Ícone do site Pregador Manasses

As Principais Doutrinas da Bíblia

as principais doutrinas da biblia

As Principais Doutrinas da Bíblia

Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. (Tito 1:9)

O que é doutrina?

A palavra doutrina significa disciplina, é um conjunto de ideias básicas de um sistema. Por exemplo, em uma escola, um hospital e em um tribunal, existem normas e regras diferentes para cada um.

Essas normas e regras podem chamar de doutrina. Ou seja, doutrina da escola, doutrina do hospital, doutrina do tribunal.

Sendo assim, existem na bíblia sagrada normas e regras básicas a todo cristão, as quais são chamadas de doutrina!

E podemos dividir essas doutrinas em fundamentais e não fundamentais.

As doutrinas fundamentais são aquelas irrevogáveis e irrefutáveis segundo a bíblia, que não podem mudar, que não podem ser alteradas, elas são poucas, mas sustentam toda a nossa fé.

Por exemplo; A doutrina da ressurreição de Cristo!

É um estudo bem elaborado mostrando a causa da ressureição e a importância.

Existem algumas causas da ressurreição, entre elas cito esta: A santidade de Cristo! Pois como ele não tem pecado, logo a morte não pode segurá-lo, por isso convém que Ele ressuscite!

A importância da ressurreição de Cristo é simples. Se ele não ressuscitou, então ele mentiu (Lc 9:22), porque disse que ressuscitaria. E se mentiu sobre isso, mentiu sobre todo o resto.

E a bíblia diz que Deus ressuscitou a Cristo (At 2:32. 1Co 6:14), portanto, se ele não ressuscitou, logo a bíblia não é a verdade e Deus não existe. Por isso é tão importante essa doutrina, e podemos descansar, sabendo que sim, Ele ressuscitou, Ele vive e Reina.

A única forma de derrubar essa doutrina seria provar que Jesus não ressuscitou, e se alguém fizer isto, irá destruir o cristianismo e toda nossa fé.

Percebeu o que é uma doutrina fundamental?

É o tipo de doutrina que caso seja derrubada, irá destruir nossa fé. Por isso chamamos de heresias todo e qualquer estudo/pregação que agride uma doutrina fundamental.

Existem centenas de doutrinas, mas nem todas são importantes e fundamentais. E algumas doutrinas são apenas criações de homens. Por isso é importante o cristão andar em constante crescimento na graça e no conhecimento. (2Pe 3:18).

As doutrinas mais importantes, as principais da bíblia são:

  1. O Deus Tri-uno – Deus é um só, em 3 pessoas. Pai, Filho e Espírito Santo.
  2. A queda do Homem – O homem não tem condições de salvar-se.
  3. A Salvação pela Graça – Deus nos salva por meio de seu filho Jesus que morreu por nós.
  4. A justificação pela Fé – O salvo em Cristo é justificado pela fé no Senhor Jesus.
  5. O novo nascimento – Aquele que recebeu a Cristo, possui o Espírito Santo, nasceu de novo.
  6. O Batismo em Água – Como símbolo da morte para o mundo e ressurreição para Deus.
  7. A Ceia do Senhor – A comunhão no corpo de Cristo, a igreja.
  8. A ressurreição de Cristo – Jesus esta vivo! Vive e reina para sempre.

Essas são as principais. Ainda assim, existem aqueles que tentam ferir uma ou outra doutrina, e por isso, são considerados como seitas e heresias.

Outras doutrinas também importantes que temos no meio pentecostal são:

Veja que nenhuma dessas doutrinas tem a ver com roupas, ou aparelhos tecnológicos como a Tv e etc. E é por isso que existe uma separação entre doutrina e cultura.

Uma coisa é doutrina, a qual a bíblia chama de: Sã doutrina! Outra coisa são usos e costumes.

Paulo esta dizendo a Tito, para que escolha presbíteros, homens que irão liderar a igreja de Deus. (Tito 1:1-9).

E Paulo faz várias recomendações, dizendo que o líder precisa ser: Marido de uma mulher só, não dado ao vinho, não espancador, tendo seus filhos em sujeição e etc.

Porém, a ultima e principal recomendação, da qual Paulo gasta mais tempo falando é essa:

Que sejam homens que Guardam a firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. (Tt 1:9).

O Brasil esta cheio de igrejas em cada esquina. Isto é bom. Porém também esta cheio de líderes que não retêm a sã doutrina, que ensinam usos e costumes confundindo mais os irmãos.

Falam de suas vidas, falam de cultura e religião, mas não falam de bíblia, não ensinam nada sobre as principais doutrinas da palavra de Deus.

E é por isso que precisamos proteger a nossa fé e a fé de nossa família, procurando aprender mais e mais da palavra de Deus. E se possível, em uma igreja onde é ensinado a verdade bíblica.

Pois como você viu, existem muitas doutrinas importantes e interessantíssimas para nós estudarmos.

Oremos pois, para que Deus dê ao Brasil mais e mais pastores que manejam bem a palavra da verdade.