Ícone do site Pregador Manasses

Qual a idade certa para começar a namorar?

idade para namorar

Qual a idade certa para começar a namorar?

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: (Eclesiastes 3:1).

Quando o assunto é namoro, essa pergunta é sempre mencionada: Qual a idade certa para namorar? E creio que sim, existe uma idade certa, ou no mínimo podemos definir como diz a bíblia que para tudo há um tempo.

Durante os 10 anos em que liderei jovens, recebia essa pergunta constantemente. Pois liderar jovens é praticamente falar de namoro.

E sim, falamos muito de namoro com jovens, para guia-los, orientá-los, preveni-los. Pois um jovem que esta na igreja, tem tudo para dar certo na vida. Ele não tem problemas com drogas, nem com bebidas. Ele é forte e saudável cheio de ânimo e energia e tem a habilidade de aprender rápido. E a cada culto é alimentado pela palavra do Senhor e isso o impulsiona para vencer.

Porém, a única coisa que pode estragar, atrapalhar, derrotar e destruir os jovens na igreja, é justamente a falta de orientação para a vida sentimental. Pois o Espírito Santo não remove as paixões da carne, e nem diminui o efeito dos hormônios.

Eu vi os jovens mais tímidos e quietos, os mais “feios” (de aparência esquisita), os mais cheios de espinhas e aparentemente ingênuos, aqueles que parecem não saber nada de nada, como se vivessem 24h no mundo da lua… Sim, eu vi até esses jovens namorando escondido, fornicando e engravidando.

Então você precisa ter olhos abertos e cuidar muito bem dos jovens. Jamais os subestime dizendo: “Ah, nossos jovens são todos ingênuos, eles jamais farão esse tipo de coisa”. Ou dizendo aquilo que muitos pais dizem: “Ah, meu filho é sossegado, ele nem tem amizades direito, é quieto demais, não fala com ninguém, então vai demorar bastante até começar a namorar”… Isso é ilusão dos líderes e dos pais.

Todo líder de jovens deve ter essa preocupação de falar e orientar sobre namoro. Não importa se os jovens têm apenas 13 anos de idade.

Os hormônios e as paixões da carne não respeitam idade, ingenuidade, pureza, experiência, aparência, nível social e nem conhecimento bíblico. Pois até os jovens mais inteligentes na bíblia e cheios de unção, caem em fornicação.

E quando um jovem cai, a decepção para ele é como se tivesse morrido. De repente seus olhos se abrem e ele percebe que não é forte, não é incrível, não é bom como pensava ser. E que na verdade, ele não é especial, pelo contrário, ele agora é só mais um qualquer que também caiu e decepcionou a todos. Um perdedor.

E por ser a primeira vez que o jovem enfrenta o fracasso na vida ele pode ficar depressivo. E se for abandonado e esquecido pela igreja por causa do seu pecado, isso só piora a situação. E se os outros se afastarem dele, como se ele tivesse lepra, então seus pensamentos depressivos são alimentados mais ainda. E o inimigo certamente vai se aproveitar desse estado de fraqueza emocional do jovem.

Quando o jovem cai, os pensamentos que sobem ao seu coração são mais ou menos assim: “Se caiu uma vez, vai cair sempre”. “Agora Deus não vai mais te aceitar”. “Se falhou nisso, vai falhar em tudo na vida”. “Agora, nunca mais será feliz”.

Então, dentro desse quadro geral é importantíssimo definir uma idade para que o jovem fique tranquilo em relação a namoro enquanto não atingir essa idade. Uma idade para que, quando ele a alcançar, terá o mínimo de maturidade para conduzir seu namoro debaixo da graça de Deus.

Já vi líderes dizendo que não tem idade certa para namorar. E é esse tipo de orientação descabida que só atrapalha o trabalho daqueles que lidam diretamente com jovens. Pois os jovens de 12 anos de idade, na sua total falta de juízo diziam para mim: “Esta vendo, o pastor fulano disse que não tem idade certa, então eu posso começar a namorar agora”.

Porque com 12 anos (o que para mim são crianças), eles já paqueram, já se olham, já admiram o sexo oposto, já começam a fazer todo tipo de pergunta caso tenham liberdade e se sintam a vontade para isso. E a sociedade em que vivemos não ajuda em nada, e principalmente a mídia como um todo, filmes, desenhos e novelas, só reforçam o início precoce na vida sentimental.

Então, qual a idade certa para namorar?

Vamos refletir. Visto que o namoro cristão é para o casamento, e que hoje em dia, nenhum pai quer casar seu filho ou filha na adolescência, então, podemos definir essa idade para depois da adolescência.

Mas não somente isso, visto que o casamento por si só gera gastos reais financeiros, e exige uma manutenção. Então um dos noivos precisa estar trabalhando, mas não em qualquer lugar. Precisa ser um trabalho digno que possa assistir financeiramente o casal. Portanto podemos definir essa idade para depois que o jovem se formar.

E não somente isso, visto que o casamento não é para ser cuidado, e sim para ambos cuidarem juntos da relação, da casa, do trabalho, constituindo uma família. E isso exige independência. Ou seja, agora que esta casado, não pode, ou não deveria ficar voltando na casa dos pais para pegar a marmita, ou incomodando a mãe para que venha cozinhar e limpar sua casa.

Quer dizer que, tanto o noivo quanto a noiva, precisam ser independentes na vida. Saber se virar sozinhos como esta escrito: “deixa pai e mãe e se une á sua mulher”. (Mc 10:7. Ef 5:31). E isso significa que, além da idade, é preciso maturidade.

Então precisamos alcançar alguns requisitos básicos. Garantir o sustento, isto é um trabalho digno que exige uma formação. E a independência, isto é, maturidade. E dentro dessa reflexão, fica claro uma coisa que é: todo jovem precisa de um tutor.

Um tutor é quem vai guia-lo e orientá-lo na vida com o objetivo de que ele não fuja dos estudos, não perca a chance de entrar na faculdade e se formar, e amadureça para não ser uma eterna criança, que não sabe arrumar a cama, que não sabe fritar um ovo, que não sabe lavar a própria roupa e etc.

E nesse desafio, infelizmente, muitos pais estão falhando sendo péssimos tutores mimando “marmanjos e marmanjas”. Esta cada vez mais comum dar celular para crianças e principalmente para adolescentes, e isso os mantem quietos e calmos, alienados na frente da tela. Mas os faz dormir na corrida da vida, tal qual a lebre que foi vencida pela tartaruga.

Mas os jovens continuam precisando de tutores. Vocês pais sejam os tutores dos seus filhos. Mas se você é filho e essa mensagem chegou até você, então exija que seus pais sejam seus tutores e faça todas as perguntas possíveis a fim de extrair deles a sabedoria e a experiência de vida.

Mas o tutor não precisa ser apenas um. E não precisam ser apenas os pais. Você pode ter muitos tutores. Mas para os jovens, o mais importante é que sejam guiados para 3 coisas.

Para amadurecer alcançando independência, para garantir o futuro alcançando a formação e um bom emprego, e para constituir família começando certo no namoro. O tutor é a melhor pessoa para dizer quando é que o jovem estará pronto para começar a namorar.

E se você é tutor, diga isso sem medo. Eu dizia para meus jovens: A idade certa é depois de estar quase se formando e já fazendo estágio na sua área de atuação. E para meus filhos, como tutor deles, eu digo: A idade para vocês é depois dos 17 anos. E isso somente se, estiverem no caminho da faculdade e com independência. Caso cheguem aos 17 ainda imaturos, então essa idade irá aumentar.

Oremos pelos nossos jovens para que sejam vitoriosos em tudo, principalmente no namoro que é o ensaio do casamento, para que tenham um casamento feliz e exemplar que servirá de farol nessa sociedade embriagada por ideologias malignas.

Amém.

*Pregador Manasses*

https://clubedepregadores.com.br/



Quem leu esse artigo também leu: