Ícone do site Pregador Manasses

O que é Depressão? Como Acontece? – Pregação Evangélica

O que é Depressão? Como Acontece?

O que é Depressão? Como Acontece?

Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. (Salmos 42:11).

As palavras do salmista apontam sintomas de depressão.  Alma abatida e perturbada. Como se diz: A depressão é a dor da alma.  E é tão comum no mundo, que milhares de pessoas sofrem com este mal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em apenas 10 anos, (2006 a 2016), o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%, isso corresponde a 322 milhões de indivíduos, ou 4,4% da população mundial.

Se essa doença continuar crescendo assim, em 2026 serão quase 10% da população mundial  com depressão.

Só no Brasil cerca de 5,1% das mulheres são deprimidas. Já entre os homens, o número cai para 3,6%.

Mas o que é depressão? A depressão é um conjunto de sintomas que te deixam pra baixo o dia todo, durante várias semanas.

Ficar alguns dias se sentindo pra baixo é normal, ficar várias semanas se sentindo pra baixo é depressão.

Depressão basicamente é uma alteração de humor. Que no caso, não tem muito a ver com tristeza e alegria, mas sim com energia e sensibilidade.

Pois o nosso humor é isso, energia e sensibilidade.

A depressão faz diminuir a energia física e mental, e faz diminuir a sensibilidade ao prazer ao mesmo tempo em que aumenta a sensibilidade à dor.

Imagine acordar sem energia física, você mal consegue levantar da cama. E não somente isso, você esta sem energia mental, não consegue fazer cálculos mentais ou seja, dificuldade em raciocinar sobre as responsabilidades e tarefas do dia.

Imagine não ter prazer nas coisas ao mesmo tempo em que tudo te machuca, palavras, pensamentos, ideias e qualquer coisa que os outros façam te faz sentir mal. Isso é um quadro depressivo.

A pessoa sem energia física tem dificuldade em fazer qualquer tarefa.

E com falta de energia mental, fica difícil processar raciocínios, de maneira que a pessoa não consegue ver sentido em nada na vida.

Depressão indica um afundamento, é um termo que vem da geografia para designar lugares baixos, ladeiras, buracos e afins.

E no caso da doença, o termo ‘depressão’ é utilizado devido

um afundamento do humor. Ou seja, a energia e a sensibilidade ficam lá em baixo, além do normal.

O que causa a depressão? O médico psiquiatra Marco Abud, que trabalha fazendo tratamentos para diversas doenças como: depressão, ansiedade, déficit de atenção, transtorno alimentar e transtorno bipolar… Ele ensina sobre pelo menos 3 fatores principais que somados são causadores de depressão:

1 – Genética

Depressão não é hereditária, depressão não passa de pai pra filho. Porém, ela pode influenciar outras pessoas.

Uma pessoa depressiva pode contribuir para que as crianças e jovens ao seu redor fiquem depressivos também. É a mesma coisa que dizer que a criança quer ser igual aos  pais.

Cerca de 30 a 70% das pessoas depressivas hoje, tiveram pais depressivos, ou conviveram com alguém que tinha depressão.

Então, ter alguém com depressão na família, pode causar depressão em outros membros da família.

Ou seja, se você tem parentes com depressão, significa que você corre o risco de ficar depressivo caso comece acreditar que eles tem razão para viverem assim ou que isso é normal e faz parte da vida.

2 – Eventos estressantes

Eventos estressantes são acontecimentos ao longo da vida que causaram um alto nível de stress.

Por exemplo, pais ausentes, crianças que não receberam carinho e atenção suficientes, ou até mesmo aqueles que foram vítima de assédio e abuso físico e ou sexual.

Essas experiências traumáticas na infância e adolescência podem contribuir para deixar a pessoa depressiva na fase adulta.

Além disso, o estresse diário causado por viver em grandes cidades por trabalhar demais ou por ter muitos problemas para resolver pode contribuir para uma depressão.

Não significa que se você tem uma vida corrida, você vai ter depressão.

Não é isso.

Estamos falando de causadores de depressão, coisas que podem contribuir e levar a depressão.

E no caso, ter uma vida corrida, precisa ser somado a vários outros fatores para levar alguém a depressão.

3 – Atividades e substâncias tóxicas

Atividade tóxica é fazer coisas que prejudicam sua saúde mental, ou seja, fazer coisas erradas  que sua consciência vai ficar te acusando depois. Por exemplo, assistir pornografia, é uma atividade tóxica que a longo prazo pode levar a depressão.

Até mesmo o sedentarismo, ou seja, ficar meses sem praticar atividades físicas é um contribuinte da depressão.

Substâncias tóxicas são produtos que consumimos que prejudicam nossa saúde, como bebidas, cigarros e até mesmo ficar tomando remédios por conta própria em excesso.

Consumir essas entre outras drogas que prejudicam a saúde também podem levar a depressão.

E não somente isso.

Até mesmo alimentos inflamatórios, ou seja, com muito açúcar, muito sal, muita gordura entre outros sendo consumidos em excesso.

Por isso, procure mudar para uma alimentação mais saudável.

Pois não cuidar da alimentação, e ficar com deficiência de vitaminas ou hormônios podem também contribuir para a depressão.

Existem vários fatores que podem levar a depressão, como também são muitos os sintomas da depressão. Porém, esses 3 mencionados são os principais fatores que quando somados ou em excesso levam as pessoas a depressão.

Então agora, voltemos ao que disse o salmista Davi.

Ele esta orando e na sua oração além de falar com Deus fala também consigo mesmo.

Ele diz: Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em  Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. (Salmos 42:11).

O salmista sabe que sua alma esta abatida. Ele sabe que sua alma não esta nada bem.

Ele mesmo diz neste salmo, no verso 3 o seguinte: As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: “E o seu Deus, onde está?”   Chorar dia e noite é sintoma de depressão.

E repetir isso durante 2 semanas, já é considerado depressão.

O salmista ainda fala mais da sua profunda tristeza dizendo:  Pergunto a Deus, minha rocha: “Por que te esqueceste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?” (Sl 42:9).

Sentir-se sozinho, abandonado, esquecido e ficar lamentando é sintoma de depressão.

Pessoas depressivas sentem isso o tempo todo, que foram esquecidas, abandonadas e estão sozinhas.

E como o salmista conseguiu sair dessa situação? É importante saber que o salmo não foi escrito no momento da depressão, mas foi escrito muito tempo depois como um testemunho, um lembrete e foi transformado em música. Um louvor a Deus.

E agora, nesse cântico, podemos identificar que ele passou por uma depressão, e podemos identificar a forma como ele saiu. Primeiro, ele percebeu o problema.

Ele percebeu que estava abatido, perturbado, oprimido, sentindo-se sozinho.

E ele reconheceu que isso não é normal, e acreditou que é possível sair dessa, por isso ele esta orando.

Mas não somente isto, ele identificou a fonte do problema. O salmista identifica a fonte do problema já nos primeiros versos da sua canção.

Ele diz:

Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus? (Sl 42:1,2).

Uma alma depressiva, é uma alma com sede de Deus. Com fome de Deus.

Que deseja Deus! E o salmista sabe disso, porque percebeu que sua situação é oposta a presença de Deus.

Ou seja, o rei Davi é alguém acostumado com Deus, acostumado com  o Espírito Santo, de uma tal maneira, que ao passar por um quadro depressivo, ele percebeu que o problema maior é a falta de Deus em sua vida! A depressão é um clamor desesperado da sua alma, querendo Deus mais que tudo!
Você lembra dos principais causadores de depressão? Já percebeu que eles revelam a falta de Deus na vida?

O salmista enfrentou isso falando com Deus em suas orações, mas também falando consigo mesmo. Ele falava com sua própria alma, animando a si mesmo.
Ou seja, isso nos dá base para crer que se olhar no espelho e dizer coisas boas sobre si mesmo

é no mínimo benéfico para sua alma.

Se você que esta lendo essa mensagem, é alguém depressivo, então peço ao Santo Espírito para acordar sua mente agora, de maneira que você tenha clareza, e possa ver, que na verdade o que você precisa é Deus! Sua alma esta clamando por Deus! Então que o Espírito Santo da verdade, te dê um abraço, toda vez que você ler a bíblia, um abraço, toda vez que você frequentar a igreja, um abraço, toda vez que você ouvir uma pregação, seja abraçado pelo Espírito Santo e sinta-se seguro com Ele. Em Nome de Jesus,
amém.