Profeta Jonas, Grande Ganhador de Almas
Digam o que quiserem, Jonas ganhava almas em todo lugar onde passava, mesmo quando não tinha vontade nenhuma de pregar. Fala sério!
A bíblia diz que os homens são como peixes (Hb 1:14), com base nisto Jesus falou: “Vos farei pescadores de homens”. (Mt 4:19).
No caso de Jonas, ele é quem foi pescado por um peixe enorme. Uma forma de humilhá-lo ao ultimo. Já que o normal é os homens pescarem os peixes. Mas quando Deus quer agir, peixe vira pescador e homem vira isca.
Porém, existe algo de especial em Jonas. Ele tem o dom para ganhar almas, algo parecido com o ministério de evangelista (Ef 4:11). Onde esse rapaz teimoso passava, almas se convertiam.
Creio que é por isso que Deus enviou Jonas até Nínive, porque grandes homens como Jeremias, Oséias e Amós pregaram por muitos anos e não ganharam ninguém ou quase ningúem, pelo contrário, quanto mais pregavam, mais as pessoas se afastavam deles e de Deus.
Mas não foi assim com Jonas, ele desistiu de pregar e resolveu tirar umas férias, fazer um cruzeiro marítimo, pegar umas ondas, tomar sol na praia.
E embora Deus tenha tapado o sol com nuvens e enviado uma tempestade violenta que frustrou as férias de Jonas, ainda assim, ele ganhou todas as almas a bordo! (Jn 1:4,5,9,16).
Num momento aqueles homens estavam cada um clamando ao seu deus (Jn 1:6), no outro momento, estavam todos clamando ao Deus de Jonas (Jn 1:14) e logo depois estavam todos temendo e oferecendo sacrifícios ao único Deus verdadeiro (Jn 1:16).
E qual foi a pregação de Jonas naquele barco?
Ora, ele não tinha se preparado para pregar, só queria viajar, e sua mensagem foi uma das mais curtas da história dos pregadores. Porque ele apenas disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor Deus do céu e da terra. (Jn 1:9).
Sua vontade de pregar era tão pouca, que ele preferiu morrer afogado do que ir pregar em Nínive. Ora, jogá-lo ao mar não era a única solução para parar a tempestade. A solução mais fácil era:
“Virem o barco, voltemos para Jope de onde saímos, se eu atender a vontade do Senhor ele retirará de nós essa tempestade.”
Afinal, qualquer cristão sabe disso, que quando Deus esta nos apertando por causa de rebeldia, então é só começar a obedecer e a tempestade passa e vem à brisa.
Se Jonas mandasse mudar o curso do navio, certamente Deus não só iria parar a tempestade, como mandaria uma brisa para ajudar o Navio a voltar mais rápido ainda.
Mas conjecturo que Jonas pensou: Eles me jogam do barco, eu morro afogado nas águas agitadas, e lá no céu me entendo com Deus que me matou. Mas para Nínive não irei.
Dizem que quando um homem vai para a prisão por tempo suficiente, ele se arrepende de verdade. No caso de Jonas, foi preciso 3 dias em uma cadeia de segurança máxima, no fundo do oceano.
E nem assim ele mudou de ideia, penso que Jonas era nordestino, porque oh profeta da cabeça dura! Veja sua oração no capítulo 2, em nenhum momento ele promete que agora vai pregar em Nínive. Ele apenas faz um voto de oferecer sacrifícios a Deus (Jn 2:9).
E não pense que o peixe o deixou em Nínive. Porque esta cidade não tem litoral, ela fica localizada muito longe da praia. A pergunta é: Onde o peixe deixou Jonas afinal?
Certamente em alguma praia. Mas não foi em Nínive. Jonas voltou para casa, algum tempo passou, e então novamente Deus fala com ele:
E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:
Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.
(Jonas 3:1,2).
Acredito que Jonas pensou: Fazer o quê, se tentar fugir o Senhor vai colocar o universo inteiro contra mim!
A bíblia diz que para andar na cidade de Nínive do começo ao fim, é uma viajem de 3 dias. Agora, veja que Jonas andou apenas por um dia (Jn 3:4).
- Sem vontade de pregar, ele trouxe uma mensagem curta novamente. (Jn 3:4)
- Sem vontade pregar, andou apenas 1 dia, ao invés de 3. (Jn 3:4)
- E desejando muito ver o fim da cidade, sentou-se de camarote para ver o fim de Nínive (Jn 4:5).
Mesmo assim, a cidade inteira se converteu (Jn 3:6-10)! Imagina se ele estivesse com vontade de pregar?
Muitas pessoas com vontade de pregar pregam a vida toda e não ganham nem um terço da cidade em que pregam. Jonas sem vontade pregar, pregou em um terço da cidade e ganhou a cidade toda, em apenas um dia!
E o que isso tem a ver contigo? É que Deus ainda levanta profetas, Deus ainda usa profetas, e se Ele fez isso através de um cara chato igual Jonas, poderá fazer através da sua vida também!
Profetizo em Nome de Jesus Cristo, o nazareno, que se você se levantar e pregar aos gentios, aos não convertidos, as almas perdidas, você também será um grande ganhador de almas, tal qual foi Jonas, no pouco que pregar, muito irá ganhar! Para Glória de Deus.