A Importância da Escola Bíblica
Qualquer pessoa que aceita a Jesus de verdade e deseja segui-lo e servi-lo, certamente irá perceber que ser cristão é ser aluno primeiro para ser professor depois.
Aprender e ensinar, ouvir e anunciar, ser discípulo e fazer discípulos. (At 5:42). Afinal a falta de conhecimento das escrituras é algo que pode destruir o povo de Deus. (Os 4:6. Is 5:13).
Estudar a bíblia é uma necessidade, para que possamos aprender sobre Deus e assim viver para Ele. Mas não somente isto, estudar a bíblia é uma forma de se alimentar espiritualmente, (Mt 4:4), como também se capacitar a responder a qualquer que questione nossa fé. (1Pe 3:15).
E com tantas seitas, heresias e religiões no mundo, precisamos estar preparados para defender nossa fé e a fé de nossos filhos.
Existe já a reunião de ensino, conhecido como culto de doutrina ou da palavra. Porém, no culto não temos a oportunidade de perguntar, além do fato de que o culto é heterogêneo.
Sendo assim, a Escola bíblica se torna algo fundamental para nossa família, pois nela, o ensino é ministrado de forma sistemática e organizada, com sala para crianças, jovens, adultos e novos convertidos.
Quando alguém perde a fé, ou se afasta da igreja, geralmente é pelo mesmo motivo! Falta de maturidade cristã e de experiência com Deus. E estas coisas só vem na nossa vida, adquirindo mais conhecimento sobre Deus pela bíblia.
Logo, a escola bíblica é um preventivo contra ataques espirituais, lembrando que satanás usou a escritura contra Jesus (Mt 4:6). E é também uma vitamina de crescimento, levando o cristão a maturidade e lhe trazendo novas experiências com Deus.
E tudo isso sem mencionar a fé. Pois o ensino bíblico fortalece demais a nossa fé. (Rm 10:17).
Sendo um local onde a prioridade é o ensino, temos tempo hábil para ministrar a aula, fazer perguntas e tirar dúvidas. Dessa forma, a escola bíblica evangeliza ensinando e ensina evangelizando.
O novo convertido pode ter dificuldade de entender a importância da EBD. Pois quando aceitamos a Cristo, ficamos satisfeitos com a paz e a alegria que sentimos o que nos faz pensar que não precisamos de mais nada.
Porém, foi o próprio Cristo que disse:
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mateus 22:29)
Ou seja, muitos erros e pecados são cometidos por causa da ausência de conhecimento bíblico. E mesmo aqueles que “só querem poder de Deus”, devem entender o que Cristo esta dizendo.
É necessário conhecer primeiro as escrituras, para então experimentar o poder de Deus.
Exemplo; ninguém experimenta o poder da salvação de Deus, sem antes aprender e conhecer o evangelho de Cristo que é ensinado na bíblia.
E ninguém irá experimentar o poder da oração, sem antes aprender um pouco sobre oração na bíblia. Pois a oração para ser poderosa exige fé, que só vem por ouvir a palavra de Deus. (Rm 10:17).
Ainda há aqueles que aconselham não estudar demais a bíblia. Isso é ridículo.
Você aconselharia seu filho não estudar demais na escola? Não estudar demais na faculdade? Aconselharia seu funcionário a não estudar demais o trabalho? Certamente não.
Por acaso alguma dessas coisas é mais importante do que a bíblia sagrada? Alguma dessas coisas tem mais prioridade do que a palavra de Deus? Certamente não. Por isso é ridículo pensar que não devemos estudar demais a bíblia.
Foi o próprio Paulo quem deu este conselho a um pastor que já era muito estudado, dizendo:
Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. (1 Timóteo 4:13)
E foi o próprio Paulo, homem muito estudado quem pediu isto dizendo:
Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. (2 Timóteo 4:13)
Portanto, devemos priorizar em nossas vidas, a atitude de aprender mais e mais da palavra de Deus.