Como Deve Ser o Pastor? Solteiro, Casado, Jovem, Mulher… O que a Bíblia Diz? A Mulher Pode Ser Pastora?
Fiel é a palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente obra almeja. (1 Timóteo 3:1).
Excelente obra! Por quê? Porque essa obra tem preciosa nobreza, importância, necessidade e principalmente por causa do quanto essa obra vai exigir de você. Tudo!
A primeira carta de Timóteo traz para nós o currículo, não do pastor, mas do candidato a assumir tal missão. E a cada item da lista, filtramos os candidatos.
Imagine que na igreja de Éfeso, tem cerca de 100 pessoas que desejam assumir a missão de apascentar o rebanho de Cristo.
E que Timóteo tem a difícil tarefa de sondar para descobrir qual ou quais, se encaixam na lista que Paulo deixou. Isso por si só já nos ensina uma valiosa lição. Que é:
Os requisitos para ser um pastor, não são obrigações do pastor, mas são encontrados naturalmente nos crentes fiéis a Cristo que fazem parte do rebanho do Senhor.
Isto significa que um cristão verdadeiro, cedo ou tarde, vai preencher todos esses requisitos. Mesmo que não queria ser um pastor, ele vai ter todas essas características com o tempo, porque elas apontam para Cristo.
Outra lição aqui é: O pastor é escolhido do meio do rebanho, e não de fora. Aquele no rebanho que for mais parecido com Cristo será este que vai apascentar as ovelhas.
Lembre-se que João é o apóstolo do amor, mas Pedro foi escolhido para pastor por Cristo, porque disse: Tu me amas mais do que a estes? (Jo 21:15). Ou seja, o pastor deve ser aquele que maior amor tem por Cristo.
Agora vamos cobrir 4 requisitos da lista de 1 Timóteo 3:
O Pastor Deve Ser Irrepreensível
Irrepreensível = Significa que tem fixa limpa, que não pode ser culpado por nada. Alguém que não deve nada a sociedade. Permita-me te contar um caso real.
Um irmão exemplar foi colocado como pastor. Ele tinha cerca de 50 anos, já era cristão fiel na igreja há 20 anos e após ser pastor, fez um bom trabalho, até que foi preso pela polícia, por causa de um crime que havia cometido antes de se converter ao Senhor.
Por isso, o pastor precisa ser irrepreensível. Por exemplo; alguém que não tenha um passado muito manchado. Para que não seja constantemente refutado, desrespeitado e humilhado quando tentar repreender alguém, e este se defender usando o passado do pastor como escudo.
Graças a Deus, hoje temos muitos candidatos assim, que cresceram na igreja, como Timóteo, que desde pequeno sabe as sagradas letras. (2Tm 3:15).
Isso não significa que só os que cresceram na igreja podem ser pastores. Mas certamente, eles são candidatos com vários requisitos da lista já preenchidos.
O Pastor Deve Ser Não Neófito
Não neófito = Isso quer dizer novo, novato, imaturo, jovem e etc. Lembre-se que na bíblia, até os 50 anos ainda é jovem. Mas hoje, quando falamos “jovem” geralmente é para alguém com bem menos de 25 anos.
Por isso, quando Paulo chama Timóteo de Jovem, não significa que ele tem 20 e poucos anos ou menos. Significa apenas que ele ainda não tem cabelos brancos. (1Tm 4:12).
Quando Paulo proíbe o pastor de ser Neófito, é em todos os sentidos. Cito 2 importantes:
- O pastor não pode ser jovem demais. Falta experiência na vida.
- Não pode ser novo convertido. Falta experiência com Deus e com a igreja.
O argumento de Paulo é que: Os inexperientes caem facilmente nos laços do diabo. E se o pastor cair, as ovelhas se dispersarão. (Mc 14:27).
O Pastor Deve Governar Bem a Própria Casa
Que Governe bem a própria casa = Quer dizer, a família do pastor deve ser exemplar. Imagine o pastor aconselhar uma pessoa dizendo:
“Você precisa colocar sua família em ordem para resolver este problema.” E a pessoa responder: Mas como? Porque nem o Sr. Soube colocar em ordem a sua família.
Lembre-se que família é marido esposa e filhos. O que sobra é parente. E depois que os filhos se casam, já não é mais responsabilidade do pastor, pois constituíram sua própria família.
O Pastor Deve Ser Fiel no Casamento
Esposo de uma só mulher = Alguém que tenha sido fiel durante todo o seu casamento. Na cidade de Éfeso a infidelidade era comum e bem aceita. Por isso Paulo bate nessa tecla.
Sabemos que Timóteo era pastor de pastores. Enviado pelo apóstolo Paulo ás igrejas, para ver como anda a obra, orientar os pastores locais, levantar novos pastores, ensinar, instruir etc. E depois voltar com o relatório a Paulo. (At 19:22. 18:5. 17:14. 1Ts 3:2. 1Co 4:17. 16:10).
Não há nenhum registro na bíblia que mostre Timóteo em algum relacionamento. Portanto a conclusão é que Timóteo era solteiro. Um pastor solteiro.
A exemplo de Timóteo, algumas igrejas levantam e apoiam pastores solteiros. E a exemplo das palavras de Paulo: “marido de uma mulher só”, outras igrejas só levantam pastores casados. E ainda temos aquelas igrejas que entendem que o pastor pode ser solteiro, mas preferem manter a regra do pastor casado.
Afinal, o pastor pode ser solteiro? Como e quando? Ou deve ser sempre casado?
Devemos entender que Paulo não esta colocando uma obrigação de ser casado. Mas esta destacando que o pastor precisa ser fiel.
- Irrepreensível = Fiel para com a sociedade que vive.
- Marido de uma só mulher = Fiel para com a esposa.
- Filhos em sujeição = Fiel quanto à responsabilidade na família.
- Apto para ensinar = Fiel ao compromisso na palavra.
- Não dado ao vinho = Fiel em andar no Espírito, não na carne. (Ef 5:18).
Timóteo era solteiro, mas era fiel. (Fl 2:19-22). O problema não é ser solteiro ou casado. O problema é a fidelidade. E nesse teste, poucos passam.
A Mulher Pode Ser Pastora
Ainda sobre “marido de uma mulher”, alguns entendem que significa que o pastor deve ser prioritariamente homem.
Mas na verdade, essa frase apenas significa que Paulo sabe que os candidatos serão todos homens devido às circunstâncias da época em que vive.
Se o sexo, masculino ou feminino fosse um problema. Paulo deixaria isso claro no capítulo 3. Mas não deixou. Os únicos capítulos na bíblia que trazem lista de recomendações aos candidatos a pastor são 1Tm 3:1-13 e Tito 1:5-9.
E nessas passagens, ele não faz proibição direta quanto ás mulheres. Ele usa várias negativas dizendo: Não espancador… Não dado ao vinho… Não iracundo… Etc. Mas não há nenhuma negativa quanto ás mulheres.
Devemos lembrar que a mulher é igual ao homem (Gn 1:27), e talvez superior na criação. Porque o homem foi feito do pó, mas a mulher foi feita da costela. A primazia é do homem, por que foi feito primeiro.
Mas ser pastor não tem a ver com primazia. E sim com Fidelidade a Cristo, a família e a igreja.
Porque ao desprezar a mulher como pastora, qualificando isso como erro, pecado ou coisa parecida; Estaremos jogando fora o incrível trabalho que muitas delas tem feito ao Senhor, pelo simples fato de estar na posição de pastora, que lhe traz a liberdade de tomar decisões que antes não seriam possíveis.
Se você disser: Senhor Jesus, temos visto outros falando em teu nome, vamos proibir? Ele dirá: Não. Porque quem não é contra nós é por nós.
Então quem sou eu para proibir a mulher de ser pastora, sabendo que seu sentimento é de contribuir para o crescimento da obra de Deus.
E que muitas vezes, ela é a única em sua comunidade com capacidade, coragem e vontade de fazer isso, ao passo que muitos Baraques tem o cargo, mas estão morrendo de medo.
Paremos com as fábulas. Se Paulo fica feliz em ver o evangelho sendo pregado até mesmo por aqueles que o fazem por interesse e pretexto, (Fl 1:18); Como você pode ficar triste ao ver o evangelho sendo pregado por mulheres de Deus?
Igual a Paulo digo: Que Importa? Com tanto que Cristo seja anunciado. Nisto me alegrarei.