Ícone do site Pregador Manasses

O Sangue que Clama Por Ti

O Sangue que Clama Por Ti

O Sangue que Clama Por Ti

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. (Gênesis 4:10).

Será que o seu sangue irá clamar caso seja derramado? E qual a importância disso? E ainda, o que o clamor do sangue de Abel tem a ver com nossas vidas hoje…? Vejamos:

Abel foi o primeiro homem justo a ter o seu sangue derramado injustamente. Isso o torna tipo de Cristo, que também sendo justo, porém, justo por excelência teve o seu sangue completamente derramado, sendo Ele inocente, não tendo cometido nenhum pecado.

Abel amava a seu irmão, de tal maneira que tentou justificar a oferta dele. Caim trouxe primeiramente uma oferta ao Senhor, porém Abel percebeu que a oferta não seria aceita, então levou também uma oferta ao Senhor.

Quem rejeitou a oferta foi o Senhor, porém Caim ficou com raiva de Abel e não do Senhor. Por que? Porque Abel ofertou a fim de agradar ao Senhor buscando manter a família em comunhão com Deus, já que percebeu que a oferta de Caim não iria agradar a Deus.

E é por isso que o seu irmão Caim ficou com raiva dele, porque sentiu-se inferior, além da inveja. Caim não tinha o bom comportamento que é necessário para fazer valer a oferta, porém Abel tinha esse comportamento, tanto que é chamado de Justo por Jesus e pelos apóstolos. (Mt 23:35. Hb 11:4).

E não somente isto, o próprio Deus cobra de Caim o bom comportamento dizendo: Se fizeres bem, não é certo que serás aceito? (Gn 4:7).
Em outras palavras:

Quando Deus diz para Caim: Que fizeste? É porque o clamor do sangue de Abel chegou até o Senhor.  Por ele ser justo, seu sangue clama a Deus!
A pergunta é: Qual é o clamor do sangue de Abel? Ele clama por vingança e justiça? Ou clama pelo seu irmão que o matou? Sendo Abel justo, certamente seu sangue não clama por vingança, nem mesmo por justiça.

Pois esta é a reação de um homem justo, veja um diácono justo: E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.(Atos 7:59,60)
E outra vez, um apóstolo justo:

Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado. (2 Timóteo 4:16). E outro homem justo, um patriarca intercedendo disse: Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura s e acharem ali dez? E disse: Não a
destruirei por amor dos dez. (Gênesis 18:32)

E o justo dos justos disse também: E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (Lucas 23:34) Portanto, sendo Abel um homem justo como o próprio Cristo disse que era, jamais ele pediria vingança ou justiça.

Mas sim, o perdão do seu irmão. Tanto que Caim desejou que alguém vingasse a morte do seu irmão matando -o, ele disse: “….e será que todo aquele que me achar, me matará.” (Gênesis 4:14b).

Mas Deus, como que ouvindo o clamor do sangue de Abel protege a Caim, colocando nele uma marca de amor (Gn 4:15), para que todos saibam que este homem, ainda que vil, é amado por Deus e ninguém pode lhe tirar a vida, somente o Senhor.

E este clamor do sangue de Abel que mesmo na morte ajudou a Caim, é aperfeiçoado no sangue de Cristo, por isso diz: E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. (Hebreus 12:24)

O sangue de Abel, clamou dizendo: Perdoa meu irmão! Mas o de Cristo clama dizendo: Perdoa este povo, Salva este povo, Cura este povo, Liberta este povo, Restaura este povo e dá -lhes a vida eterna, porque eu os comprei com meu sangue.

O que isto tem a ver com você hoje? É que o sangue de Jesus ainda clama por ti!
Aceite a Cristo, Volte a Cristo, e serás de Cristo para todo sempre!