O Que é Pentecostes?
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. (Atos 2:2)
A maioria dos pentecostais tem algo em comum, que é: Não saber o que significa pentecostes. É muito fácil falar que é mistério. Mas essa não é a vontade de Deus.
Deus quer que você entenda o que é pentecostes, para que possa viver melhor essa experiência incrível com o Espírito Santo.
E Deus quer tanto isso, que deixou registrado em sua palavra um dos eventos mais marcantes da história, a descida do Espírito Santo e o falar em línguas. Vamos entender tudo.
O que é a Festa de Pentecostes?
Em Levítico 23:16-22 a bíblia ensina sobre a festa de pentecostes também chamada de festa das semanas e festa da colheita. Ali fazemos muitas observações:
- Pentecostes é oferecer oferta de manjares e primícias ao Senhor v16,17.
- Pentecostes é oferecer oferta de holocausto ao Senhor v18.
- Pentecostes é oferecer oferta pelo pecado e outra oferta pela culpa v19.
- No pentecostes, as ofertas são á Deus, mas ficam para o uso do sacerdote v20.
Com todas essas ofertas, fica uma pergunta: Como poderia alguém dizer que é pentecostal e não gostar do momento da oferta no culto?
A oferta do holocausto aponta para o sacrifício de Cristo. Significa que devemos lembrar-nos do que ele fez por nós.
A oferta pelo pecado, também lembra que o sacrifício de Jesus tirou os nossos pecados. E a oferta pela culpa, nos lembra do resultado do sacrifício, isto é, agora em Jesus somos justificados diante de Deus.
Mas a oferta de manjares e a oferta de primícias representam você e eu, os pentecostais adorando a Deus com suas ofertas.
Oferta é adoração, é obediência, é gratidão, é alegria, é honra ao Senhor.
Mas para minha vergonha, pois sou também pentecostal, ainda tem muitos “pentecostais” ou melhor, pentecas, que não gostam e não entendem o prazer de ofertar ao Senhor e geralmente esses que pensam assim, levam uma vida financeira difícil e bagunçada.
Ainda em levítico onde fala da festa de pentecostes, observamos mais algumas coisas:
- No Pentecostes é feito uma santa convocação, isto é, o povo de Deus se reúne (Lv 23:21).
- No Pentecostes são realizadas boas obras de ajuda ao próximo, ou seja, pentecostes é deixar Deus usar você para ajudar o pobre e necessitado que vive ao seu redor. (Lv 23:22).
A bíblia também traz mais detalhes dessa festa no livro de Deuteronômio 16:9-12. Vejamos:
- Pentecostes é trazer também ofertas voluntárias. (Dt 16:10).
- Pentecostes é alegria diante do Senhor e com toda sua família e com a igreja. (Dt 16:11).
- Pentecostes é lembrar do nosso passado, para dar glórias a Deus pelo nosso presente, sendo motivados a obedecer a palavra de Deus. (Dt 16:12).
Em resumo, a festa de pentecostes envolve muitas ofertas ao Senhor, pois o povo de Deus é abençoado de muitas formas, por isso, quanto mais abençoado, mais ofertas devem trazer.
E não somente isto, as ofertas nos fazem colocar o dinheiro no seu devido lugar, deixando Deus ser o dono de nossas vidas.
Mas qual o motivo da festa de pentecostes? Porque devem festejar?
É simples, a festa de pentecostes é a segunda festa judaica. A primeira festa é a da páscoa. E depois da páscoa, 50 dias, acontece a festa de pentecostes.
- A festa da páscoa comemora a saída do Egito, isto é, a salvação, a morte de Cristo que nos libertou.
- A festa de pentecostes é 50 dias depois, porque 50 dias após a saída do Egito eles receberam a Lei de Deus no monte Sinai. Pegue sua bíblia e faça as contas. (Ex 12 e 19)
- Portanto, a festa de pentecostes comemora a entrega da Lei de Deus ao seu povo.
Em outras palavras, a festa se resume em entregar muitas ofertas ao Senhor e comemorar a sua santa e eterna palavra! Portanto quando:
Alguém diz que é pentecostal, mas não gosta de estudar a bíblia, e nem de dar ofertas a Deus ou é mesquinho nas ofertas. Então essa pessoa esta condenando a si mesma com suas próprias palavras. (Mt 12:37).
Pois foi durante a comemoração da entrega da Lei que o Espírito Santo desceu, e o povo recebeu uma aula de bíblia por parte do apóstolo Pedro que pregou um sermão citando vários textos bíblicos. (At 2:14-36).
Mas o que é Pentecostes no Novo Testamento?
Entenda:
Na entrega Lei, quem desceu foi Deus, e quando Ele desceu houve Trovões e Relâmpagos, em Fogo Puro no monte, e fazendo muito Barulho som de Trombeta, e a nuvem Shekinah estava ali. (Ex 19:16-19).
No dia de pentecostes, quem desceu foi o Espírito Santo, e desceu da mesma maneira que Deus havia descido no monte Sinai, veja:
- Trovões e Relâmpagos = Tipo da oração da igreja sendo respondida. (Ap 8:4,5. At 1:14).
- Fogo = Fortíssimo sinal da presença de Deus no local. (At 2:3).
- Som de Trombeta = Aviso profético da chegada do Todo Poderoso, também o som da sua voz. (Ex 19:16. At 2:2. 1Co 15:52. Ap 1:10. Ap 10:7).
- Nuvem Shekinah = A presença do Espírito Santo. (At 2:4. 2Cr 5:14. Ex 14:19).
Ou seja, pentecostes é a descida do Espírito Santo sobre a igreja, que veio para Ficar para sempre com o seu povo em plena comunhão.
Mas isto não quer dizer, que podemos descartar os princípios da festa de pentecostes no antigo testamento, pois toda escritura é inspirada e divinamente proveitosa… (2Tm 3:16).
Em resumo, um culto pentecostal deve ter no mínimo: Muitas ofertas, Bastante Alegria, Memória do que Cristo fez por nós, União, Bastante Caridade e ajuda ao próximo. E tudo isso é resultado dá:
- Oração unânime. (At 1:14).
- A união da igreja. (At 2:1).
- E a pregação da palavra de Deus. (At 2:14-36).
E qual foi o efeito disso no dia de pentecostes? Ora, foi o mesmo efeito que Deus ordenou em sua lei quando falou dessa festa em Levítico 23 e Deuteronômio 16. Aconteceu isso:
- Muitas ofertas (At 2:45).
- Bastante alegria (At 2:46, 47).
- Memória do que Cristo fez (At 2:37,38,41)
- Muita união (At 2:42,44)
- Bastante ajuda e caridade entre eles (At 2:46)
Mas e as línguas? Ora, são sinais, como evidência do batismo com Espírito Santo. E o batismo é assunto para outra mensagem. Porém agora, você sabe o que é ser pentecostal segundo a bíblia sagrada.
Espalhe a palavra, conte a todos, compartilhe com todos.