Mentira do Diabo: Você Não Vai Vencer!
(Jz 6:14-15) Então, o Senhor olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.
Frases como: “Você não vai vencer”, “Não vai dar certo”, “Não vai conseguir”, “Não vai funcionar”, “Não adianta tentar”, “Não tem nenhuma chance”… São tão comuns, que parecem até inteligentes em muitos casos.
As pessoas dizem ‘não’, depois acham um motivo para justificar o ‘não’ e assim desistem de tentar, e depois vivem se consolando dizendo a si mesmas que: “Foi a escolha certa, não iria dar certo mesmo, só iria perder tempo e dinheiro, não vale a pena, você foi sábio em desistir”.
Tenho certeza de que você pensou isso várias vezes. Pensou em parar. Pensou em desistir. Pensou que não vai conseguir. E de algumas coisas, ou talvez muitas, você realmente desistiu. Infelizmente, o ‘não’ faz parte das nossas vidas mais do que o necessário.
E confesso a você que, tenho minhas falhas também e meus momentos de incredulidade. E que igual a você, já desisti de coisas boas porque pensei que não iria conseguir. Porém, o nosso Deus é tão bom e poderoso que continua nos dando chances e oportunidades para tentar outra vez.
Essa ideia de desistir, esse pensamento de voltar atrás, é sempre maligno quando se trata de uma boa causa. Ou seja, se for uma causa perdida, um caminho errado, uma estrada de pecados, então voltar atrás é necessário quando voltar significa voltar para Deus.
Mas quando voltar atrás significa abandonar o sonho, desistir da promessa, renunciar coisas boas, nobres e honrosas. Então certamente é um pensamento maligno, uma ideia que veio das profundezas do inferno. O diabo não vai dizer claramente para você desistir, porque ele sabe que fazer isso só te fará mais forte.
Nem mesmo para Jesus no monte da tentação ele disse isso. Ele não mandou Jesus desistir. Mas ele tentou dar ao Senhor opções mais fáceis. Uma vida mais fácil. Parafraseando, é como se ele estivesse dizendo a Jesus:
“Cara, você é o messias, nasceu pra ser rei, então vou te ajudar. Eu tenho sob meu poder todos os reinos do mundo, e eles podem ser seus agora, afinal, você merece. Só precisa se prostrar e me adorar, e pronto, já desce desse monte como o rei que você nasceu para ser, dono do mundo”. (Mt 4:8-9).
Entenda, o diabo é especialista em colocar mentiras na cabeça das pessoas sem precisar dizer isso á elas. Porque se o inimigo aparecer na sua frente dizendo: “Você não vai vencer!” Isso só te dará mais força, e vai te deixar determinado para vencer. Porque vai querer provar pra ele que você consegue. Mas então o que ele faz?
Ele usa as circunstâncias ao seu redor para te fazer acreditar que não vai vencer. Ele usa seu medo contra você. Pois melhor do que dizer isso á você, é fazer você dizer isso á si mesmo.
Veja o caso de Gideão. Ele disse para Deus: “Ai senhor meu…” Isso é incredulidade, ele lamenta por não acreditar que possa vencer. A falta de fé traz sofrimento, porque a incredulidade te faz pensar que não vai vencer, e por isso você lamenta, sente dor e chora.
É engraçado que, Gideão tinha acabado de ouvir uma palavra de fé, de ânimo, de ousadia, de coragem, algo muito lindo que Deus disse á Ele: “O Senhor é contigo varão valoroso”. E é incrível como que, isso significa “varão valente” ou “homem corajoso” e nós vemos pelo próprio texto, nas palavras de Gideão, na resposta dele, fica evidente que ele não tem coragem nenhuma.
Mas Deus esta dizendo que tem. E eu pergunto para Deus: “É sério? Esse cara medroso chorão que só sabe reclamar, fica aí lamentando porque é pobre, porque é o caçula da família etc etc… Esse cara é valente?”
A resposta do Senhor ao meu coração foi bem convincente. Gideão não era valente, até o Senhor dizer que era. Gideão não era corajoso, até Deus determinar que é. Gideão não é valoroso até que o Senhor disse que é. Pois a palavra de Deus tem o poder de determinar as coisas.
Então o anjo disse á ele: O Senhor é contigo… Em outras palavras: Agora o Senhor é contigo. E também disse: Varão valoroso. Em outras palavras, agora porque o Senhor é contigo a coragem te revestirá. Porque Deus é contigo a coragem se apossará de você. Porque o Senhor é contigo a ousadia que tu precisas pra vencer te acompanhará.
E não somente isso, não apenas coragem, mas também força. Porque se o Senhor é contigo, você ganha coragem e força. E por isso diz: Vai nessa tua força! E é incrível como que Gideão ainda continua reclamando.
Significa que, ele não percebeu a coragem que recebeu e nem a força que ganhou. Porque Deus não é mágico de circo para ficar fazendo coisas aparecerem e desaparecerem brincando com as nossas emoções e jogando confetes para nos entreter. Deus faz e pronto, num piscar de olhos esta feito. Mesmo não sentindo nada, mesmo não percebendo nada.
Quer dizer: Tem coragem de Deus aí na tua vida agora, só pelo fato de estar recebendo essa palavra. Mesmo sem ver nada. Tem coragem de Deus em você. Mesmo sem sentir nada. Tem coragem de Deus em você.
Pois o mesmo Deus que dá o sonho também te capacita á viver esse sonho. O mesmo Deus que faz a promessa, também te capacita para alcançar, conquistar e desfrutar da promessa.
Em uma alegoria simples e pequena para te fazer entender melhor, o Deus que dá o capacete que é coisa barata e simples de adquirir, também te dá a moto pra pilotar. A carteira de motorista é coisa barata e simples de conseguir em comparação com o preço do veículo. Porém, o mesmo Deus que te dá carteira de direção te dá também o carro e a garagem pra guardar.
Se Ele prometeu, Ele mesmo te capacita pra alcançar. O mesmo Deus que colocou em você o sonho, também te dá graça e condições de realizar e viver o sonho. Pega essa palavra e acredita: O Senhor é contigo varão valoroso.
Veja que o problema de Gideão, era a pobreza. Ele lamentou por ser pobre. E também por ser pequeno e fraco. Pois ser o caçula da família significa isso. Agora eu pergunto á você: “Deus enriqueceu á Gideão e depois disse: Pronto Gideão, já resolvi tua pobreza, será que você pode por favor agora ir até lá e vencer os midianitas?”
Claro que não. Das reclamações de Gideão, Deus não resolveu nenhuma. Porque eram coisas tão pequenas, que seria humilhante o todo poderoso se rebaixar para isso. Porém, o sobrenatural é pegar um homem fraco, pequeno, pobre e medroso e transformar ele em um herói nacional. Isso é coisa pra Deus.
O Senhor tem grandes coisas para você. O Senhor tem proezas para fazer na tua vida. Porém, o diabo esta usando tudo que ele pode, todas as circunstâncias ao redor, a pobreza, a família, o seu tamanho, suas condições, e tantas outras coisas só para te fazer acreditar que você não pode, não consegue, não vai vencer.
Porém, hoje o Senhor esta derrubando o castelo de cartas com os planos do inimigo, e te iluminando para enxergar que Deus é contigo, mesmo pobre, mesmo tendo problemas na família, mesmo com todas essas circunstâncias que te fazem temer, ainda assim, o Senhor é contigo varão valoroso.
Se for para desistir de alguma coisa, então desista de crer na mentira do diabo e receba na tua vida a verdade de Deus que é: Ele te ama, ele te chamou, ele te escolheu, ele quer te usar, ele te capacita, ele te enche de coragem e ousadia, ele te dá forças e vai preparar tudo na tua frente para você caminhar e vencer.
E não somente isso, ele vai facilitar essa luta impossível. Pois o Senhor disse: “Como eu estou contigo, vencerás os midianitas como se fossem um só homem” (Jz 6:16).
O que era impossível vai ficar fácil. O que era invencível vai ficar fraco. O que era grande vai ficar pequeno. O que era muito será pouco para ti. Essa montanha gigantesca que tens que atravessar será rebaixada até seus pés e passarás por ela como quem atravessa uma ponte, porque o Senhor é contigo.