Casal Nota 10 – Abraão e Sara | Palavra para Casais
Então Sarai disse a Abrão: — Eis que o Senhor me impediu de dar à luz filhos. Tome, pois, a minha serva; talvez assim eu possa ter filhos por meio dela. E Abrão concordou com o plano de Sarai. (Gênesis 16:2).
Abraão Sara e Agar! Parece até novela. Embora tenham cometida uma loucura, aceitando uma terceira pessoa na relação, ainda assim, as suas boas obras se sobressaem frente aos seus erros.
Porém, existem erros que marcam o nosso casamento para sempre. E tais erros irão levantar discussões por longos anos, se o casal não conseguir perdoar um ao outro e a si mesmo. Portanto, o melhor é não cometê-los.
Abraão e Sara é o casal desesperado para ter filhos, viver a promessa, realizar o sonho, seguindo o chamado de Deus. E isso não é diferente de muitos casais de hoje em dia. Mas o casal cristão precisa insistir com Deus na oração e ficar firme no que Deus prometeu.
A ideia de ter filhos veio de Deus. Quando Abraão se casou, já sabia que sua mulher era estéril. (Gn 11:30). Porém, após conhecer o Senhor Deus e andar com ele passou então a sonhar com essa possibilidade.
- Sem Deus, somos conformados, mas com Deus, passamos a sonhar.
- Sem Deus não vale a pena sonhar, mas com Deus, sonhamos coisas impossíveis.
Pois todos os sonhos que vem de Deus, são impossíveis. Assim como todas as promessas que Deus faz, são impossíveis para que assim, somente Ele possa cumprir e ninguém mais.
Não é você, nem seu pastor, nem homem, nem anjo, nem todo dinheiro do mundo que irá cumprir a promessa de Deus. Mas tão somente Deus. Pois as promessas do Senhor são impossíveis até para o presidente da nação, e até para o homem mais rico do mundo. Só Deus pode realizar.
Porém, a promessa demora, e durante a espera, começamos a procurar culpados. E primeiro, Abraão colocou a culpa em Deus e disse que adotaria o filho de Eliezer. Mas agora, Sara coloca a culpa em si mesma. E diz que vai adotar o filho de Hagar.
Tanto Abraão quanto Sara, tiveram a mesma ideia. A diferença, é que Abraão falou com Deus, e o Senhor lhe desviou da loucura. Mas Sara falou com Abraão, e este acatou a loucura e eles assim fizeram.
Não deveria Abraão fazer com Sara o mesmo que Deus fez com ele? Consolando e reafirmando a promessa? Ou talvez ele tenha interpretado mal a palavra que o Senhor falou, porque Deus disse: “Aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.” (Gn 15:4).
E a má interpretação da palavra de Deus, lhe cegou, de tal maneira, que enxergou lucidez na loucura de Sara. E não somente isso, mas a cegueira lhe fez egoísta, excluindo totalmente sua mulher dos planos do Senhor, como se o importante fosse apenas ele, Abraão, não importando quem será a mãe, com tanto que ele seja o pai.
Apesar da loucura de Sara, a culpa maior recai sobre Abraão. Isto é, se estivermos procurando um culpado, não podemos crucificar Sara, Abraão tem maior peso de responsabilidade.
E por quê?
Porque Deus já tinha conversado com ele no capítulo anterior. Veja a conversa:
Depois destes acontecimentos, a palavra do Senhor veio a Abrão, numa visão, dizendo: — Não tenha medo, Abrão, eu sou o seu escudo, e lhe darei uma grande recompensa. (Gn 15:1).
Veja que o Senhor previu a loucura, e para ajudar, ele repetiu a promessa e trouxe uma palavra de consolo para Abraão. Isso é um comportamento padrão de Deus, antes de vir o tempo da sua fraqueza, Deus te dá uma palavra de ânimo, e assim, quando a dificuldade vier, sua fé será provada, pois a sua opção será:
Confiar no que Deus disse ou não; e se confiar suportará firme. E se não confiar, ficará desesperado correndo risco de fazer uma loucura. Infelizmente foi o que aconteceu com Abraão.
Abrão respondeu: — Senhor Deus, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Abrão continuou: — Tu não me deste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. (Gn 15:2,3).
Veja que a fé de Abraão esta realmente abalada, ele questiona que Deus ainda não fez nada, a promessa não se cumpre logo, ele esta ficando velho, e se Deus não agir, qualquer que nascer na casa dele será seu herdeiro. Parece comigo quando estou desesperado.
E eis que a palavra do Senhor veio a ele, dizendo: — Esse não será o seu herdeiro. Pelo contrário, aquele que será gerado por você, esse será o seu herdeiro. (Gn 15:4).
Certamente Abraão contou para sua esposa o que Deus disse. Pois ambos estavam desesperados por um filho. E é possível até, que não Abraão, mas Sara tenha interpretado mal a palavra do Senhor, ou mesmo ambos, pois ele disse:
“aquele que será gerado por você, esse será o seu herdeiro”. Talvez Sara pensou: O mistério de Deus é com Abraão, portanto, desde que ele seja o pai, não importa quem seja a mãe.
Quantas vezes o marido tem um ministério, como pregador, pastor, evangelista, ou mesmo obreiro, diácono, porteiro da casa do Senhor; e a sua esposa age igual a Sara, pensando que Deus só tem negócios, planos e promessas com seu marido e que ela, mesmo sendo esposa, esta de fora?
Errado! O que Deus tem com Abraão também tem com Sara. E o que Deus tem com Sara também tem com Abraão. Ele mesmo estabeleceu isso dizendo: “Serão dois em uma só carne. E que ninguém separe…” (Mt 19:6).
Portanto, todas as revelações que Abraão receber de Deus, são também para Sara e vice versa. Sua esposa é missionária? É do manto? É pastora? Tudo que Deus tem com ela, também tem contigo homem de Deus.
Outro motivo para Sara ter, ela mesma, tomado a atitude de entregar Agar para Abraão, pode ser relacionado a fraqueza emocional. Deixe-me explicar melhor:
É comum as mulheres entregarem seus maridos para outra mesmo sem perceber, por exemplo; Quando estão insatisfeitas com a vida, quando se culpam, quando pensam que são uma pedra no caminho do marido, quando pensam que elas são o motivo da família não crescer, quando se diminuem logo começam a imaginar que seu marido seria mais feliz com outra pessoa ou sozinho, porém isto é uma loucura, e vou além, diria que isso é laço satânico, obra do inferno para destruir teu casamento.
Mulher, não se diminua! Nunca pense que você é pedra no caminho. Nunca pense que a culpa é sua. Por mais que o marido diga: “A mulher que tu me destes”. A culpa não é sua.
E por que não? Ora, porque a culpa é sempre da liderança. Quando um time vai mal, não se trocam os jogadores, mas sim os técnicos. E diante de Deus, o marido é o líder e principal responsável por tudo.
Ainda que Eva coma do fruto, o primeiro á ser questionado é Adão. Logo, a culpa sempre será dele, isto é, se for mesmo caso de achar algum culpado, o que na maioria das vezes, não há motivos para culpar alguém, mas é questão de abrir os olhos e entender melhor os planos de Deus.
Pois, se Sara entendesse que o plano de Deus sempre foi dar um filho para ela, nunca teria entregado seu marido para outra (Gn 17:16). Talvez ela pensou que Deus era só com Abraão, e não era com ela, por ver sempre Abraão falando com Deus, ouvindo a voz de Deus, talvez ela achou que isso não á envolvia.
Se Sara entendesse que para Deus, é importante que ela seja estéril, justamente para que Deus seja o principal responsável pela formação da nação de Israel, então jamais ela iria permitir Hagar deitar em sua cama.
Se Sara entendesse que Deus é assim mesmo, ele promete o impossível, e depois espera de nós plena confiança, pois o que Deus promete, é sempre no tempo Dele. Então ela nunca iria permitir a outra se aproximar do seu marido, e a demitiria logo caso olhasse para ele com malícia.
Marido, compartilhe com sua esposa tudo que você tem com Deus, pois é dela também. Mulher, não se diminua, pois para Deus, você tem o mesmo valor do seu marido, ambos são um.