Ícone do site Pregador Manasses

03 Segredos para Trazer a Igreja um Jovem Afastado

Quando um jovem se afasta dos caminhos do Senhor e sai da igreja. Muitos irmãos se preocupam e procuram fazer algo para que esse jovem volte. Mas a preocupação é passageira.

Na maioria das vezes, o mais novo afastado recebe apenas umas três visitas. Depois os irmãos se cansam e acabam por aceitar a situação deixando de correr atrás daquela ovelha que se perdeu.

É triste mas é assim que acontece na maioria dos casos. A pessoa que se desvia causa preocupação aos irmãos da igreja durante uma ou duas semanas.. Depois essa ovelha perdida é esquecida de uma vez. Todos aceitam que não tem mais jeito e voltam a viver como se o rebanho estivesse completo.

Mas os leitores desse amado blog, são jovens que tem um chamado da parte de Deus, e tenho certeza que você leitor quer fazer a diferença na obra do Senhor.

Por isso quero mostrar o que eu mesmo tenho feito ao longo da minha caminhada, para trazer muitos desviados e afastados de volta aos caminhos do Senhor.

É claro que não é fácil trazer um desviado de volta, principalmente se essa pessoa se sente ofendida por alguém da igreja. E a coisa fica muito mais difícil se a pessoa se sentir ofendida pelo próprio pastor da igreja.

Mas com conversas sinceras e frequentes podemos reverter toda e qualquer situação. Pois sempre que você se dispor para ganhar uma alma, o Espírito de Deus vai ajudar de todas as formas possíveis. Devemos fazer a obra de Deus com a certeza de que Deus esta no controle e que o nosso trabalho fará alguma diferença na vida dos perdidos, seja agora ou no futuro quando eles se lembrarem da palavra que pregamos.

Convidar para eventos

Um evento, seja ele congresso, festividade ou culto especial, é sempre uma ótima oportunidade para convidar uma pessoa que um dia frequentou a igreja.

Pois essa pessoa já sabe como os congressos e festividades são abençoados e se essa alma tiver uma gota de vontade de voltar a igreja, aceitará o convite. As vezes é preciso insistir um pouco, pois a carne pode dizer ‘não’ exteriormente, mas interiormente o espírito deve estar gritando um sonoro ‘SIM’.

“… o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” MT 26:41.

Se você tem algum parente que se afastou, recomendo que não tente pregar a palavra pra ele, pois isto poderá irritá-lo e afastá-lo ainda mais. Sem falar que o inimigo diz no ouvido das pessoas, isto quando pregamos, que estamos tentando obrigá-los a voltar pra igreja.

Mas experimente convidá-lo aos eventos na sua igreja, insista um pouco. Ore a Deus para que tire todo impedimento e procure fazer o convite em um momento em que a pessoa esteja tranquila e de bom humor.

Jovens gostam de coisas novas e diferentes. Convidá-los aos eventos da igreja é sempre uma boa estratégia para iniciar o processo de restauração da vida deles.

Visitá-lo e fazer cultos e campanhas na casa dele

Se você quer mesmo ganhar uma pessoa que se afastou dos caminhos do Senhor, precisa fechar todas as brechas, diminuindo as chances do inimigo de influenciar aquela pessoa.

Fazer cultos no lar da pessoa é uma forma de destruir os planos do inimigo. Pois isso fará com toda influencia maligna abandone a casa da pessoa que se desviou. E estou falando da casa física e da espiritual.

“Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.
E, chegando, acha-a varrida e adornada.
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro. “
Lucas 11:24-26

Conforme o estado da pessoa, algumas visitas não serão o suficiente. Em alguns casos será necessário uma campanha. Eu mesmo fiz uma campanha de 21 dias para ganhar um jovem. E você deve fazer o que for necessário, pois estamos falando de almas e isto é algo que tem altíssimo valor no reino de Deus.

Existem casos em que a pessoa não aceita de modo algum que se faça cultos em sua casa. Nessa hora podemos usar um pouco de sabedoria e procurar outro motivo para realizar o trabalho, as vezes falar com outro membro da família pode resolver o problema.

Criar atividades na igreja e fazer questão de que ele participe

Uma estratégia que apliquei durante um ano, quando liderei uma mocidade já há alguns anos, foi criar atividades diferentes na igreja e fazer questão de que os afastados participassem.

Algumas vezes adiei as atividades porque a pessoa que queríamos ganhar para Jesus não pode vir. Ora, se o trabalho em prol da vida de um jovem, como posso realizar o trabalho sem esse jovem?

Vou citar algumas atividades que fizemos.
No feriado da sexta feira santa, reuni os jovens para assistir o filme “A Paixão de Cristo” com perguntas sobre o mesmo no final valendo brindes.

Quando a lição da EBD tinha por tema ‘reconciliação’ ou qualquer coisa que fosse voltada a salvação de almas. A ideia era ir passear no parque ecológico e lá, ainda pela manhã cantar alguns louvores e passar a lição da EBD em forma de pregação e depois, obviamente fazer o apelo.

Outra atividade legal são as peças. Fazer campanha na casa de um jovem afastado, ao mesmo tempo iniciar uma relação de amizade para, no decorrer da campanha, realizar peças na igreja e convidar essa pessoa para atuar na peça é algo que traz resultados incríveis.

Deixe o Espírito de Deus te guiar para obter as melhores estratégias na obra do Senhor e assim ganhar muitas almas e trazer de volta aqueles que se perderam, não deixando faltar nenhuma ovelha no rebanho.

Concluindo…

Ganhar uma alma pra Jesus não é simplesmente tocar a sua emoção com uma palavra e fazer a pessoa levantar a mão no final da mensagem.

Ganhar uma alma é fazer uma nova amizade, tornando a pessoa querida e amada, fazendo com que ela se sinta parte da família. Ganhar uma alma é mostrar que estamos dispostos a ajudar em todas as horas, sempre que precisar. E em todas as áreas, seja sentimental e material.

Quando você convida uma pessoa para participar de uma atividade na igreja, ela se sentira querida, se sentirá importante. Você deve mostrar que aquela pessoa tem valor e é especial.

Pois o que o inimigo faz é desvalorizar as pessoas que se afastam e fazer com que elas pensem que não são amadas e não tem a menor importância.

Uma regente do grupo de jovens se afastou dos caminhos do Senhor. Sabe qual foi o gesto que fez ela se sentir amada e importante ao ponto de voltar aos caminhos do Senhor?
Um convite e uma homenagem. Apenas isso.
Convidamos ela para o congresso, no final do culto o ultimo louvor era nosso e nesse louvor convidamos ela pra cantar conosco.

Em algumas igrejas uma pessoa afastada não pode cantar no grupo em nenhuma ocasião, mas a bíblia diz que tudo o que tem fôlego, louve ao Senhor.

Quando ela entrou no meio do grupo pra cantar, no decorrer do hino suas lágrimas caíram e depois nós a derretemos com algumas palavras em homenagem a ela.

Naquele momento todas as barreiras, correntes, planos e ciladas do inimigo caíram por terra e essa jovem esta mais firme do que nunca.

Espero que esse artigo possa ter renovado o seu espírito para ganhar almas. Se você gostou e se sentiu edificado, comente! Conte suas experiências também.

Que Deus te abençoe..