Quem é Deus e de onde Ele veio? Como Ele se Sustenta?
Falar sobre o chamado de Deus na sua vida é um dos assuntos que mais admiro. Esse assunto sempre me leva lágrimas ao chão. Mas quando falo disso, me vem outro assunto que frita o cérebro. Pensar no tamanho de Deus sempre nos leva á milhares de indagações ao seu respeito. Afinal, Deus é tão misterioso quanto grande e magnífico!
Você já imaginou o tamanho de Deus, junto ao seu grande poder quando pensamos nas suas obras logo percebemos que Deus é ilimitado! Eu sempre ficava a me perguntar…
- Quem é Deus?
- De onde Ele veio?
- Qual é a fonte do seu poder?
- Do que Deus é feito?
- Como Ele se sustenta?
Porém, essas perguntas são o tipo que dão nó na cabeça da gente, pois se formos aprofundar logo nos perderemos em meio a longitude dos pensamentos e conclusões que vamos chegar, pois a cada passo surgem milhares de outras perguntas.
Nessa mensagem quero entrar nesse assunto polêmico e compartilhar minha opinião com você; Opinião essa que chamo de teoria baseada em minha experiência de vida com o Criador de todas as cosias.
Quem é Deus?
Deus é o criador de todas as coisas. Não exatamente tudo literalmente falando, mas Ele é o criador de toda matéria prima. E quando criou o homem, o fez conforme sua imagem e semelhança e por isso o homem pode raciocinar e evoluir seus pensamentos gerando ideias para fazer novas coisas a partir de uma matéria.
Logo, Deus não criou a arma, mas foi Deus quem criou a matéria prima que desenvolveu a arma. A ideia da arma foi originada pelo homem. Porém o homem não teria recurso nenhum para criar a arma se Deus não tivesse dado á ele a capacidade de desenvolver sua inteligência.
Deus também deu ao homem o livre arbítrio. Ou seja, do mesmo jeito que Deus faz suas próprias escolhas, o homem também pode fazer suas próprias escolhas. Algumas pessoas dizem: “Se Deus existe, porque Ele permite tanta destruição e coisas erradas no mundo?”
Para não haver destruição e violência, Deus teria que nos controlar totalmente, mas fazendo isso nós não serviríamos á Deus por amor ou vontade própria e sim por que somos controlados como robôs! E Deus quer ser amado e adorado por vontade própria do homem e não por obrigação.
A destruição e violência entraram no mundo desde o dia em que o homem caiu no jardim do éden.
De onde veio Deus?
Essa é uma daquelas perguntas que eu iria gostar de ter a resposta e lhe dizer sem enrolação. Mas a verdade é que Deus não veio de lugar nenhum, pois Ele sempre existiu. Ora, também não há lugar de onde Deus possa ter vindo, já que Ele esta em todo lugar através da sua uni-presença.
Quando falamos da uni-presença de Deus, logo muitos pensam que Deus se divide em várias pessoas, que são cópias de si mesmo e assim cada cópia habita em um lugar diferente. Mas na verdade não é assim que acontece.
Então, Como que Deus consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo?
É muito simples. Deus consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo simplesmente porque o tempo e o espaço para Ele não existem..! Sim, o nosso Deus é tão supremo em poder que não se limita ao tempo e muito menos ao espaço.
Isso quer dizer que Deus não precisa caminhar para chegar em algum lugar. Deus não precisa andar para chegar em algum lugar. Na dimensão em que Deus habita não existe o espaço e por isso Ele consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
Ele não se divide em vários para habitar em vários lugares, mas apenas esta em uma dimensão que quebra todas as limitações de tempo e espaço. Ou seja, Ele pode estar em qualquer lugar e quando quiser, ou seja, em qualquer tempo, o que inclui passado, presente e futuro.
Qual é a fonte do seu poder?
Deus é o criador de todas as coisas e ao mesmo tempo é a fonte de tudo que existe. Não existiria vida se não fosse pelo poder de Deus. O homem não teria fôlego de vida se Deus não lhe desse.
Quando a bíblia fala de Deus e seus atributos, não fala como se Ele tivesse alguma coisa, mas sempre fala dando á Ele á origem de tudo. Por exemplo;
A bíblia não diz que Deus tem amor ou é apaixonado ou possui o sentimento para amar. Mas a bíblia é clara quando diz que Deus é o próprio amor em pessoa! Deus não tem a alegria igual eu e você temos. Mas Ele (Deus) é a própria alegria pura!
Ou seja, Deus é a fonte de tudo inclusive do seu próprio poder. O poder de Deus emana de si mesmo; Ele próprio é uma fonte inesgotável de virtude.
Do que Deus é feito?
Impossível saber do que Deus é feito. Pois a bíblia não dá nomes quando faz uma descrição da pessoa de Deus. No livro do profeta Ezequiel, podemos ver uma descrição dos querubins que levam o trono de Deus. Isso no capítulo 1.
Nessa descrição Ezequiel diz que tinha um ser na semelhança de homem assentado em uma espécie de trono e esse “homem” era parecido com a cor de ambar.
Em apocalipse também temos muitas descrições do céu por exemplo. Mas repare que as palavras “semelhança”, “parecia com” e “na aparência de” estão sempre presentes. Logo o escritor do livro não sabia o que estava vendo e por isso foi comparando com coisas que ele conhece.
Ou seja, João nunca viu ao Senhor Jesus glorificado antes. E quando viu não soube descrever de forma melhor a aparência do Senhor. Mas disse, por exemplo, que os seus pés eram “semelhantes” á latão reluzente como se tivessem sido refinados em uma fornalha.
É claro que Jesus não tem os pés de ferro, mas foi a melhor maneira que João encontrou para descrever a visão que estava vendo naquela hora. Logo só saberemos, ou não, do que Deus é feito quando estivermos lá no céu com Ele.
Como que Deus se sustenta?
Tudo o que é criado vai depender de quem lhe criou. Tudo o que tem um início ou nascimento depende de alguém ou de alguma coisa. Nós como seres humanos, somos dependentes de inúmeras coisas. Essa é a primeira regra básica da criação.
Outra regra é; Tudo o que tem um começo, também tem um fim.
Tendo em mente essas duas ideias, podemos concluir como que Deus se sustenta. É muito simples, Deus nunca foi criado e nunca teve começo nenhum. Logo ele nunca terá fim e não depende de nada e de ninguém. Dizer que Ele se sustenta Dele mesmo, pode ser aceitável. Mas a mais pura verdade talvez será revelada quando estivermos com Ele no céu.
Concluindo esse é o Deus que te chamou, te escolheu, te amou primeiro e te ajudará sempre. Tudo o que você precisa fazer é dar ao Senhor liberdade para intervir no seu livre arbítrio, e só tem uma maneira de fazer isso… Que é aceitando ao Senhor Jesus de todo o seu coração.
Aceitar ao Senhor Jesus é se arrepender dos seus pecados reconhecendo que precisamos de Deus.