Como Satanás Engana os Crentes que São Usados por Deus? É o que vamos ver na mensagem de hoje, seguindo o assunto dessa 4° semana da campanha batalha espiritual, que é conhecer as principais estratégias do inimigo.
Quer participar da campanha? Veja aqui todas as informações a respeito. E acompanhe pelo Telegram clicando aqui. Assista pelo Youtube, veja a playlist aqui. Mas principalmente, acompanhe os estudos em texto pelo grupo fechado no WhtatsApp clicando aqui. Onde também postamos tudo sobre a campanha.
- Semana 4/7 – Mensagem 1/5 – O quê o Diabo Quer de Nós?
- Semana 4/7 – Mensagem 2/5 – Como Satanás Engana os Crentes que São Usados por Deus
Como Satanás Engana os Crentes que São Usados por Deus
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. (Mateus 16:23)
Até onde vai a influência do inimigo? Até onde ele pode conduzir as palavras de um homem de Deus como foi Pedro? E se isso aconteceu com Pedro, que é melhor cristão e seguidor do mestre do que a maioria de nós hoje então, como se prevenir para isto não acontecer comigo e com você?
Pedro é, talvez, o discípulo mais usado por Deus enquanto Jesus esteve aqui na terra. Pedro fez coisas que nenhum outro discípulo fez.
Por exemplo, foi ele quem teve o privilégio de andar sobre as águas ao lado de Cristo (Mt 14:29). Foi Pedro que deu voz aos 11 discípulos quando declarou não ter para onde ir, a não ser ficar com Cristo (Jo 6:68). E foi Pedro quem declarou ser Jesus o messias, recebendo assim a chave do reino dos céus (Mt 16:16-19).
Mas esse mesmo homem de Deus, que fez declarações tão lindas, foi também influenciado por satanás, para dizer coisas que não convêm ao próprio Senhor Jesus. (Mt 16:23).
Percebemos aí, uma estratégia perigosa do inimigo. Ele teve a capacidade de influenciar Pedro, ao ponto de conduzi-lo a dizer o que não convêm. E quanto aos crentes, homens e mulheres, líderes, pastores, ministros e pregadores? Como saber que o que eles falam, vem de Deus e não de influência maligna?
Quando Pedro chamou Jesus de canto, e começou a falar, não demorou a ser repreendido pelo Mestre. Jesus tendo discernimento espiritual percebeu que essas palavras não vinham de Pedro, mas sim de satanás.
E é muito importante entender isso, Pedro não estava possuído por nenhum demônio. Porém, satanás conseguiu embaralhar os pensamentos de Pedro, confundindo-o ao ponto dele discordar do que Jesus dizia.
E como Pedro acabara de ser usado para revelar que Jesus é o messias, e não somente isto, mas Pedro também tinha recebido a chave do reino dos céus, o que parece ter sido promovido espiritualmente (Mt 16:16-19), talvez ele se achou importante, ao ponto de querer dar conselhos a Jesus.
O erro de Pedro foi não se curvar diante da palavra de Deus, Jesus estava pregando a palavra, dizendo que era necessário o Cristo ir até Jerusalém e ser morto, para se cumprir as escrituras (Mt 16:21). Isto é uma pregação do evangelho; este evangelho de boas novas é tão importante que até Jesus o pregava antes mesmo da cruz.
Então Pedro, discordou daquela pregação! Sentiu-se na liberdade de discordar do pregador, porque ele tinha sido “promovido”, quem sabe se sentia um tipo de “autoridade espiritual”, e por isso achou que poderia discordar, talvez até pensou que tudo que subisse ao seu coração era de Deus, porque afinal, ele tinha a chave do reino dos céus.
É assim que satanás engana! Quando você é exaltado por Deus com uma posição, ou é agraciado com algum dom espiritual, a estratégia do inimigo é encher seu coração de orgulho, para que você pense ser melhor do que os outros, e acabe se colocando acima de todos, e até da própria palavra do Senhor Jesus.
Conhece alguém assim? Enquanto membro é humilde, virou diácono ficou soberbo? Enquanto presbítero é humilde, virou pastor, ficou soberbo? E tem casos piores do que estes, os que se encheram de orgulho só porque falam em línguas ou tem algum dom espiritual.
Foi assim que satanás conseguiu enganar Pedro. Ele pensou que só porque era usado por Deus, poderia se colocar acima da palavra do Senhor, questionando a pregação de Jesus.
Como saber que os líderes de hoje não estão influenciados por satanás igual Pedro estava? Simples, verifique se eles se curvam diante da bíblia e pregam a palavra, ou se eles a ignoram e fazem o que o público quer.