E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, (Romanos 5:3)
Tribulação é uma coisa Boa? Como Assim?
É bem provável que você já tenha ouvido alguém dizer: “Não peça paciência para Deus, porque senão, Deus irá te mandar tribulação, porque é a tribulação que produz paciência.” E ainda dizem: “Tá na bíblia!”
Você pode e deve pedir paciência para Deus a vontade, sem medo de ser feliz. Pois todo cristão precisa ser calmo, tranquilo, sereno, tendo domínio próprio, sabendo controlar suas emoções. Veja: Tg 1:20. Ef 4:26. Tt 1:7. Mt 5:9. E o texto mais claro a esse respeito é:
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tiago 1:19).
Conclusão, todo homem seja paciente no falar, no ouvir e demorado em se irar.
A tribulação que Paulo fala nesse texto se refere ás dificuldades físicas e emocionais, como sofrimento, dores e doenças, e também sentimentos negativos e a angústia.
A pergunta é: Como isso tudo pode ser tão bom, tão legal, tão “gostoso” ao ponto de nos deixar alegres, felizes, por causa dessas coisas?
A resposta é simples: Ficamos alegres porque isto produz paciência! E a paciência é valiosa para nós, pois é através dela que crescemos, chegando mais próximos da semelhança do caráter de Cristo.
A paciência é o que te faz preferir a paz e não a guerra, ela é tão valiosa, que Jesus disse: Felizes são os pacificadores, porque serão chamados, filhos de Deus! (Mt 5:9).
- Precisamos de paciência para esperar com fé em Deus. (Rm 8:25. Sl 40:1)
- E é esperando com paciência que vamos alcançar a promessa de Deus. (Hb 6:15)
- A paciência da igreja de Éfeso foi elogiada por Jesus Cristo. (Ap 2:3)
- Paulo abençoa a igreja dizendo: O Senhor vos encaminhe… na paciência de Cristo. (1Ts 3:5)
- O apóstolo Tiago diz que devemos tomar por exemplo a paciência dos profetas. (Tg 5:10)
Então sim, quando você começar a perceber o quão importante a paciência é:
para perseverar em Deus, para ganhar e cuidar de almas, para tratar bem a todos, para não cometer erros por precipitação, para controlar os próprios impulsos e sentimentos, para orientar e guiar os jovens, para esperar e alcançar a promessa do Senhor.
Então sim, você irá também se alegrar, por saber que a tribulação esta lhe deixando cheio de uma paciência que vem de Deus!
E como sabemos que ela vem de Deus?
Porque Paulo diz que é produzida pela tribulação, o que significa que você ligado tão fortemente ao Senhor pelo seu amor!
Pois se não estivesse, a tribulação não iria produzir paciência, mas sim desistência, você iria desistir de ser crente por causa das tribulações.
Em outras palavras, se a tribulação esta produzindo paciência, é porque você esta firme e forte com Deus. Por isso Paulo pergunta:
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:35,38,39)
Agora eu pergunto a ti: Esta passando alguma tribulação? Glorifique a Deus!
Mas não glorifique como os interesseiros que pensam que glorificar é uma fórmula mágica para receber bênçãos. Apenas glorifique pelo que Deus é, pois ele te atraiu com seu imenso amor. (Jr 31:3)