Estudo no Salmo 24
Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Salmos 24:1)
A afirmação de que ao Senhor pertencem a terra e seus habitantes é uma introdução que justifica o motivo de alguém precisar entrar no monte santo do Senhor (Sl 24:3)
E por que alguém precisa subir lá? Simples, esta implícito que precisamos conhecer o criador de todas as coisas, para que nossas vidas façam sentido.
Conhecer a Deus é o que dá sentido ao planeta e todos os seres viventes, pois foi Deus quem criou tudo. Porém, temos um problema, ninguém pode subir até lá, ninguém pode estar no lugar santo. Porque ninguém nessa terra é limpo de mãos e puro de coração. (Rm 3:10. 3:23).
Porém, quando conhecemos Jesus, tudo fica mais claro! Ele é justo, ele é puro, ele é santo! Portanto Ele sim pode subir ao monte santo do Senhor, Ele sim pode estar no lugar santo, conhecer a Deus e revelar a nós (Mt 11:27).
E é por isso que Ele diz: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)
E ao entrar lá, o que vai acontecer? Ora, Jesus irá receber a recompensa por ser santo e puro! E então o salmista diz: Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. (Salmos 24:5).
Como ele mesmo disse: “…É-me dado todo o poder no céu e na terra.” (Mateus 28:18). E como ele mesmo compartilhou conosco essa santidade e pureza, através do seu sangue na cruz, então agora podemos receber também tão grande privilégio de subir ao monte santo de Deus. Por isso o salmista diz: São assim aqueles que o buscam, que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Salmos 24:6 nvi).
E por fim ele conta como foi a entrada do Senhor no céu, um tanto estranha, precisou soar o alarme e tocar buzina, porque ninguém jamais pensou que seria possível alguém entrar lá.
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. (Salmos 24:7) Esses portais eternos estavam fechados, até que um dia, Jesus Cristo ressurreto do monte das Oliveiras começou a voar e subir assunto ao céu, enquanto seus discípulos olhavam para Ele, uma nuvem o ocultou e do outro lado o rei da glória se apresentou.
Como não o conhecessem nesse corpo, com essas roupas e aparência, perguntaram: Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. (Salmos 24:8)
Como assim, o Senhor forte e poderoso na guerra? Forte e poderoso porque venceu as tentações, venceu o pecado, venceu o diabo, venceu o inferno inteiro e venceu a morte! Portanto vencedor invicto, nunca perdeu uma batalha.
Como assim Rei da glória? Porque conquistou o mundo inteiro, atraiu todos a Ele, salvou a humanidade, com seu sangue comprou para si gente de todos os povos, raças, tribos, línguas e nações.
Portanto, a Ele o poder, a Ele o domínio, a Ele o louvor e majestade para sempre! Por isso, Ele é o Rei da Glória.