1° Carta de Paulo aos Tessalonicenses – Estudo Bíblico
Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma; (1 Tessalonicenses 1:8).
A primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses é rica em conteúdo prático para a vida cristã. Ela foi escrita no ano 50 d.C. E é possível que Paulo estivesse na cidade de Corinto quando escreveu essa carta.
O ponto alto da carta é o tema Vinda do Senhor. Logo esta carta é muito consultada quando o assunto é escatologia. Hoje o nome do lugar onde ficava Tessalônica é Soloniki, fica na atual Grécia. Que nos tempos bíblicos a mesma região era chamada de Macedônia.
Como em qualquer cidade da Macedônia, Tessalônica também servia a vários deuses gregos, onde os cultos envolviam muita prostituição e orgias. Os principais deuses cultuados em Tessalônica eram: Dionísio e Cabirus.
Dionísio era o deus das festas, tipo carnaval de hoje, só que pior. E Cabirus era o deus dos pobres. Os romanos tinham costume de distorcer a mitologia grega manipulando os deuses gregos para controlar o povo curvando-o a vontade do império Romano.
O culto a esses deuses envolviam orgias sexuais de todo tipo. Além de adultérios sem precedentes. Existia uma lei que defendia e apoiava as festas a Dionísio e o culto a Cabirus.
A cidade de Tessalônica estava tão mergulhada no paganismo, que como cultura, eles tinham imagens feitas de pedra, dos órgãos genitais masculinos que ficavam como enfeite nas casas.
Felizmente, o evangelho chega em Tessalônica. A fundação dessa igreja se encontra em Atos 17:1-10. Na segunda viagem missionária de Paulo que estava em companhia de Silas e Timóteo.
Chegando em Tessalônica, Paulo esteve pregando por 3 semanas na sinagoga judaica. E ganhou para Cristo muitos judeus, e ao mesmo tempo também muitos gentios. (At 17:4).
Mas os judeus que não se converteram, iniciaram uma perseguição, que forçou a Paulo sair da cidade. Então Paulo e Silas foram para Bereia, mas tudo indica que Timóteo ficou ou voltou a Tessalônica para cuidar da igreja por um tempo. (At 17:10. 1Ts 3:6).
No capítulo 1, Paulo anima e elogia a fé dos irmãos em tessalônica.
No capítulo 2, Paulo defende o seu apostolado mais uma vez. Porque até em tessalônica, se levantaram inimigos de Paulo, que diziam que Paulo era enganador (1Ts 2:2), ganancioso (1Ts 2:5,8,9), que só queria fama para si.
Ele se defende, e fala do seu interesse em ir ver os irmãos novamente.
No capítulo 3, Paulo explica como recebeu o relatório de Timóteo em relação aquela igreja. E fala da sua alegria em saber como a igreja esta firme na fé.
No capítulo 4, Paulo faz várias exortações com relação a impureza sexual. Pois naquela cidade, era forte o costume de praticar fornicação, adultério e orgias em adoração aos deuses pagãos, mas também pelo mero prazer.
Paulo escreve uma carta cheio de alegria e gratidão, mas não abre mão dos princípios bíblicos, exortando a igreja a se abster da prostituição. (1Ts 4:3,4).
Ele exorta a prática do amor, a fazer o bem e responde a uma dúvida dos irmãos no tocante a vinda do Senhor.
O capítulo 4 e 5 trazem um ensino importante, onde nós aprendemos que vinda do Senhor é uma coisa (1Ts 4:15,17), e dia do Senhor é outra coisa (1Ts 5:2,4).
No capítulo 5, Paulo ainda respondendo dúvidas sobre os últimos dias, explica que se estamos em Cristo, não precisamos nos preocupar com a ira vindoura, pois Deus não nos destinou para a ira.
Ele finaliza o capítulo 5 com diversas exortações breves e curtas. Os irmãos devem: Amar, exortar, fazer o bem, estar alegre, orar sem cessar, sempre dar graças, não apagar o Espírito, valorizar as profecias e evitar o mal.
Que a nossa fé, seja tão fervorosa e viva, que possa ser divulgada em vários lugares, como foi com a fé da igreja de Tessalônica.