Casal Nota 10 – Adão e Eva
E o homem disse: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; será chamada varoa, porque do varão foi tirada.” (Gênesis 2:23).
Um casal que tinha tudo para ser nota 10 era esse. Adão e Eva. Pare para pensar um pouco sobre isso;
Eles viviam no paraíso. Aquilo que hoje todos lutam para ter, morar em bairro nobre, casa bonita, e ter tudo do bom e do melhor com paz e segurança. Adão e Eva tinham isso.
Eles não tinham dívidas. Oh maravilha! Nunca tiveram que conhecer os terríveis boletos mensais, nem faziam ideia do que é segurar nas mãos um carnê de 48 ou de 72 prestações do financiamento de um carro, por exemplo.
Eles eram perfeitos. Hoje em dia, qual é a mulher que não reclama do esposo querendo que ele seja melhor? E qual é o homem que não procura a esposa perfeita?
Pois é meus irmãos, minha esposa Kerem e eu, Manassés; confessamos que temos admiração por essa vida que Adão e Eva tinham. Se eles fossem nossos vizinhos com toda essa riqueza e perfeição, eu me mudaria para longe, só pra não ficar invejando a vida deles. Brincadeira!
Eles eram ricos em tudo, não tinha qualquer preocupação. E eram ricos até mesmo da presença de Deus que os visitava todo dia. Incrível demais, maravilhoso isso.
A pergunta é: Como um casal que tem tudo, consegue entrar em crise?
Essa pergunta é feita toda vez que um casal rico se separar Toda vez que o casal exemplo top 1 da igreja, pede divórcio. Essa pergunta é feita toda vez que um casamento admirável, simplesmente acaba.
Nós conhecemos a história. Mas olhando do ponto de vista do casamento, acredito que o problema principal, foi justamente não reconhecer o que tinham. Não souberam valorizar o que Deus tinha lhes dado.
Eles queriam mais. A serpente ofereceu a suposta “possibilidade de ser igual a Deus” e eles aceitaram isso (Gn 3:5). Prova de que queriam mais da vida. Queriam muito mais do que já tinham. Esse foi o problema.
E claro, até entendemos que; se você nunca passou fome, é difícil mesmo valorizar a comida que tem na mesa. Assim como Adão e Eva não conheciam a vida fora do jardim, por isso é difícil entender o valor que o jardim tem.
Por isso mesmo, é importante saber valorizar, ainda que você não conheça o outro lado da vida. Aprenda a dar valor a tudo que tem, pois não importa o quão rico seja, ou quão perfeito seja, se não souber valorizar, acaba perdendo tudo.
Se eles dissessem: “Ser igual a Deus? Não precisa, estamos bem assim.” Então teriam evitado a perca total.
Pois ninguém avisa que você esta perto de perder de tudo. Nem mesmo Deus avisou, pois o Senhor já tinha um horário fixo, ele descia na viração do dia.
Em outras palavras, Adão e Eva tinham acesso diário ao Senhor, mas não consultaram á Ele. É igual quando surge uma “oportunidade grande” e vocês conversam entre vocês, mas esquecem de dar uma passadinha na igreja para perguntar ao Senhor.
Se Eva dissesse: “É sério serpente? Nossa que babado. Então eu posso ser igual a Deus? Legal, vou perguntar pra Ele, pois daqui a pouco ele estará aqui.” Ou se no mínimo ela fosse falar com Adão e perguntar a opinião dele antes de comer…
Isso teria evitado a perca total. Eu pergunto para você: Tu, acha mesmo que aqueles que perdem tudo sabiam que iriam perder tudo?
Você acha mesmo que aqueles, que hoje choram porque se divorciaram e ficaram sozinhos e perceberam a linda família que tinham e estão amargurados com isso, você acha mesmo que eles sabiam que isso iria acontecer?
Você acha que é legal se divorciar, e depois ver seus filhos crescerem “tortos na vida” fazendo muitas escolhas erradas por causa do trauma da separação dos pais?
Não é possível prever essas coisas. Porém, é possível ter fé na palavra e obedecer aquilo que Deus fala para evitar o pior, pois Deus disse: “No dia em que comerdes, certamente morrereis”. (Gn 2:15).
Ainda que eles não entendessem direito o que Deus queria dizer, a melhor escolha sempre foi e sempre será obedecer ao Senhor.
Adão e Eva nos ensinam, que mesmo os casais que parecem ter tudo na vida, dinheiro, casa linda, fartura total, e perfeição tanto de corpo quanto de mente, afinal, o corpo de Adão e Eva veio zero km da fábrica. Então imagino que eles eram atléticos e lindos. E existem casais assim hoje, que se cuidam, que amam academia.
Mas mesmo com toda essa riqueza e perfeição, se não seguirem os princípios bíblicos da palavra de Deus, podem perder tudo. Porém, a maior lição do casamento de Adão e Eva, é que eles eram os únicos na face da Terra.
Então por isso, foram forçados a superar suas diferenças e continuarem juntos. E acredito que essa lição é a mais importante. Você e seu cônjuge precisam adotar essa filosofia de vida e declarar um ao outro: “Não existe outra pessoa para mim na face da terra, por isso, seja lá qual for o nosso problema, acharemos uma solução.”
Pois o problema deles começou de verdade, no dia em que Eva conheceu a serpente. O fato de ouvir a serpente e obedecer, decidir, conforme orientação da serpente foi a fonte de todos os problemas.
Somente 2 pessoas podem dar palpites no seu casamento. Uma delas é o cônjuge. A outra é Deus.
E o mais incrível, é que a serpente não deu palpites no casamento. E é aí que esta o grande segredo. Tem muita gente casada, que pensa que existe vida particular fora do casamento. E não existe.
Qualquer pessoa que der palpite na sua vida, por mais particular que possa parecer, é na verdade um palpite no seu casamento. Pois são dois em uma só carne.
Adão e Eva não conheciam a vida fora do jardim. E isso é de aviso para nós. Você não vai querer abrir a porta do divórcio, pois a vida do outro lado é extremamente pior, tanto, que muitos divorciados passam anos lamentando o que tinham, que infelizmente não pode mais voltar a ser.
Preserve seu casamento. Ame. Perdoe e recomece. Essa é a coisa certa a fazer em 99,99% dos casos.
Deus abençoe vocês.