Para falar um pouco sobre a mulher sábia, precisamos começar pela mulher insensata, aquela que não é sábia. Considere o texto de provérbios:
Como anel de ouro em focinho de porco, assim é a mulher bonita, mas indiscreta. Provérbios 11:22
Era comum no oriente, as mulheres usarem uma joia (anel) no nariz. O texto esta comparando essa mulher com um porco.
A palavra traduzida como “indiscreta” pode ser também “sem modéstia”, “sem pudor”, “sem caráter”, “sem discrição”, “sem juízo”, “insensata”. Ou seja, que não tem sabedoria, ignorante! Totalmente o oposto de mulher sábia.
Uma mulher assim é aquela que não teme a Deus, não respeita a palavra do Senhor. Não se deixa ensinar, não se deixa educar pela bíblia, é como um cavalo selvagem.
Mas porque a comparação com um porco? Devemos lembrar o que o porco significa para Israel, um animal impuro, conforme Dt 14:8. Sendo dessa forma totalmente desprezado entre o povo de Deus. Para você entender melhor, o porco para Israel era tão desprezível e nojento quanto uma barata para nós hoje.
O que significa, que a mulher sem juízo, sem modéstia, sem sabedoria, que ama a ignorância, não tem valor nenhum, é desprezível como uma barata; E seus enfeites (joia no nariz) são a única coisa que poderia aproveitar, mas não vale a pena se aproximar de um porco por causa de um anel.
Em outras palavras, a comparação que Provérbios 22:11 esta fazendo, mostra que o exterior da mulher, não faz diferença naquilo que ela é por dentro. A matemática é ao contrário disso, aquilo que a mulher é por dentro, faz toda diferença em como ela é vista por fora.
A joia, (anel) no nariz, representa a beleza exterior da mulher. E o porco é a beleza interior da mulher insensata. Da mesma forma como uma joia no nariz do porco não faz diferença, assim também a beleza exterior da mulher não adianta se ela for insensata.
Ter uma joia no nariz, não muda a vida do porco, ele continua sendo desprezível, continua sendo impuro e nojento. E da mesma forma que uma joia no nariz é só um detalhe e não consegue esconder o porco, assim também a beleza da mulher é só um detalhe, e não vai esconder sua ignorância, sua falta de sabedoria.
É comum entre os ímpios, ter uma relação passageira com mulheres que não tem juízo, nem modéstia, nem sabedoria nenhuma. Pois até os ímpios, quando pensam em se casar, preferem uma mulher sábia! Também o apóstolo Pedro declara:
Observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. 1 Pedro 3:2,3
Pedro não esta proibindo essas coisas. Mas esta dizendo o mesmo que Pv 22:11. Que não adianta nada ter beleza exterior, se não for uma mulher sábia! E sim, Pedro não usa a palavra sábia, mas ser honesta (santa), e respeitosa (temor do Senhor), é a definição de mulher sábia. Pv 9:10.
Então, seja uma mulher sábia, porque esse é o valor (diferencial) da mulher que teme a Deus!
Porque é Importante ser uma Mulher Sábia
Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Provérbios 14:1
Edificar, é construir, e o sentido do texto não é de bloco e cimento. Mas sim, de gestos delicados de sabedoria que trazem alegria, paz, amor e fazem o marido e os filhos serem melhores. A felicidade não é algo que vem do acaso. A felicidade é resultado da soma das nossas ações. E tem um segredo.
É que você só pode dar felicidade, mas não pode forçar alguém a lhe fazer feliz! E para dar felicidade, precisa recebê-la de Deus.
Uma vez uma irmã disse ao Pastor: Sou infeliz, porque meu marido me abandonou. E ele disse: Mas Deus te abandonou? Ela respondeu não. Então ele orientou: Minha irmã, se Deus não te faz feliz, ninguém mais o fará!
Assim tanto o homem quanto a mulher, devem receber essa felicidade que vem de Deus, e compartilhar um com o outro, abençoando toda a casa.
Não confunda felicidade com gostos pessoais. Por exemplo, gosto de maça, mas isso não é o motivo da minha felicidade, ou seja, ter maças em abundância não vai me fazer feliz. Também gosto da cor verde, mas ter tudo verde ao meu redor não é o que vai me fazer feliz. O que nos faz feliz é Deus, seu Espírito habitando em nós e nos guiando.
E no caso de jugo desigual, Paulo orienta:
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. 1 Coríntios 7:14
Como um marido ímpio irá ser santificado? Observando a mudança que acontece dia após dia em sua esposa crente.
Porque se servir a Deus não faz diferença em sua vida, transformando você em uma esposa melhor para ele, mesmo ele sendo ímpio; Então seu marido nunca vai acreditar que esse Deus pode mudar a vida dele. E o mesmo vale ao marido crente.
Que Deus abençoe sua família. Amém.
MULHERES DA BÍBLIA
As Virtudes de Ana, mãe de Samuel
Estudo Sobre Joias e Maquiagem, o que a bíblia diz?
ESTUDOS EM VÍDEO SOBRE AS MULHERES DA BÍBLIA – CLIQUE AQUI
Deixe um comentário