Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? (1 Timóteo 3:5)
A bíblia aponta que devemos ter o máximo de cuidado com a igreja do Senhor, pois ela é modelo para todas as famílias que juntas formam o corpo de Cristo.
Paulo compara a igreja de Cristo com um corpo (1Co 12:12)! E assim como um corpo é formado por vários membros que possuem funções diferentes uns dos outros, assim também é a igreja formada por pessoas muito diferentes umas das outras. (1Co 12:27). E Paulo revela que esse corpo formado pela igreja é o corpo de Cristo!
Porém, qual a importância disso para a união da família? É simples, existe família sem igreja, porém não existe igreja sem família!
A família foi criada por Deus primeiro, para depois então criar a igreja. Pois a igreja do Senhor pode ser formada por uma família ou várias famílias. E é a união da igreja que irá refletir na união da família!
Paulo entendia essa conexão entre família e igreja tão fortemente, que orientou Tito e Timóteo a só levantar ministros se estes forem de famílias exemplares, unidas e fortes! E isto porque Paulo sabia que a família dos líderes da igreja é modelo para todas as demais famílias na igreja.
Então, ele diz que precisa ser:
Marido de uma mulher só! (1Tm 3:2) Isto fala que o exemplo precisa vir desde o início do casamento.
Casamento puro, único, equilibrado, onde o homem e a mulher não tem passado sujo (traição, adultério, pensão, filhos de vários relacionamentos) que possa ser usado como ferramenta nas mãos de satanás para destruir a família do líder ou as demais famílias na igreja que procuram seguir seu exemplo.
Pois o casamento do líder é modelo para todos, incluindo os jovens que pensam em se casar, de maneira que o mundo não os convencerá que o divórcio é normal, satanás não conseguirá convencer nossos jovens de que o segundo casamento é normal, pois tanto o moço quanto a moça saberão que é possível ser feliz no primeiro e único casamento, apenas observando o exemplo do casal líder.
E Paulo continua dizendo: vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; (1 Tm 3:2,3)
Perceba que algumas dessas qualificações são individuais, é possível obtê-las antes de casar. Porém, a maioria dessas qualificações e exigências do Apóstolo Paulo, o homem e a mulher só irão adquirir juntos, vivendo na prática dia após dia.
Significa que o homem não é líder sozinho da igreja, mas toda sua família esta envolvida nessa liderança, como modelo para todas as famílias da igreja.
Portanto, na psicologia do corpo de Cristo, tudo começa com a primeira família, servindo de modelo, carro chefe, para as demais, e os resultados serão estes:
Quando a família do líder é exemplar, todas as demais famílias na igreja terão a tendência de se unir cada vez mais. A família do líder dá o ritmo da igreja.
- Família exemplar, igreja unida.
- Família de oração, igreja de poder.
- Família obediente, igreja trabalhadora.
- Família temente a Deus, igreja amorosa.
- Família santa, igreja irrepreensível.
- Família dedicada as almas, igreja generosa.
Assim como na igreja de Jacó, o líder Ruben não era o exemplo mas sim José; E assim como na igreja de Jessé o líder Abinadabe não era o exemplo, mas sim Davi; E na igreja de Saul o próprio rei não era exemplo mas sim Jonatas!
Assim também é nos dias de hoje em muitas igrejas, onde o pastor deveria ser o exemplo e não é, porém Deus não desampara o seu povo (1Sm 12:24), e sempre irá levantar um José, um Jonatas, um Davi para ser o exemplo no meio do seu povo.
Mas não se engane, ainda tem pastores exemplares nos nossos dias, para glória de Deus. Que sua família seja unida e forte para glória de Deus!
Deus abençoe sua vida, família e ministério em nome de Jesus.
LEIA MAIS SOBRE CORPO DE CRISTO…
É Tempo de Separar a Palha do Trigo – Esboço e Pregação Completa