadosa e temente ao Senhor, que é merecedora desse amor. E a mulher de Deus faça o mesmo. Guarde-se para o homem certo que realmente merece o seu amor.
O esposo diz: Tu és toda formosa, querida minha, e em ti não há defeito. (Cânticos 4:7).
A forma correta de amar a sua esposa é não vendo defeitos nela. É verdade que ninguém é perfeito, nem ela, nem você. Porém, satanás trabalha na crítica, querendo destacar os defeitos da sua esposa, a fim de diminuir o seu amor por ela.
E depois que o diabo te faz olhar somente os defeitos da sua esposa. Ele começa a trabalhar para que você veja as qualidades de outra mulher qualquer. A fim de consumar a total destruição do seu casamento.
O inimigo destaca os defeitos do seu cônjuge, e assim o desprezo entra na relação. E quando você despreza sua mulher, ou seu marido, fica fácil olhar para outra pessoa e se imaginar feliz com ela. Porém, isso é ilusão. Não importa quantas vezes se case, o diabo vai trabalhar para destruir todos os seus casamentos. O que você tem que fazer é seguir a palavra de Deus e preservar seu casamento.
Esse agir do inimigo é para o homem e para a mulher. Porém, é mais eficaz nos homens, porque os homens são visuais, atraídos facilmente pelo que estão vendo. E são menos emocionais, logo quando desprezam a mulher, fazem pra valer.
Todavia, o livro de cânticos traz uma descrição do ato íntimo do casal. No capítulo 5 e verso 14 por exemplo, fala do órgão genital masculino. E no capítulo 7 verso 2 fala do feminino. Ambos em forma poética e suave, de maneira que não fica explícito, mas romântico.
O sexo é o termômetro do casamento e não pode faltar. Embora o mundo tenha feito dele algo explícito e feio, tanto que é feio até mesmo falar de sexo para alguns, devido á imagem que o mundo pintou. Pois tudo que o mundo toca, logo estraga.
Porém, no casamento é algo santo e belo, um presente de Deus para o casal. E deve ser praticado como resultado do amor, tal qual vemos no livro, ele é o resultado do muito amor que ambos tem, um para com o outro. Significa dizer, quanto mais amor, mais sexo. Quanto mais amor, melhor é o sexo.
Não fosse o livro de cânticos, muitos ‘tabus’ jamais seriam quebrados a respeito dessa prática, e nós viveríamos no escuro em relação ao ato sexual. Mas o Senhor é tão bom para conosco, que guardou para nós essa relíquia em sua palavra, para nos orientar. Louvado seja o Deus de Salomão, o Senhor Jeová, todo poderoso.
Deixe um comentário