A paz do Senhor Jesus meus caros leitores.
Hoje vamos falar de um assunto que é muito conveniente para pregadores, pastores e líderes em geral. Coisa que eu resolvi chamar de estudo bíblico; já adianto que comentários ofensivos ou qualquer coisa parecida não serão aprovados.
Digo isto porque quando se fala de ofertas, não só os ímpios, mas também muitos cristãos ignoram, ficam com raiva ou vem dar a opinião deles dizendo um monte de baboseiras sem sentido, quando na verdade, nós cristãos não podemos acrescentar nossas opiniões a fé cristã e sim seguir o que a bíblia recomenda. Lembrando que você pode conferir mais estudos bíblicos como esse na seção: Estudos Bíblicos. Bora começar?
Estudo Bíblico: Como Ministrar Oferta na Igreja com Base Bíblica.
Basicamente o que pretendo fazer é citar algumas passagens bíblicas diferentes e em cada uma delas, mostrar como você pode extrair uma pequena mensagem que serve como ministração de oferta, para conscientizar os irmãos da importância dos dízimos e ofertas.
Esse estudo vai cair como uma luva pra você, caso esteja cansado de ouvir o seu pastor ou os dirigentes da sua igreja, sempre na hora de ministrar a oferta, citarem as mesmas passagens bíblicas que todos citam e falam, que são elas: 1 Cor 9:6 em diante. “…Quem semeia pouco, pouco também ceifará…” Aquela de encher os celeiros com fartura e etc.. em Pv 3:9. E também a mais famosa de todas que já decoramos de tanto ouvir essa passagem na hora de ministrar a oferta que é: Malaquias 3:10.
Agora, vamos conhecer várias outras passagens bíblicas das quais podemos adaptar e extrair delas uma mensagem que se encaixe direitinho com a hora da ministração dos dízimos e das ofertas.
O Perfume Derramado
Texto: Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.
João 12:1-6
Quando aquela mulher derramou o perfume sobre Jesus e o cheiro encheu toda a casa, Judas foi o único que se preocupou com o valor do perfume. Ele citou que poderia ser vendido e dado o dinheiro aos pobres. Em outras palavras, Judas se revelou ter mais cuidado com dinheiro, valor monetário, coisas que custam caro, do que em agradar ao Senhor Jesus.
O escritor deixa claro que Judas não estava preocupado com os pobres mas sim, com o seu próprio bolso, pois ele era o tesoureiro e todo dinheiro que os discípulos recebiam de ofertas ao Senhor Jesus, era Judas quem cuidava e como ele tirava dinheiro da bolsa, é importante somente pra ele (Judas) que essa bolsa continue recebendo mais dinheiro para que ele possa tirar para si depois.
Aquela mulher mostrou que pra agradar Jesus, ela estava disposta a gastar altos valores monetários, sem se preocupar com isso, ela não pensou duas vezes antes de derramar o perfume que era muito caro. Mas Judas se revela como alguém que sempre pensa em economizar quando se fala de investir dinheiro para agradar ao Senhor Jesus.
Você também sempre pensa em economizar quando se fala de investir dinheiro na obra de Deus? Na hora da oferta você faz as contas pra decidir quanto vai ofertar? Mas nunca faz contas pra decidir quanto vai gastar com prazeres no mundo, certo? Mas devemos observar o cuidado daquela mulher que se importa com valores, desde que o Mestre seja honrado.
O Peixe que Paga os Impostos.
Texto: E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas?
Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios?
Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos.
Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.
Mateus 17:24-27
Repare que Pedro e Jesus como filhos do rei estão isentos de pagar impostos. Mas para não escandalizar, o Senhor Jesus pagou o imposto. Ele deu a ordem a Pedro para pescar e o primeiro peixe lhe daria o suficiente para pagar os impostos de ambos.
Jesus representa toda a igreja, pois Ele é o cabeça da igreja! Jesus não é a igreja em si, mas a Pedra onde a igreja foi fundada, ou seja, a base de tudo! E nessa passagem, pagar o imposto de Jesus é pagar os gastos com manutenção que a igreja tem.
Pedro representa o pastor, aquele que foi escolhido por Jesus para apascentar o rebanho, para cuidar das ovelhas da casa do Senhor. Pagar o imposto de Pedro é pagar pelo sustento do pastor que cuida da igreja.
O peixe que Pedro pescou, representa as almas perdidas que são salvas pelo anzol da palavra de Deus que é pregada através do pastor, o homem que Jesus escolheu e ordenou que fosse pescar. E é justamente o peixe que dá a quantia exata para pagar o imposto de Jesus e de Pedro também.
É o peixe que paga os impostos de Jesus e de Pedro. Ou seja, as almas que foram salvas que tem o privilégio de sustentar a igreja com sua manutenção e também ao Pastor da igreja para que ele continue pescando, cuidando e administrando o rebanho do Senhor.
O Trabalho Inútil e o Trabalho Útil
Texto: Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
João 6:24-27
Jesus sempre teve o dom de ensinar muito falando pouco. Em poucas palavras Ele nos ensinou que existe o trabalho inútil e o trabalho útil. O trabalho inútil é quando você trabalha e corre atrás da comida que perece. Se essa comida vai perecer cedo ou tarde, logo o fruto do seu trabalho não existe mais e todo esforço gasto foi em vão, porque se perdeu.
Mas existe o trabalho útil, aquele quando você trabalha pela comida que permanece para a vida eterna. Esse trabalho gera um fruto eterno, um resultado que ninguém poderá apagar ou desfazer. Esse trabalho útil pela comida que permanece ficará para sempre registrado na eternidade porque o resultado dele não perece, mas permanece para sempre.
Todos os dias trabalhos por coisas perecíveis, nos esforçamos e nos dedicamos para obter resultados passageiros. Mas Jesus vem nos ensinar, através dessa palavra, que mais importante é trabalhar pela comida que permanece! E quando ele diz comida, esta falando que existem dois tipos de pão.
O primeiro pão foi o que ele multiplicou e toda a multidão estava correndo atrás dele por causa desse pão. Mas existe um segundo pão que poucos correm atrás, que é o pão da palavra de Deus. E para que a palavra de Deus continue sendo pregada, precisamos manter as portas de nossas igrejas abertas. Devemos trabalhar para que mais e mais igrejas sejam abertas e assim, o pão que permanece ficará sempre disponível a quem precisar.
Quem deseja trabalhar pelo pão que permanece? Quem deseja fazer o trabalho que é realmente útil? Então você deve entender que seu trabalho consiste em manter a casa do Senhor aberta e além disso, contribuir para que o seu ministério cresça e esse pão de vida eterna alcance cada vez mais almas.
Concluindo…
Você pode estudar as escrituras e tirar muito mais exemplos de contribuição para a obra de Deus em diversas outras passagens, basta deixar o Espírito Santo agir em sua vida. O que acontece hoje é que muitos já não se preocupam com isso e já tem a bíblia marcada nas passagens rotineiras para citar durante a ministração das ofertas.
Mas nós que somos jovens pregadores, vamos mudar esse quadro e fazer a igreja de Cristo ter muito mais qualidade no púlpito quebrando toda rotina em nome de Jesus.
Se você conhece outra passagem bíblica que possa ser utilizada no momento de ministrar a oferta na igreja, escreva abaixo nos comentários, pois eu quero aprender com você também, vamos aprender juntos cada dia mais sobre a palavra de Deus.
Gostou desse Estudo? Gostaria de baixar para imprimir? Click no Botão abaixo.
Quem leu esse artigo também leu:
59 respostas para “Estudo Bíblico: Dicas de Como Ministrar Oferta na Igreja com Base Bíblica”
-
A paz irmão gostei muito de aprender essas novas passagem sobre contribuição, realmente o que por ai
são os versículos que o irmão citou acima .eu tenho um também que está em Gênesis 28. 20-21.
-
A paz de Cristo! Em Salmos 116:17, encontramos:”Oferecer-Te-ei sacrifícios de louvor e invocarei o nome do Senhor”! Refletindo e aplicando em nossa vida, vemos que no momento do culto, quando somos confrontados a louvarmos ao Senhor com tudo o que somos e possuímos, a Palavra nos orienta de forma viva ao sacrifício de louvor! Não devemos colocar como o mundo diz, dar dinheiro para a igreja, é mais sobrenatural, vai além, é no sacrifício de louvor que entrego o meu melhor, entrego à Deus! Tudo o que tenho e o que sou, pois reconheço que ofereço o meu sacrifício de louvor! Antigamente, havia o sacrifício que cobria o pecado, mas quando Joao viu a Cristo, ele afirmou:”Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo”! Como está o seu coração diante desta realidade, cujo o senhor se deu por nos? Abraços fortes e as minhas sinceras saudações em Cristo!
-
amém irmão Fabio.
Obrigado por sua contribuição aqui compartilhando do que Deus te deu.Deus lhe abençoe.
-
deuteronômio 28 Aquele que obedece os mandamentos do senhor bendito sera …
-
Boa sugestão irmã Marizelia.
Deus abençoe
-
eu gotaria muito de recebe este estuddo do perfume como faço seria posivel
-
-
-
Bem a Paz do Senhor a todos,muito bom esse estudo,gória a Deus,eu creio na BIBLIA,tenho que contribuir sim com dizimos e ofertas,afinal de contas Sacrificio de louvou DEUS rcebe,Gloria a deus,mas conta de água,luz,telefone e mantimentos para os profetas eu tenho certeza e convicção que se eu cantar no banco eles não vão receber em troca das contas que a Igreja tem e que estão ali com Pastores e obreiros trabalhando na obra,orando pelas nossas vida!! Não preciso nem mencionar versiculos da biblia sobre isso !!
-
-
Sou pastor em Manaus e gostei muito do estudo. Fui muito edificado e até vou usar hoje na ministração em nossa igreja.. Deus continue te abençoando muiot Manasses. Glory God!!
-
amém pastor.
Fico muito feliz em ajudar.
-
-
genesis26-12
-
Me Edifiquei muito Pastor Deus te abencoe ricamente.
Em Eclesiastes 2:26 Me ensina a ser sabio e a confiar pois que andar na vontade de Deus gera benças -
[…] pessoas morrem pelo nome de Jesus, enquanto outras, não tem coragem nem mesmo de deixar uma oferta na salva para a manutenção da casa do […]
-
Bom dia amados irmãos em cristo
gostei muito da pregação ministrada / estudo já irei usar no proximo domingo quando eu for ministrar sobre a oferta sobre PERFUME DERRAMADO ,PASSAGEM LINDA E FORTE.
ESTAVA EM DUVIDA
COMO EU IRIA MINISTRAR MAIS ESTE ESTUDO ME AJUDOU MUITO
OBRIGADO PASTOR-
amém querido, estamos aqui pra isso.
Deus te abençoe.
-
-
É verdade Deus ainda tem muito pra nos ensinar!
Obrigado vaso de Deus! -
sou presbítero da casa de Deus sempre estamos ministrando sobre dízimos e ofertas, temos que pedir sem
constrangimento nenhum baseado na bíblia. e esse estudo veio nos abrilhantar o nosso conhecimento e não ficar na mesmice sabendo que temos outras mensagem de ofertas na igreja. amém -
Estava pesquisando uma palavra de oferta pra domingo e encontrei essas ministracoes, é muito bom conhecer mais de Deus obrigado pastor que o Senhor continue lhe usandob pra abençoar mais vidas!!!
-
A paz pastor.
Podemos usar o texto que se encontra em João 6-5:12
Multiplicação dos pães e peixes..
1 – Jesus queria provar o coração dos discípulos
2 – mostra-nos que muitas vezes achamos que o recurso que temos é pouco, esse menino poderia ter saído e dividido com os seus familiares, mas vejo ele ansioso em entregar o que tinha aos pés de Jesus, todos estavam famintos, o texto mostra que somente o menino tinha o recurso, ele não teve medo de entregar a Jesus, um pequeno menino teve mais fé que os discípulos de Jesus.
3 – o recurso pode até parecer pouco, mas ao entregar ao Senhor Jesus ele se multiplicará e não alimentará somente você, a benção vira sobre você e aqueles que te rodeiam, familia, amigos etc.
Espero ter ajudado os irmãos.
-
Shalom amada,muito mim ajudou,Deus te abençoe muito .
-
Excelente!
-
no vers.13, vemos a proporção da multiplicação, quando entregamos de coração, ele multiplica de uma forma generosa, recalcada, sacudida, transbordante, o menino entregou 05 pães e recolheram 12 cestos cheios… DEUS é incrivelmente lindo!!!
-
-
A paz do senhor querido pastor.
Muito boas ministracoes!
Que o Espírito Santo continue te revelando palavras P ajudar a outros.-
Muito interessante essas dicas tem me ajudado muito amo ensinar a igreja sobre ofertas e este método é mais confortável e esclarecedor.muito obrigado pregador Manasses. Deus continue te abençoando sempre!
-
-
Paz do senhor amados deixo minha dica para ministração de ofertas e Dizimos.
DT. 8-3-10 e benção
ATT. PR. Edson Nunes
-
paz do senhor irmaos .Aqui e o PR. Everson de ariquemes RO. estudo muito bom, e a assim que o reino do senhor jesus cristo crece com um estudo abençoado, que o nosso Deus esteja abençoando a todos
-
paz do senhor irmaos .Aqui e o PR. Everson de ariquemes RO. estudo muito bom, e a assim que o reino do senhor jesus cristo crece
-
Nossa,DEUS abençoe sua vida, Muito edificante! !acompanho sempre os estudos,parabéns!
-
estudo maravilhoso simples direto e gostoso de se ouvir ! obrigado pela atencao mano
-
Fiquei, muito feliz pois vou ministra sobre oferta hoje, e estava justamente procurando uma palavra nova, sabia que acharia pois bem sei que as Palavras da Bíblia(Senhor) são vivas e se renovam. Que Deus continue te abençoando, mais e mais. Vou usar a do Perfume Derramado Maravilhosa.
-
sou membro da minha Igreja( IEVC), somente mas tenho essa função de ministrar sobre o dizimo e ofertas, gostei muito das suas mensagem , que Deus continue te abençoando.
-
amem meu amado eu creio que o irmao foi inspirado por Deus quando ministrou essa palavra de oferta pois foi de grande ajuda para mim adorei o estudo e vou por em pratica tudo que aprendi aqui que as bençaos do senhor estejam sobre sua vida amem.
-
malaquias 3:1-10 que o Senhor continue te abencoando.
-
Sim, eu já até ministrei em minha celula com estas palavras, são importante principalmente para os lideres, são novas maneiras de falarmos sobre Dízimos e Ofertas.
-
A paz do Senhor!!!
Em Lucas 21:1-4 e em Marcos 12:41-44 falam sobre a oferta da viúva pobre, uma palavra muito boa para ser entregue no momento da oferta… -
gostei muito vai mim ajuda na minha ministração na rede de mulheres obrigado e DEUS vem te ussa cada dia mais.
-
muito legal e interessantes essas passagens.
-
Boa tarde a Paz do Senhor. O crescimento espiritual é tremendo,gostei muito ou melhor Amei,muito.Obrigado. TAMUJUNTO.É que Deus sempre ilumine os seus caminhos.
-
A Paz!! gostei muito dos estudos que Deus venha te usar ainda mais. Vou ministrar dizimo e oferta na minha igreja amanhã, ja tenho algo diferente pra igreja…Glória a Deus!!!
-
Que o nosso Deus continue lhe inspirando.
Parabéns pela ministração!
Estarei utilizando.Paz querido!
-
Parabéns, irmão Manasses!
Não gosto de estar no púlpito, mas fui desafiada pelo meu Pastor a dá uma palavra de oferta.
E, assim como o sr, pensei em falar algo que não fosse oq estivessemos acostumados a ouvir.
Aqui encontrei oq procurava. Fui edificada e minha igreja também. Toda honra, glória, louvor e exaltação seja dada ao Senhor Jesus. Desejo que o Sr. continue sendo um vaso, um instrumento do Senhor.Fique na Paz!
-
Meu irmão a paz do senhor gostaria de saber se eu peco se não dou o dízimo isso é uma obrigação para os cristãos por favor estou confusa pois meu pastor diz que é pecado. Mas já ouvi pregações diserem que não é obrigação. Muito obrigado.
-
A paz irmã
Esse estudo explica perfeitamente bem a questão do dizimo: http://igrejabiblicacrista.org/as-controversias-cristas-sobre-o-dizimo.html
Mande seu pastor estudar mais.
Abraços, que Deus te abençoe.
-
-
Bom dia queridos, palavra edificante vou usá las nas ministrações sobre dízimos e ofertas em minha igreja, peço a Deus que continue nos dando sabedoria para melhor extrair o textos bíblicos e use homens sábios para compartilhar conosco esses de edificação da igreja com msg atual e prazerosa, a paz.
-
Edificante suas palavras. Deixo minha contribuição na palavra de oferta em Genesis 25 inclusive preguei na base do mutirão – Manaus
-
Parabéns trata com clareza
-
paz do senhor gostaria muito em aprender ministrar a palavra de oferta e pregar a palavra estou separado a diacono e sempre sou chamado para ministrar a palavra de oferta pois ainda nào peguei o jeito certo assim eu acho gostaria de ajuda obrigado
-
Paz!
Já ministrei em Salmos 24.1 onde fala que “Tudo é do Senhor”, sendo assim, todas as riquezas são Dele tb. E precisamos ser gratos pelos 90% que fica conosco para administrarmos da melhor forma possível. -
Palavra abençoada!!! Perfume Derramado
Deus abençoe cada vez mais !!!!
Obrigado Pastor Manassés -
O maior exemplo e a maior oferta está em João 3,16.
Partindo do princípio em que melhor é o dar do que receber, Jesus doou-se a nós e pelo mundo.
Que o sacrifício da cruz nos sirva e nos ensine a entender como ofertar com amor e por amor.
Que o Senhor abençoe a todos e obrigada por acrescentar em nossas vidas pregador Manassés.
Grande abraço -
[…] demonstrando ter um relacionamento saudável com Deus e um coração bondoso, por isso, sua oferta foi aceita pelo […]
-
Gracas e paz !
Concordo pastor! podemos sim extrair palavras de ofertas e dízimos de Gênesis a Apocalipse!
Hoje a igreja muitas vezes está tão acostumada com aqueles versículos corriqueiros que o pastor citou , e nao se permite ouvir a voz do espírito através de outras passagens da bíblia.
Que Deus abençoe , fui edificada com este estudo.
Abraço pastor! -
muito top! Top das galaxias !
-
muito bom
-
Meu nome e lusinete sou diaconiza na minha igreja meu pastor e Danilo Rebelo eu sempre ministro o momento ofertorio gostei muito desse blog e já vou aplicar neste domingo do perfume serrado amo essa passagem
-
Sou Paulo, gostei muito dos textos comentado pelo PR Manassés,e os comentários dos irmãos, gostaria de contribuir citando os textos de LV 24.vs 1,2,3 comparar com EX 27.vs 20,21 onde o Senhor Deus pede para o povo trazer o azeite para o candelabro para que as lâmpadas ficasse acesa continuamente.
-
A paz do Senhor amados
A viúva de Sarepta muito boa para a reflexão da igreja, mensagem para o ofertório.
Podemos abençoar a obra mesmo estando no pouco, como estava aquela viúva. Mas que deu ouvido ao profeta. Coisa boa é dar ouvido a homem de Deus. -
gostei do tema a cima sou obreiro e vou ministrar hoje vou ministraar 12
-
Apaz; eu tenho um texto muito bom para o momento do ofertorio ( Lucas 21 a oferta da viúva pobre) tema: o importante não é a minha “oferta” e sim a forma com que eu oferto!
O texto é categórico em dizer: que Jesus perto do gasofilacio observava a FORMA ! Com que os ricos depositavam suas ofertas!
Então! de que forma você tem ofertado?? Reclamando, com tristeza ou porque tem que ofertar! Paulo diz em coríntios que a melhor forma de se ofertar é a aquela que se da com alegria pois essa é a forma que agrada a Deus. -
A Paz Pastor,
Gostei de seus ensinamentos, pois compartilho da mesma união em que a casa de DEUS necessita manter suas portas abertas para que o evangelho de JESUS possa continuar libertando almas das garras de Satanás.
O que eu as vezes questiono é que muitos pregadores querem impor aos seus fiéis o judaismo/mosaismo (Leis de ordenanças escritas por Moisés) como se a cruxificação de JESUS fosse algo sem nenhuma importância, como apóstolo Paulo questiona Pedro em Gálatas 2:14.
Parabéns!!!!
Deixe um comentário