Pastor, você tem dado conselhos baseados na Palavra de Deus ou tem se apoiado na sabedoria humana? Cuidado!
A falta de preparo na hora do aconselhamento pode causar grandes danos espirituais ao membro aconselhado, á família dele, e até á você pastor e sua família, sem mencionar sua reputação.
Você acompanhou o caso de aconselhamento envolvendo um líder importante no Brasil, o pastor Luciano Subirá? Um caso de aconselhamento que deu polícia, advogados e processos. Triste e decepcionante para todos nós como igreja.
Embora esse exemplo não caiba como falta de conhecimento e preparo, mas cabe como aconselhamento sem base bíblica. Pois, por mais preparado que o líder esteja, ele é quem decide se vai aconselhar pautado na escritura ou não.
Vamos entender os riscos de aconselhar sem base bíblica e como podemos garantir um ministério de aconselhamento sólido, ancorado nas Escrituras.
Os Riscos de Conselhos Sem Base Bíblica
Conselhos Humanos Versus Sabedoria Divina
Provérbios 14:12 nos alerta: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”
Se o conselho não está fundamentado na Bíblia, ele corre o risco de ser apenas sabedoria humana, que leva ao erro e à destruição. Veja o caso de Reboão (1 Reis 12:6-11), que rejeitou o conselho dos anciãos para seguir o dos jovens, e o resultado? A divisão do reino de Israel.
A base do erro dele foi em querer fazer o que era melhor para si mesmo, ao invés de fazer o que era melhor para os seus liderados. Da mesma forma, qualquer líder que pensa no que é melhor para si, acaba por perder toda ou parte de sua liderança, como foi com Roboão.
Conselhos Errados Podem Desviar o Caminho do Crente
Jesus foi claro em Mateus 15:14: “São guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.”
Quando o conselheiro não se apoia na Palavra de Deus, ele não só coloca o aconselhado em risco, mas também a si mesmo. O exemplo dos amigos de Jó é clássico (Jó 42:7-9) – eles deram conselhos errados, porque não tinham discernimento da situação espiritual de Jó.
Embora falassem com muito conhecimento, e muita sabedoria, e ainda com princípios e valores muito próximos e outros semelhantes á palavra de Deus, todavia, o seu fundamento estava incorreto, por falta de discernimento espiritual.
Eles são o exemplo de como podemos errar, pensando que acertamos, quando não temos a bíblia do nosso lado, ou ainda, quando pensamos que temos a bíblia do nosso lado, mas por falta de interpretação estamos do lado errado, gastando energia em maus conselhos, que só fazem aumentar e prolongar o sofrimento de Jó.
Porque o discernimento espiritual é fruto da interpretação correta da escritura. Por exemplo; Quando eu vejo Deus punindo os cananeus e mandando Josué matar até mulheres e crianças, se eu não souber interpretar isso, vou pensar erroneamente que Deus é vilão. E pior do que isso será o conselho destrutivo que darei a alguém após uma interpretação equivocada.
Oséias 4:6 é um versículo duro, mas real: “O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento.” A falta de discernimento bíblico pode levar à destruição espiritual, moral e emocional.
Diante de situações cada vez mais difíceis, problemas e casos de família, envolvendo casamentos e divórcios, traições e adultérios, desde violência sexual até incesto… Você está preparado para discernir corretamente e dar o conselho certo?
A Importância do Preparo Teológico no Aconselhamento
Salmo 119:105 declara: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” A lampada para os pés, se refere a orientação para hoje, e a luz para o caminho é orientação para o dia de amanhã me permitindo planejar hoje o meu futuro com base na revelação da palavra.
Logo, o preparo teológico alicerça o conselheiro na Palavra de Deus, fornecendo clareza e segurança para guiar outros. Sem a Bíblia como guia, como vamos direcionar quem nos procura?
Antigamente, procurávamos uma igreja com sinais e maravilhas. Essa época passou. Até pouco tempo o povo tem procurado igrejas com uma boa pregação, mas essa época também está passando, apesar de que sempre será relevante, mas irá, e já está, a perder força para uma nova situação: HOJE, as pessoas procuram uma igreja onde podem ser amparadas, bem recebidas, acolhidas, e principalmente bem orientadas espiritualmente.
Se tem uma boa pregação, uma boa palavra, é ótima. Mas se além da boa palavra, tiver aconselhamento, departamentos que cuidam das pessoas em cada fase como aconselhamento para jovens, aconselhamento para casais e educação para crianças, e o mais importante:
Direção espiritual! É isso que todos procuram. E requer que o líder possa Guiar os membros individualmente sobre a fase em que estão passando na vida, para que possam tomar decisões que irão definir todo o seu futuro, um futuro feliz e próspero, e o desfio é fazer isso pautado na bíblia ao mesmo tempo que faça sentido com a pessoa orientada, como sendo o próprio Espírito Santo para esses membros.
Todavia, para chegar nesse ponto, é preciso muito ensino e muita instrução, o líder precisa ensinar e ensinar até que eles amadureçam e entendam a vida como ela é, Deus como Ele é, e o cristão como deve ser. Um estudo focado e direcionado irá facilitar a vida na hora de aconselhar.
Considero muito mais fácil encaminhar todos para um curso teológico avançado, a fim de que adquiram essa maturidade rapidamente, ao invés de passar 10 a 20 anos tentando ensinar o básico e ao mesmo tempo lutando para se equilibrar frente aos infinitos desafios da liderança.
Mas, a fim de aplacar seu desespero querido pastor(a), e simplificar na prática algo que pode ser feito agora, digo que: Sua igreja pode ser pequena como for, se ela tiver ao menos aconselhamento para casais, e você divulgar isso, irá crescer no mínimo 10x mais. Pois é aconselhamento que as pessoas procuram, além de também procurarem ouvir uma boa palavra. Mas para isto, você precisa ter o conhecimento teológico somado ao conhecimento sobre matrimônio.
Evitar Distorções Teológicas e Doutrinárias
Paulo nos lembra em 2 Timóteo 2:15 da importância de manejar bem a Palavra da verdade. O conselheiro preparado não distorce a Bíblia, mas a usa corretamente para edificar e corrigir. Precisamos ser obreiros aprovados, sem ter do que nos envergonhar.
Pois não é uma opção, aconselhar ou não aconselhar. A partir do momento que você assume qualquer posição de liderança, seja de homens, de mulheres, ou até de jovens, você terá que aconselhar, pois as ovelhas irão pedir o seu conselho, visto vivermos em um tempo de tanta desinformação, ansiedade e depressão, que estão todos precisando de ajuda e amparo. Até mesmo em sala de aula, os alunos pedem o conselho do professor, ao invés de pedirem o conhecimento acadêmico.
Então, se você sendo o pastor, levantar um líder para um departamento da sua igreja, saiba que os membros envolvidos nesse departamento irão contar com os conselhos desse líder que você levantou. E isso significa que quanto mais líderes na igreja, maior é a necessidade de capacitação teológica e espiritual, afinal, imagine o líder dos jovens aconselhando os jovens de forma incorreta, duvidosa, rebeliosa e até imoral? Que dor de cabeça e prejuízo não será para você.
E falando da Necessidade de Capacitação Espiritual Para Liderar o Rebanho…
Precisamos lembrar de 1 Pedro 5:2-3 que nos exorta a pastorear o rebanho com cuidado e voluntariamente. Um líder que deseja aconselhar precisa estar espiritualmente preparado para guiar com responsabilidade e sabedoria. Sem capacitação, como podemos ser bons pastores?
Por isso, você precisa urgente, se capacitar, e trazer junto com você, os demais líderes que o irão acompanhar no ministério. E para isso, conte com todo o apoio do Clube de Pregadores, que não apenas ensina teologia, mas orienta e capacita seus líderes.
Nossa missão é atender o chamado de Deus, por isso, não apenas ensinamos! O Clube de Pregadores entrega semanalmente mensagens e esboços prontos de pregação, em apoio aos seus alunos pastores que precisam de agilidade na vida corrida em que levam, e também promove debates em temas polêmicos, como *dízimo e divórcio,* para manter os seus alunos bem informados, nutridos e capacitados para responder biblicamente ás questões do dia-a-dia, e além disso proporciona á esses alunos cursos de capacitação ministerial junto com o curso teológico, como por exemplo: curso de pregação, curso de casamento, curso de memorização, curso de especialização entre outros… E tudo isso com valor extremamente acessível e facilidade e praticidade na forma de pagamento, além de enviarmos os livros na sua casa pelo correio, você ainda pode abrir uma sala teológica na sua igreja.
Nunca foi tão urgente estudar teologia como é hoje. Vamos começar um módulo novo dia 21 desse mês, faça já sua inscrição.
Deus abençoe sua vida, família e ministério em nome de Jesus.
Pregador Manassés.