Bastidores da pregação: Como se desenvolve a mensagem

Anteriormente, publicamos aqui algumas dicas para pregar a palavra de Deus com eficiência! É um assunto que se faz necessário já que os nossos visitantes, são na sua maioria jovens que estão no início do ministério.
Mas falta algo muito importante, o qual eu devia ter publicado antes das dicas! Que é, o desenrolar da mensagem pregada.

Como Desenvolver a Mensagem – O Conceito

O que você vai ler agora, faz a diferença entre o teólogo e o pregador. Agora você vai saber porque algumas pregações de assuntos difíceis ás vezes, causam menor efeito do que pregações de assunto simples.

É claro que não estou considerando a unção de Deus na vida do pregador. Porque nada faz mais diferença do que a presença de Deus na vida de um arauto. O que vou lhe ensinar faz a diferença, também, entre uma pregação e uma aula da EBD.

Sem falar da unção e sim da apresentação da mensagem ou do sermão em si! A mensagem deve se desenvolver como um carro de corrida, ou um dos louvores da Cassiane. O que isso tem em comum? Os dois começam devagar e vão acelerando, começam lentamente e vão ficando cada vez mais rápidos.

Você já reparou os pregadores (digo os bons pregadores) não gritam o tempo todo! E hora falam baixo, hora falam alto, hora falam devagar e hora falam depressa. Geralmente quando aceleram a velocidade da fala, ao mesmo tempo eles aumentam gradativamente o tom de voz!

E isso acontece sempre nos melhores momentos da mensagem ou no melhor argumento daquele tópico. Você já viu, por exemplo, um pregador dos Gideões Missionários iniciar um sermão aos berros? Difícil.

Pense no pior sermão que você já ouviu. Agora me deixa adivinhar, foi um sermão ruim porque o pregador falava sempre no mesmo tom de voz e sempre na mesma velocidade? 70% dos casos é por isso.

Tem pregador que sai falando sem parar e tão rápido, que parece até que ele não respira e muitas palavras saem pela metade, isso é um pregador ou um locutor de futebol? Agora tem pregador que fala tão devagar o tempo todo que vem a dar sono, falar devagar o tempo todo torna a mensagem tão sonolenta que não se compara nem com uma aula da Escola Dominical.

Como Desenvolver sua Mensagem na dosagem Certa

Então eis o segredo, comece a mensagem devagar e acelere aos poucos nos pontos importantes e fortes. Coloque os tópicos em ordem de importância para que sua mensagem seja crescente.

Se você começar falando de algo motivador e importante e em seguida falar sobre algo menos importante, sua mensagem perde a força.

É por isso que os tópicos ou assuntos divididos no corpo da mensagem devem ser organizados conforme a importância. Toda mensagem tem um ponto forte que vai ser “pregado” no pensamento de cada ouvinte, algo que eles vão sempre lembrar.

E isso pode ser o tema ou título, como pode ser uma revelação nova que ninguém ainda pregou. Agora, todo tópico da mensagem deve ter também um ponto forte! E é nesse ponto forte que você vai falar com tom de voz mais alto e rápido.

ALTO porque é importânte, e rápido pois causa empolgação.

Essa imagem representa bem o que quero lhe mostrar:

Preste atenção, o gráfico todo em si representa a mensagem que você esta pregando, a linha azul é a sua voz, quando a linha azul sobe quer dizer que você acelerou a fala, e quando desce um pouco é porque você diminuiu a velocidade da voz e esta falando com mais calma.

As torres são os tópicos da mensagem. Repare que as torres estão na ordem crescente. Ou seja, sua mensagem vai ficando cada vez melhor a cada tópico.

Nunca siga uma ordem decrescente, caso contrário, a mensagem enfraquece e o interesse dos ouvintes acaba.

Veja também que o ponto mais alto e rápido da fala (linha azul) é sempre no final de cada tópico! Ou seja, quando termina um tópico e se inicia o outro, a fala diminui velocidade e abaixa-se o tom de voz.

Toda mensagem começa na introdução onde você vai explicar a história do texto bíblico. E nesse momento falar devagar e baixo com os irmãos. Mas quando você parte pra aplicação do texto e começa a revelar o que aquela história tem pra nos ensinar, logo você deve ir aumentando o tom de voz e a velocidade gradativamente.

Se você não entendeu ou ainda tem dúvidas, deixe um comentário que logo responderei.

Do pregador Manassés á todos meus irmãos iniciantes! Porque todos tivemos um começo.

Como Pregar a Palavra de Deus? Assine e Baixe o Guia em PDF

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

19 Comentários

  1. Graça e Paz irmão Manasses

    Valeu pela dica !!!

    Deus abençoe grandemente a sua vida, família e ministério em 2012.

    Grande abraço, em Cristo.

    View Comment
    • edson

      essas dicas são interessantes para o nosso crescimento, mas tenho muita dificuldade em assimilar os textos biblicos, mas vou vencer com fé no Senhor Jesus, obrigado pregador Manasses.

      View Comment
  2. Anonymous

    otima esplicação Pr.são tantos os Pr. que so sabem gritar e não deixa a palavra de Deus aparecer, ele quer ser o sentro de atenção isso e mal aus olhos de Deus.

    View Comment
  3. a PAZ DO SENHOR Pregador Manassés.. eu tenho uma avontade terrivel de dominar a arte de pregar e sou um inciante ainda estou planejando comprar livros pra me apronfudar e quero dominar a arte de pregar qual concelho vc me daria ….???????????/

    View Comment
  4. A paz do senhor a todos.
    fico feliz ao ver que o post está compriensível, e a mensagem que desejei passar está sendo transmitida.

    Deus abencoe sua vida irmão Valdir, Deus abencoe o irmão anônimo também.

    Ao meu amado que esta iniciando, digo que aprenda com os melhores. Não imite ninguém, mas ao assistir uma mensagem ou ouvi-lá; Preste atenção em como a mensagem se desenrola e tente imaginar como foi ou como é o esboço daquela mensagem. Analise ao máximo, tire conclusões, faça anotações e comente com outros irmãos que também amam o ministério da palavra.
    Acredite, livro nenhum vai te trazer o mesmo resultado que esse método que estou te passando para aprender a pregar.

    Talvez alguém diga que eu devia lhe mandar ler a bíblia, mas isso eu sei que você já faz! Quando tiver um tempo vou escrever sobre como a mensagem sai dos versículos sagrados.

    E se prepare, pois vou lançar um e-book!

    Descobrindo o chamado de Deus. em breve…

    Um abraço e a paz á todos em nome de Jesus.

    View Comment
  5. Anonymous

    paz do senhor
    meu nome é jean
    é verdade a mensagem tem que deixar os ouvintes com a maxima de atenção pois agido segundo essas dicas o ouvinte vai querer mais e nunca tira o foco da mensagem,
    eu prego todas semanas nos cultos fora da igreja e uma vez por mês nos cultos de mocidade em caraúbas RN, ESSAS dicas se encaixam muito bem na mminha vida, obrigado pastor que DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEU MINISTÉRIO E VOCÊ E FAMILIA, MIM ADICIONA SO FACEBOOK, JEAN ALVES.

    View Comment
  6. A paz do Senhor Jean Alves
    fico feliz em conhecer mais um ministro do evangelho.

    Olha amado, não consigo te add no face porque existem outros com o mesmo nome seu!

    No topo da página do meu site tem o link para o face,, me add você lá, abençoado!

    Deus continue te usando sempre!

    View Comment
  7. Alexandra Claudino.

    Olá,a paz do Senhor!Foi bastante proveitoso pra mim obter estas dicas,que Deus continue te abençoando!!!

    View Comment
  8. Pingback: Dicas para Pregar a Palavra de Deus com Eficiência | Pregador ManassésPregador Manassés |

  9. Pingback: O que é Dom da Palavra? | Pregador ManassésPregador Manassés |

  10. Claudinei

    Ok !!!!! Reconheço que tenho falhado segunda a ótima dica que recebi Manassés. Tenho acelerado desde o inicio e as vezes chego no final do tópico sem extrair o melhor que nele há. Tenho confirmado um compromisso de pregar no dia 2 de outubro e quero desta vez usar toda dica possível do irmão, incluindo a forma de pregar expositiva com elevações da voz dos pontos aplicativos do texto. Conto com a vossa oração e desde já agradeço e tenho por fé que postarei o comentário do nosso sucesso em transmitir o evangelio da salvação. ATÉ e abraços!!!!!

    View Comment
    • Fico feliz em ver o seu crescimento Claudinei.
      Que Deus continue te usando cada vez mais e melhor!
      Nós temos que nos aperfeiçoar pra fazer o melhor ao nosso Deus.

      View Comment
  11. natanael alves dos santos

    paz irmão, eu gostei muito, mais eu aprendo melhor com vídeos como aqueles q vc postou no youtube como fazer uma pregação em 6 passos ótimo vídeo aprendi muito Deus abençoe seu ministério e sua família.

    View Comment
  12. Rafael Silva

    A paz do senhor meu querido irmão Manassés. Sinto que Deus tem um chamado muito especial em minha vida.foi convidado para ser obreiro da igreja, mas tenho um grande sonho de ser um pregador da palavra, devo pedir chance para pregar ou devo esperar o convite ? Fica na paz um abraço !

    View Comment
  13. valdeci

    A Paz do Senhor irmão Manassés. Meu nome é Valdeci. Pela graça e micericordia de Deus sou presbítero da casa do Senhor. Quero lhe dizer que esses estudos e ensinos tem sido muito proveitoso uma vez que temos sido chamado para o ministério da palavra. Concordo com tudo que o irmão tem falado e ensinado. Se a palavra de Deus é a verdade. Então precisamos manejar bem a palavra da verdade como o irmão Timóteo nos orienta em 2tm2:15. Além de orar,consagrar nossas vidas precisamos estudar a palavra de Deus. Por isso louvo à Deus pela sua vida pelo fato do irmão está dando um pouco de si para ajudar outros irmão à desempenhar o papel ao qual foram chamados que é o ministério da palavra. Que Deus em Cristo contínuo abençoando sua vida e seu ministério. A paz.

    View Comment
  14. Débora

    Graça e paz do Senhor nosso Deus.
    Irmão Manasses , eu prefiro ouvir a mensagem em um tom só , em um tom suave com amor assim como o Mestre falava, sinto muito mais arder a palavra no meu coração e na igreja do que quando fala acelerado e alto, as pessoas dão Glória a Deus não pela palavra vão dar Glória a Deus pela empolgação do pregador, o Espírito Santo é doce amável e suave, devemos diminuir e deixar que Ele conduza a ministração somos apenas instrumento nas mãos Dele homens de pouca fé.
    Vc é um abençoado do Senhor , tem unção do Senhor nas suas palavras .
    Deus te abençoe amado do Senhor.

    View Comment
    • Amém Irmã Débora.
      Mas faço uma observação para refletir…
      Como sabe que Jesus falava em um único tom, calmo e suave?
      Ele falava pra multidões e não existia microfone naquela época, será que ele não precisava falar alto?

      Em uma igreja, ambiente fechado onde o som fica preso entre as 4 paredes, com um espaço de 5x10m. Já não dá pra falar sem microfone, porque muitos não ouvirão, imagine em espaço aberto e com uma multidão querendo te ouvir.

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *