Por que a Depressão Ataca Jovem e Criança?
Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; fiquei aflito e triste. (Salmos 116:3).
O salmista fala de uma fase difícil que passou. Ele descreve como laços de morte e angústia do inferno que lhe deixaram em aflição e tristeza. Isso são sintomas de depressão.
Porém o salmista sabe, que para todos os problemas que lhe sobrevier na vida, ele pode sempre buscar a solução em Deus. O salmista não conhece psicólogos nem psiquiatras, não sabe o que é um posto de saúde, nem um hospital, muito menos um consultório de terapia.
Não faz ideia dos avanços que a tecnologia irá fazer na área da saúde, ele só tem um recurso, uma saída, uma solução, só uma alternativa, só uma opção. DEUS, DEUS, DEUS, DEUS.
De onde você espera que venha o teu socorro? Talvez, por termos muitas opções de ajuda hoje, nós não oramos muito, não buscamos muito a Deus. Mas o salmista é alguém que não tem opções, só lhe resta orar e nada mais.
Em tempos de depressão ele ora por necessidade. Mas em tempos de vitória ele ora por alegria, escreve o salmo e o guarda para testemunho e louvor.
A depressão é tão comum hoje, que até mesmo jovens e crianças ficam depressivas.
E por que até as crianças que não tem preocupações na vida ficam depressivas? Ou os jovens, que são tão fortes, como ficam depressivos? Tem vários motivos. Mas a raiz do problema segundo o Dr. Augusto Cury, é o excesso de informações que causam exaustão na mente levando o ser a falência emocional.
Um dos exemplos que ele gosta de citar, é que uma criança hoje de apenas 7 anos, já recebe mais informações do que um imperador romano no auge do poder. Isso porque a internet joga toneladas de informações no cérebro das crianças através de vídeos por um aparelho celular que os pais entregam a elas desde pequenas, para fazerem ficarem quietas. E não sabem os problemas emocionais que isso pode causar em uma criança.
Crianças recebem celular para ver vídeos desde os 3 anos de idade. Até os 10 anos elas podem estar com início de depressão. Isto porque o excesso de informação não é culpa da internet. Excesso de informação é culpa de quem quer se livrar da criança. A falta de amor, a falta de tempo para elas, a falta de cuidado e carinho fazem com que um celular “resolva o problema.”
Alguém que não tem mais paciência para falar com a criança, brincar um pouco com ela, ou ensiná-la coisas da vida, simplesmente lhe dá um celular e assim a criança não tem intimidade com a própria família, não tem convivência social, esta sendo ensinada a viver sozinha com um celular na mão.
Dar a uma criança qualquer coisa fora do tempo, fora da idade certa, pode levar a depressão. Dar muita tecnologia a elas de maneira que não brincam, ou muitas responsabilidades, muito trabalho, fazer muitas cobranças, e puni-las por seus erros, como se elas não tivessem direito de errar para depois aprender.
Tudo isso é dar a criança coisas fora do tempo. E os sinais de depressão podem começar a aparecer ao longo dos anos.
Sintomas de depressão infantil:
- Tiques;
- Anorexia; (perda de apetite)
- Medos;
- Problemas de memória;
- Baixa concentração;
- Enurese; (fazer xixi involuntariamente, acordada ou dormindo)
- Encoprese; (fazer cocô nas calças involuntariamente)
- Ansiedade;
- Hipocondria; (pensar que esta doente)
- Aumento da sensibilidade;
- Sentimento de rejeição e fobia escolar;
- Comportamentos de extrema obediência ou submissão,
- Distrabilidade, descuido pessoal e corporal;
- Comportamento autopunitivo e sentimento de culpa;
- Olhar muito tempo para o chão ou permanecer com postura arqueada;
- Cansaço;
- Hipoatividade, fala monótona ou devagar, com ausência de expressão e respostas monossilábicas;
- Fadiga, atividade extrema ou apatia;
- Sentimentos de falta de valor ou inutilidade;
- Mudança de peso e apetite;
- Choros, problemas com o sono, queixas físicas e pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.
Ter um ou outro desses sintomas não indica depressão, mas deve dar atenção a isso. Se há uma criança na sua família com alguns desses sintomas, saiba que tudo que ela precisa é de atenção, amor e elogios ao invés de críticas.
Outros fatores que podem causar depressão nas crianças, é ouvir muita negatividade, pais que fazem bullying com seus próprios filhos, xingando, amaldiçoando, dizendo coisas como: Você não sabe fazer nada… É o mesmo que dizer: você é inútil, você é um peso morto.
Pais que brigam na frente dos filhos. Pais que assistem filmes com cenas fortes de violência ou sexo na frente dos filhos. E a própria ausência dos pais, a separação deles, ou a morte de um deles pode levar a criança a depressão. Pais incoerentes, dizem uma coisa hoje, e outra ao contrário amanhã.
Colocam regras que depois eles quebram dizendo: Só o pai pode fazer isso, só a mamãe pode fazer isso. Esquecendo que a criança aprende pelo exemplo. Chegam do culto e falam mal do pastor, da igreja, dos irmãos e tudo na frente das crianças ou perto delas.
Acham que crianças não escutam conversa de adulto. Depois perguntam porque seu filho quando cresceu saiu da igreja.
E no caso dos jovens? Como ficam depressivos?
O excesso de informações é problema para as crianças, mas não é problema para jovens. Eles sabem ignorar o que não importa e ficar com o que interessa. Já sabem descartar informações inúteis e ficar com o que é útil.
A depressão em jovens, se não for um quadro que começou quando criança, geralmente acontece por famílias destruídas. Jovens são cheios de sonhos. Eles tem sempre a missão de superar seus pais. Mas quando a família é destruída, ele perde a base, perde a referência, perde a motivação da vida, porque não faz mais sentido tentar superar o que não existe mais.
- Para quê tanto estudo? Se já não há ninguém para orgulhar.
- Para quê tanto trabalho? Se já não tem ninguém para impressionar.
- Para quê casamento se o final é divórcio igual seus pais?
Assim muitos jovens se entregam aos vícios, ou se entregam a ociosidade, não querem trabalho nem estudo. Os jovens precisam de uma base forte, uma referência respeitável. Jovens precisam de heróis para admirar, líderes para seguir, modelos para imitar.
Se você não pode ser o líder, o herói, o modelo, o exemplo que seu filho precisa para seguir, então indique um herói para ele. Certamente o Senhor Jesus é perfeito. Mas não precisa ser o único modelo.
Por exemplo, quando o assunto é liderança, gosto muito de me inspirar em Davi. Quando é ensino, me inspiro em Paulo. Podemos ter heróis, líderes e modelos em cada situação, em cada área da vida.
Qual profissão o jovem quer seguir? Busque pessoas de sucesso nessa área e indique a ele, como modelo para se inspirar.
É simples.
Não sabe o que quer fazer da vida? A internet esta cheia de testes vocacionais para o jovem descobrir sua vocação.
Sintomas de depressão em jovens e adolescentes:
- Falta de entusiasmo, energia ou motivação;
- Afastamento ou isolamento de atividades sociais;
- Confusão ou dificuldade em tomar decisões;
- Baixo rendimento escolar;
- Problemas alimentares;
- Insônia e distúrbios de sono;
- Baixa autoestima ou sensação de culpa;
- Abuso de álcool e/ou drogas;
- Ansiedade ou medos;
- Inquietação ou irritabilidade;
- Higiene precária;
- Conduta desafiadora.
Se você é pai ou mãe, deve estar chocado com essas informações. E muito preocupado caso seu filho tenha algum dos sintomas. O que fazer? Como disse o salmista:
Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; fiquei aflito e triste. Então invoquei o nome do Senhor: “Ó Senhor, livra a minha alma.” (Sl 116:3,4).
Invocar o nome do Senhor é o primeiro passo. Porém, melhor ainda, é ensinar seus filhos a buscarem a Deus. Mostre a eles como o salmista sempre podia contar com Deus para tudo. E eles também podem. Profetize na vida dos seus filhos.
Coloque a mão na cabeça deles e abençoe, declare bênçãos sem medida! Você tem essa autoridade pelo simples fato de ser pai ou mãe. Ame, aconselhe, abrace, dê atenção e carinho. Faça-os sentir o seu amor, deixe-os saber que podem contar com você para tudo. Não critique, entenda e aponte soluções.
Que os nossos filhos dominem essa terra, prosperem em todas as áreas, que sejam os heróis de amanhã, e que na nossa descendência só tenha gente de bem, gente de valor.
Em nome de Jesus!
Eu profetizo que entre os seus descendentes não haverá depressivos, nem oprimidos, nem ímpios, nem bandidos, por causa do cuidado que você esta tendo agora com seus filhos e eles terão com seus netos, em nome de Jesus amém.
E você, seus filhos, netos e toda sua casa terão imensa gratidão ao Senhor nosso Deus e poderão dizer como o salmista:
Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? (Sl 116:12).
Amém.
Deixe um comentário