Ícone do site Pregador Manasses

Fome e Sede de Ouvir a Palavra do Senhor | Amós 8.11

Eis que vêm dias diz o Senhor DEUS em que enviarei fome sobre a terra não fome de pão nem sede de água mas de ouvir as palavras do SENHOR Amós 8 11
Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. (Amós 8:11)

Fome e Sede de Ouvir a Palavra do Senhor

Quando essa profecia se cumpriu? Como assim fome de ouvir as palavras do Senhor? Como isso acontece na prática? E se eu não estou com fome da palavra, isso é bom ou é ruim?

Quando ele diz que não é fome de pão, mas sim da palavra de Deus, trata-se de fome espiritual.

Assim como uma pessoa pode morrer de fome se não tiver alimento para comer, e morrer de sede se não tiver água para beber. Assim também aquele que tem fome espiritual, pode morrer espiritualmente.

E o que se vê hoje ao nosso redor?

Os evangélicos no Brasil estão crescendo? Os fatos dizem o contrário.

Pois um cristão verdadeiro faz a diferença onde passa, onde mora, onde trabalha, onde estuda! E o resultado disso é que a maldade vai diminuindo e a bondade prevalecendo.

Porém não vemos as brigas diminuindo, não vemos a união aumentando, não vemos os casamentos se firmando, mas pelo contrário, há muitas brigas dentro da igreja tanto quanto fora, há muita desunião no povo de Deus e os divórcios dentro da igreja são quase maiores do que fora da igreja.

Mas tem tantas igrejas abençoadas e cheias no Brasil! Sim, isso é verdade. Temos vários templos cheios. Mas como diria o Hernandes;

É muito ajuntamento e pouco quebrantamento, muito movimento e pouco avivamento, muita aparência e pouca essência, muitas folhas e pouco fruto, muitos cultos festivos e poucas almas se salvando!

A fome é um dos 4 juízos mais severos de Deus. (Ez 14:21). E agora, Amós fala que Deus também pode enviar fome espiritual, que é pior do que a fome normal. E o motivo de Deus enviar essa fome espiritual, é:

É uma situação de causa e efeito, se não ouvem os profetas, se rejeitam a palavra, então o Senhor irá se calar por 400 anos. Isto você deve conhecer como período inter-bíblico, o espaço tempo entre o AT e o NT.

E como acontece essa fome na prática?

Não seria a primeira vez que o Senhor envia fome espiritual. Já aconteceu antes, vejamos alguns relatos:

E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei. (2 Crônicas 15:3)

Já não vemos os nossos sinais, já não há profeta, nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. (Salmos 74:9)

As suas portas caíram por terra; ele destruiu e quebrou os seus ferrolhos; o seu rei e os seus príncipes estão entre os gentios, onde não há lei, nem os seus profetas acham visão alguma do Senhor. (Lamentações 2:9)

Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; então buscarão do profeta uma visão, mas do sacerdote perecerá a lei e dos anciãos o conselho. (Ezequiel 7:26)

Percebeu o que é fome espiritual? Não há profeta, significa que não há quem chame o povo a santidade e revele a vontade do Senhor.

Uma simples pesquisa na internet revela quantas profecias erradas, quantas enganações, ‘revelamentos’ e profetadas estão acontecendo hoje no Brasil.

Também do sacerdote perecerá a lei. Quer dizer, pastores vazios que não conseguem alimentar a igreja. E os únicos cultos em que você consegue ouvir uma boa palavra, são em congressos porque trouxeram alguém de fora, e às vezes a palavra não é boa o bastante.

E hoje muitos pastores já admitiram que não podem alimentar o rebanho, e por isso, abandonaram a pregação da palavra e se dedicaram a shows de música, entretenimentos e festividades de todo tipo.

E hoje se cumpre novamente a profecia de Amós, pois as pessoas estão correndo atrás da palavra, disputando os pregadores itinerantes, reclamam das ofertas que eles cobram, quando deveriam ter vergonha de não buscar eles mesmos a doce e santa palavra de Deus.

Por isso Amós diz: E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão. (Amós 8:12)

Qual foi o evento de missões referencial de pregadores no Brasil por muitos anos? Onde esta ele agora?

E quantos jovens há que saíram da igreja e protestam contra ela? Não é isto morte espiritual? Resultado da fome espiritual?

É incrível como Amós explica que um dos resultados da fome espiritual é justamente os jovens caindo. Veja:

Naquele dia as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede. (Amós 8:13)

Por quê de sede e não de fome? Porque a fome é da palavra doce e pura que vem de Deus. Mas a sede é da água, o Espírito Santo, aquele que faz jorrar em você um rio de águas vivas! (Jo 7:38,39).

Esta água é tão poderosa que leva vida por onde passa (Ez 47:9) e só o cheiro dela já faz brotar a mais seca das árvores (Jó 14:7-9).

Oh meus irmãos, não podemos ficar de braços cruzados enquanto a fome mata o povo e a sede desmaia nossos jovens.

Para onde foram nossos heróis? Homens e mulheres tão bem nutridos espiritualmente que eram capazes de pregar e ensinar o dia todo? E que viviam tão inspirados que poderiam escrever vários hinos com base bíblica, os quais estão na harpa cristã hoje?

Enquanto você fica competindo com seus parentes e vizinhos para ver quem enriquece mais rápido, quem junta mais tecnologia, quem tem o melhor celular; ALMAS ESTÃO MORRENDO DE FOME E SEDE DENTRO DA IGREJA BEM DEBAIXO DO SEU NARIZ!

Uns estão perdendo tempo em debates teológicos, outros estão perdendo tempo falando mal do dizimo, de pastores e da igreja em geral, e poucos estão lutando para levantar os muros!

Esta faltando Neemias, está sobrando Sambalates. Tem muitos para criticar, atrapalhar e derrubar, mas poucos para edificar, trabalhar e construir.

Mas Deus que é riquíssimo em amor e misericórdia, pela sua infinita graça, ainda nos dá uma chance e envia o seu divino Espírito Santo ao Brasil, mais uma vez, para levantar profetas!

É você? É você rapaz? É você irmã? É você moça?

DEIXA DEUS USAR A SUA VIDA, PORQUE JESUS VEM AÍ.