Como Fazer Orações
E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. (1 João 5:14)
Todo mundo pensa que sabe orar.
Existem aqueles que pensam que se fizer uma oração bem melancólica e sentimental, irão alcançar resposta de Deus. Pensam que chorar durante a oração é o segredo.
O Apóstolo João revela o segredo da oração. Ele diz: Se Pedirmos alguma coisa….
A pergunta é: Qualquer coisa? Podemos pedir tudo o que quisermos na oração? Certamente não.
A resposta do apóstolo é: Segundo a sua vontade! Ou seja, devemos pedir coisas que estão dentro da vontade de Deus. Por exemplo;
- Se você pedir para Deus mandar um meteoro na terra, não será atendido.
- Se você pedir para Deus matar todas as pessoas más nesse mundo, não será atendido.
- Se você pedir para Deus te ajudar com algum plano maléfico, não será atendido.
- Até se você pedir: Deus tire essa montanha daqui e jogue no mar para que venha uma tsunami, também não será atendido.
E por incrível que pareça, tem coisas que mesmo sendo boas, dependendo da situação, do momento, do plano de Deus, e do que você ainda precisa aprender, Deus pode simplesmente responder “não”.
Como por exemplo, o apóstolo Paulo que estava doente, que já tinha curado muitos enfermos através dos seus aventais, (At 19:12); ele pediu a Deus a cura para si, que Deus afastasse dele um espinho na carne, e o Senhor rejeitou, não atendeu esta oração. (2Co 12:8-10).
Em resumo, oração deve ser de acordo com a vontade de Deus. Por isso o principal pedido na oração do pai nosso é este: Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. (Mt 6:9,10).
Mas nem sempre a vontade de Deus é aquilo que desejamos. E até Jesus passou por isso no Getsemani. (Mt 26:39,42).
Jesus fez um pedido, conforme a tristeza de morte que estava sentindo. (Mt 26:38). Porém, ele sabia que isto não iria acontecer, então aceitou a vontade de Deus dizendo: todavia, não seja como eu quero, mas sim como tu queres.
Tem lutas e dificuldades que nós temos que passar, para aprender, crescer e vencer. Deus não impediu Jesus de passar pela cruz e tomar o cálice da ira, mas o deu forças para atravessar e chegar vencedor do outro lado. (Fl 2:8,9).
Isto nos ensina que devemos estar em comunhão com Deus (Rm 5:1) para fazer orações corretas, orações que são conforme a vontade de Deus, para termos a certeza de que seremos atendidos.
Ao mesmo tempo, devemos andar em comunhão com Deus, no Espírito (Gl 5:16), para que possamos saber quando pedimos algo que não é conforme a vontade de Deus, e assim mudaremos nossa oração.
A pergunta é: Qual é o plano de Deus em sua vida agora que você já esta salvo? (Ef 5:17).
A bíblia sagrada nos orienta quanto a vontade de Deus para nós, em várias áreas da nossa vida. (1Ts 4:3. 5:18. Mq 6:8. 1Pe 3:11).
Mas são tantas, que é por isso que precisamos ler e meditar na bíblia, estudar e aprender, para ir pouco a pouco conhecendo mais a vontade de Deus e crescendo na graça e no conhecimento.
E isto fortalecerá nossas orações cada vez mais.